FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW Inspirações: o que há por trás das ideias de Jean Michel Bertin
    FFW Inspirações: o que há por trás das ideias de Jean Michel Bertin
    POR Redação

    jean mi retratoO criativo Jean Michel Bertin durante montagem de instalação para o projeto Evolução Francesa, da Lacoste, em SP ©Reprodução

    O diretor de arte e set designer francês Jean Michel Bertin é tão perfeccionista quanto é criativo. Ao mesmo tempo, é aberto às possibilidades diferentes que cada material ou trabalho apresentam. Os cenários que monta não são nada fáceis e as campanhas que cria conseguem passar a magia do luxo, mas sempre com uma pegada diferente, trazendo uma certa esquisitice à perfeição do produto, sem jamais diminuir sua beleza.

    Ele atua em diversas frentes criativas. Fotografa, cria e monta cenários, vitrines e conceitua campanhas do início ao fim, mas sua expertise está em criar cenografias inusitadas e com execução que não tem nada de fácil!

    Jean Mi, como é chamado, veio ao Brasil duas vezes, uma para o Pense Moda e outra para montar uma instalação para a Lacoste, parte do projeto Evolução Francesa, que a marca fez no país. Ele já assinou campanhas para Hermès, Cartier, Tsumori Chisato, entre outras, e contou para gente para onde tem olhado ultimamente.

    Jean Michel, o que te inspira?

    “Como um set decorator, tem muita gente me inspirando no momento. Desde artistas clássicos e contemporâneos a imagens de moda e de cultura underground e de rua.

    Mas o que mais me dá energia para criar são os materiais. Materiais que geralmente você acha nas ruas, em armazéns ou em locais abandonados.

    jean mi Wood_recycle©Jean Michel Bertin

    Materiais puros, crus, como a madeira e a argila, são tão cheios de poesia. Às vezes eles já se parecem com uma escultura, mesmo que ninguém tenha feito propositalmente.  É como se eles olhassem para mim e dissessem: ´ei, pense em tudo o que você pode fazer comigo!´.

    colado vale

    Por exemplo, eu vejo uma sacola plástica voando no ar e eu sei que posso transformá-la em algo grande e poético usando somente algumas fitas, galhos e ventiladores. O mesmo acontece quando me deparo com muita argila ou pedaços de madeira.

    sacola©Jean Michel Bertin

    Eu tenho muitas ideias e elas ficam na minha mente, aguardando o momento certo para que se tornem realidade. Tenho uma relação forte com os diretores de filme da Surface to Air e com o fotógrafo Gregoire Alexandre e eles me dão oportunidades de realizar diversos projetos.  E o encontro desses artistas, do que eu tenho em mente e dos materiais é sempre emocionante, como uma alquimia. No final do dia, ficamos sempre surpresos com o resultado”.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar