FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Novo livro de fotografia retrata contrastes do estilo de vida infantil
    Novo livro de fotografia retrata contrastes do estilo de vida infantil
    POR

    wherechildrensleep04-550x344A carioca Thais, fotografada para o livro “Where Children Sleep”. Ela tem 11 anos e mora com os pais em um apartamento na Cidade de Deus. Ela divide o quarto com sua irmã e é fã do cantor Felipe Dylon. Quando crescer quer ser modelo.

    Um livro bastante impactante acaba de ser lançado. “Where Children Sleep”, do fotógrafo James Mollison, é uma série de fotos de crianças e seus quartos. Elas vêm de diversas partes do mundo, integram culturas e reiligiões diferentes.

    O mais impactante, além das imagens em si, é ler a breve história sobre cada uma delas que acompanha as fotos. A realidade é dura e triste, por razões diferentes, seja a vida em meio a pobreza extrema ou a pressão gigante para vencer centenas de concursos de beleza.

    Por trás dessas histórias, está a realidade de comunidades e cidades, tribos e países. É como se essas imagens espelhassem as dificuldades que alcançam muito além daquelas famílias. Algumas histórias são de chorar e envolvem questões sérias, como o trabalho infantil.

    “Where Children Sleep”, surgiu do papel que o quarto teve na vida do fotógrafo. É um lugar de proteção e acolhimento para horas mais difíceis ou um espaço para boas horas de brincadeira. Infelizmente, em muitas dessas fotos, os quartos, se é que podemos chamar de quarto um colchão no meio do lixo, refletem mais as suas condições do que a sua idade. Como fotografia é um belo estudo de 112 imagens coloridas, que equilibra força e poesia, sem barreiras entre fotógrafo e fotografado.

    Mollison nasceu no Kenya, mas mora na Inglaterra desde pequeno. Ele trabalhou por muito tempo na Fabrica, o laboratório criativo da Benetton, e já teve seu trabalho publicado no “NYT”, “The Guardian” e “Le Monde”. Hoje vive em Veneza com a mulher. O livro pode ser comprado em livarias especializadas em fotografia, no site chrisboot.com ou pelo Amazon.

    Veja abaixo as fotos e as histórias de algumas das crianças.

    wherechildrensleep01-550x344Indira, Nepal: Aos sete anos, vive com seus pais, irmã e irmão em Katmandu. Sua casa tem apenas um quarto, uma cama e um colchão. As crianças dividem o colchão no chão. Indira trabalha desde os três anos para ajudar a família, que é muito pobre. Hoje faz um turno de seis horas por dia e ajuda sua mãe com as coisas da casa. Ela também vai à escola, em uma caminhada de 30 minutos. Adora noodles e quer ser dançarina quando crescer.

    wherechildrensleep06-550x344Tzvika, Israel: Tem nove anos e mora em um apartamento em Beitar Illit, uma comunidade de judeus ortodoxos com mais de 36 mil pessoas. Jornais e televisão são proibidos. Cada família tem cerca de nove filhos, mas Tzvika tem apenas uma irmã e dois irmãos, com quem ele divide o quarto. Ele vai para a escola de carro e gosta de ir à livraria e de jogar games religiosos em seu computador. Quando crescer quer ser rabino.

    wherechildrensleep02-550x344Roathy, Cambodia: Tem oito anos e vive em uma casa no meio de um lixão. Seu colchão é feito de pneus antigos. Às seis da manhã ele e outras centenas de crianças que vivem ali ganham um banho em um centro de caridade antes de irem para o trabalho, procurar latas e garrafas de plástico para uma empresa de reciclagem. Muitas vezes, o café-da-manhã é a única refeição do dia.

    wherechildrensleep03-550x344Nantio, Kenya: Tem 15 anos e faz parte da tribo Rendille. Ela tem dois irmãos e duas irmãs e eles moram em uma tenda com pouco espaço até mesmo para ficar em pé. Faz parte do dia-a-dia de Nantio olhar as cabras da família, cortar lenha e buscar água. Ela foi à escola da vila por muitos anos, mas decidiu parar e agora espera ser escolhida para um casamento. Antes disso, terá que passar pela circuncisão.

    wherechildrensleep08-550x344Joey, EUA: Tem 11 anos e mora em Kentucky com seus pais e sua irmã. Ele sempre acompanha seu pai durante as caças e já é dono de duas armas. Aos sete anos, matou um cervo. Ele adora estar ao ar livre e espera continuar caçando até ficar adulto, apesar de não concordar que um animal seja morto somente por esporte. Sua família sempre cozinha e come a carne do animal que abateram. Ele também vai à escola e gosta de ver televisão com seu lagarto de estimação, Lily.

    wherechildrensleep111-550x344Jasmine, EUA: Conhecida como Jazzy, tem quatro anos e mora em uma casa grande em Kentucky, com seus pais e três irmãos. Seu quarto é cheio de coroas que ela ganhou em concursos de beleza; Jazzy já participou em mais de 100. Quando crescer, que ser uma estrela do rock.

    wherechildrensleep10-550x344Dong, China: Tem nove anos e vive com seus pais, avô e irmã em uma casa de apenas um quarto. A família tem um pedaço de terra em que planta arroz e cana de açúcar. Dong vai para a escola, passa uma hora por dia fazendo a lição de casa e adora escrever e cantar. Apesar do gosto pelas artes, quando crescer, quer ser policial.

    wherechildrensleep12-550x344Kaya, Japão: tem quatro anos e mora com seus pais em um pequeno apartamento em Tóquio. Seu quarto é cheio de prateleiras com roupas e brinquedos. Ela tem 30 vestidos, feitos por sua mãe, 20 pares de sapatos e várias perucas. Kaya quer ser ilustradora.

    wherechildrensleep09-550x344Anônimo: o colchão num campo na periferia de Roma é a “casa” deste menino e de sua família, que veio de ônibus da Romênia. Eles não têm registro de indentidade, o que dificulta na hora de achar um emprego. Os pais do menino limpam janelas de carro no semáforo e nenhum deles frequentou a escola.

    wherechildrensleep051-550x344Douha, Palestina: Aos 10 anos, mora com os pais e mais 11 irmãos em um campo de refugiados na Palestina. Ela divide o quarto com cinco irmãs. Um de seus irmãos matou 23 pessoas em um ataque contra israelenses e se suicidou em seguida. Depois disso, a polícia militar de Israel destruiu a casa da família. Um poster do irmão está pendurado na parede de seu quarto. Douha quer ser pediatra.


    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!