FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “O desafio de ‘Alice’ é conciliar os dois mundos”, diz figurinista
    “O desafio de ‘Alice’ é conciliar os dois mundos”, diz figurinista
    POR Redação

    Alice cresceu. Aos 19 anos de idade, a personagem originalmente concebida por Lewis Carroll em 1865 agora tem compromissos com a família (que está afundada em dívidas) e prestes a se casar com um homem rico, porém entendiante.

    Assim Tim Burton engatilha sua viagem pelo “País das Maravilhas” no filme que estreia nesta sexta-feira (23/04) no Brasil. Na versão do diretor americano, Alice (interpretada por Mia Wasikowska) foge ao ser pedida em casamento e se depara com o Coelho Branco, que a conduz mais uma vez ao Mundo Subterrâneo, terra que visitara quando era criança.

    No mundo paralelo, Alice se depara com um elenco estrelado: Johnny Depp como Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter no papel da Rainha Vermelha e Anne Hathaway como a Rainha Branca, além de outros nomes de peso – Stephen Fry (Gato Risonho), Crispin Glover (Valete de Copas), Michael Sheen (Coelho Branco) e Christopher Lee (Jabberwocky).

    Colleen Atwood, a figurinista responsável pelo guarda-roupa do filme, declara: “Quando trabalho com Tim Burton, tenho espaço para ser uma artista”. O portal FFW fez um raio-X das roupas usadas pelos principais personagens no filme. Confira:

    Alice (Mia Wasikowska)

    alice-vestido-classico-2Ainda no mundo real, Alice usa uma versão de seu clássico vestido azul. Colleen Atwood experimentou outras cores, mas achou que o azul parecia a coisa certa a ser usada, além de combinar com Mia.

    second-sabu-1---aw_tsr1_v47_07_g_vid_000_87375.jpg_rgbAo cair no buraco que a levará ao Mundo Subterrâneo e beber a poção Pishsolver, que a encolhe, Alice parece uma criança que veste as roupas da mãe e fica apenas de anágua, a amarrando como um vestido. Quando come o bolo (Upelkuchen) que a faz ficar com 6 metros de altura, o vestido-anágua encolhe ao ponto de sensualizar a personagem.

    alice-vestido-sem-mangasO próximo figurino de Alice é feito sob medida pelo Chapeleiro Maluco, que transforma sua anágua num micro vestido de 15 cm – o mais interessante: a roupa é confeccionada dentro de um bule de chá.

    vestido-vermelho-aliceJá no castelo da Rainha Vermelha, Alice fica com 2,40 m de altura e usa um vestido igualmente extravagante, feito das cortinas do castelo, super bufante, que a faz parecer ainda maior.

    alice-armaduraNos momentos finais do filme, Alice veste uma armadura lendária, presente da Rainha Branca.

    Alice_page_9_scale2_As variações de tamanho de Alice foram o maior desafio para Atwood, e Burton queria tudo o mais real possível. “Nós tivemos que pensar como tudo isso funcionaria junto”, explicou ela, “então usamos diferentes escalas e tecidos para que desse certo quando Alice encolhesse e crescesse. Se ela está pequena, as listras têm que ser maiores. Se ela está grande, têm que ser menores.”

    Confira os detalhes do figurino dos demais personagens (Chapeleiro Maluco, Rainha Vermelha, Rainha Branca) na galeria:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!