FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    John Galliano divulga pedido de desculpas; leia o comunicado completo
    John Galliano divulga pedido de desculpas; leia o comunicado completo
    POR Redação

    *Update 02.03.11

    Em um comunicado divulgado pela firma de advocacia Harbottle & Lewis, que cuida do caso John Galliano, o estilista de 50 anos pede desculpas pelo seu comportamento enquanto dá a sua versão dos fatos ocorridos na sexta-feira (25.02), quando foi acusado de verbalmente agredir um casal com manifestações antissemitas. A declaração abaixo quebra o silêncio de Galliano sobre o caso que, em menos de uma semana, resultou na sua demissão da maison Dior, onde ele atuava desde 1996. Veja o comunicado completo:

    “Desde os eventos da noite da última quinta-feira eu não pude fazer nenhuma declaração pública sobre o que aconteceu, sob conselho do meu advogado francês. Porém, dado o contínuo atraso do Escritório da Procuradoria Francesa, eu devo deixar clara a minha posição.

    Eu nego completamente as alegações feitas contra mim e tenho totalmente cooperado com a investigação policial.

    Um número de testemunhas independentes prestou depoimento e falou à polícia que eu fui submetido a assédio verbal e a uma agressão gratuita quando um indivíduo tentou me atingir com uma cadeira em uma reação violenta ao meu visual e às minhas roupas. Por essas razões eu dei entrada em um processo por difamação e pelas ameaças feitas contra mim.

    Entretanto, eu totalmente aceito que as acusações feitas contra mim chocaram e entristeceram muito as pessoas.

    Eu devo tomar responsabilidade pelas circunstâncias em que me encontrei e por ter-me permitido ser visto me comportando da pior maneira possível.

    Eu só posso culpar a mim mesmo e sei que devo encarar minhas próprias falhas e trabalhar muito para ganhar a compreensão e a compaixão das pessoas. Para iniciar esse processo eu estou procurando ajuda e tudo o que eu posso esperar neste período é sanar as falhas pessoais que levaram a essas circunstâncias e tentar merecer o perdão das pessoas.

    A minha vida inteira eu lutei contra o preconceito, a intolerância e a discriminação, tendo eu mesmo sido submetido a isso. Em todo o meu trabalho a minha inspiração foi de unir as pessoas de todas as raças, crenças, religiões e sexualidades, celebrando suas diversidades culturais e étnicas por meio da moda. Isso se mantém como a minha luz-guia.

    O antissemitismo e o racismo não têm lugar na nossa sociedade. Eu francamente peço desculpas pelo meu comportamento ofensivo”.

    Leia mais sobre o caso:

    O fim de uma era? John Galliano é demitido da Dior

    01.03.11

    john-galliano-acusado-de-antissemitismo-demitido-da-dior

    John Galliano chega à delegacia para prestar depoimento na segunda-feira ©Reprodução

    Agora é oficial: afastado do seu cargo como diretor criativo da Dior desde que começou a ser investigado por antissemitismo, John Galliano vai ser mesmo demitido – a maison anunciou que já iniciou o processo de desligamento. Esta é a história de maior repercussão na indústria fashion desde a morte de Alexander McQueen no ano passado, também às vésperas do desfile,  e deve mexer com muitos valores da moda, especialmente com as marcas envolvidas Dior e John Galliano.

    Em comunicado oficial, a declaração da Christian Dior é de que “por causa do caráter particularmente abominável do comportamento de John Galliano em um vídeo divulgado ontem, a Maison Christian Dior decidiu demití-lo imediatamente e iniciou um processo de despedimento.”

    galliano dentroGalliano é cercado por fotógrafos ao chegar para prestar depoimentos ©Reprodução

    Na Dior desde 1996, John Galliano tem uma grife homônima que também é controlada pelo LVMH — ainda não se sabe se o grupo de Bernard Arnault tomará providências em relação a essa marca. Enquanto isso, já começaram os rumores sobre quem poderia substituir o estilista na Dior; a “T magazine” do “The New York Times” cita Riccardo Tisci da Givenchy e Alber Elbaz da Lanvin como duas possibilidades.

    Não foi divulgada nenhuma alteração a respeito dos desfiles da Dior (04.03) e da marca de John Galliano (06.03).

    LEIA MAIS SOBRE O CASO JOHN GALLIANO AQUI

    Repercussão

    O “WWD” reporta que Sidney Toledano, presidente e CEO da Dior, afirmou na terça-feira (01.03): “Eu condeno com muita firmeza as declarações feitas por John Galliano que vão em total contradição com os valores essenciais que sempre foram defendidos pela House of Christian Dior”.

    Em conversa com o FFW, a modelo Talytha Pugliesi, cujo primeiro desfile no exterior foi para a Christian Dior, afirmou na terça-feira (01.03): “Fiquei triste por ele, achei desnecessária a atitude dele, mas dá para ver claramente que ele estava completamente fora de si.  Ele é um doce. Sempre foi incrível comigo”. Sobre a recém-anunciada demissão, ela opina: “Acho que não era pra tanto. Eu acho que a Dior só estava esperando um deslize dele para tirá-lo da direção… o que é triste! Ele é extremamente talentoso”.

    Em seu blog hospedado no site da “Vogue” italiana a editora Franca Sozzani afirmou na terça-feira (01.03):  “Ao mesmo tempo em que condeno as palavras de John, eu tenho medo pela rapidez com que essas pessoas jovens tentaram ganhar notoriedade ou dinheiro destruindo a imagem de um gênio nesse processo”; leia o post inteiro aqui.

    A atriz Natalie Portman, rosto do perfume Dior Chérie, afirmou na tarde de segunda-feira (28.02): “Estou profundamente chocada e enojada pelo vídeo com os comentários de John Galliano. Por conta disso, e como uma pessoa que tem orgulho de ser judia, eu não serei mais associada com Sr. Galliano de forma alguma. Espero que, pelo menos, esses terríveis comentários nos façam refletir e agir contra esses preconceitos, que ainda existem e são o oposto de tudo o que é belo”.

    Questionado pelo “The Telegraph” sobre  John Galliano, o estilista Giorgio Armani afirmou, na segunda-feira (28.02), que sente muito pela situação do estilista e disse que “este deve ser um momento muito difícil para ele”. Ele também diz que sente muito por Galliano ter sido filmado sem saber; veja o vídeo aqui.

    Agora é um momento de muitos questionamentos. Como a imprensa, o público e os compradores irão lidar com os desfiles da Dior e, especialmente, da John Galliano? A polêmica irá abafar a moda? Que outro designer poderia ocupar o espaço de Galliano, que já foi considerado um dos estilistas mais brilhantes do mundo e que, ao longo desses anos, fez desfiles inesquecíveis para a Dior? Com a morte de McQueen e a saída de Galliano, será o fim de uma era na moda?

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!