FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Mundo da moda se curva aos novos teens; isso é ruim ou bom?
    Mundo da moda se curva aos novos teens; isso é ruim ou bom?
    POR Augusto Mariotti

    dakota-fanning-red-hoodDakota Fanning ©Reprodução

    Novas polêmicas na moda. Agora, é por conta da participação cada vez maior de adolescentes nas publicidades de moda e por trás de blogs.

    Vamos pegar como exemplo as superjovens atrizes Hailee Steinfeld, 14, e Elle Fanning, 13. Ambas estrelam duas das mais prestigiosas campanhas de moda do mundo: Hailee, que foi indicada ao Oscar por “Bravura Indômita”, está na Miu Miu, e Elle, que apareceu em “Somewhere”, de Sofia Coppola, está no anúncio de Marc by Marc Jacobs e já estrelou um curta-metragem feito pelas irmãs Laura e Kate Mulleavy, da Rodarte.

    HAILEE-STEINFELD-MIU-MIUHailee para Miu Miu ©Reprodução

    Em um post recente em seu blog no “New York Times”, a jornalista Cathy Horyn fala sobre essa juventude extrema com a qual a moda anda flertando e que influencia, por sua vez, no amadurecimento precoce de crianças e adolescentes. As meninas, especialmente, entram para esse círculo vicioso do desejo de consumo cada vez mais rápido. Faz sentido Elle estar na campanha de Marc, pois ela é “o” target. Foi para ela e suas amigas que ele criou a Marc by Marc, não foi? De quem é a culpa?

    elle colagemElle na capa da “Love” e na campanha da Marc by Marc Jacobs ©Reprodução

    Os adolescentes de Hollywood são os novos ídolos de estilo e beleza. Se já era difícil você aspirar ser bonita como uma modelo de 25, o que dirá de uma de 14, com a pele, o rosado e o frescor que a gente só tem nessa idade? Pois essa turma está nas campanhas, nas primeiras filas, em fotos nos blogs de streetstyle e nos tapetes vermelhos.

    milo-trench-coatO novo blogueiro mirim Milo Munshin ©Reprodução

    Lembra de quando Tavi apareceu? Agora temos também Milo Munshin, 11, criador do blog Purple (que não tem nada a ver com a revista), com uma história mais impressionante ainda. Ele começou o blog com 10 anos e agora já é linkado no “Huffington Post”, senta em primeiras filas, é convidado para tudo, é amigo de Zac Posen…  Na foto de abertura de seu blog, Milo aparece com uma roupinha social, em meio a um evento, com caderninho e caneta na mão, assim como fazem os editores de moda. Pena ou orgulho? Mais aterrorizante ainda, conta Horyn, é o blog da pequena Maple, de três anos. Não, por sorte você não vai ler que Maple anda dando dicas de moda por aí. Mas sim sua querida mãe, que a fotografa com looks diferentes e ainda capta detalhes do sapatinho, do babado… Tudo isso vai para o blog Like The Tree. Maple aparece de biquíni, com vários vestidos, correndo, dançando, sentada, colocando o tênis, segurando a bolsa da mãe, entre outras n fotos. Ok, que mãe que nunca tirou foto das gracinhas da filha? Que filha nunca brincou com as bolsas, os sapatos e as maquiagens da mãe? Mas a mãe em questão mandou um email para o “NYT” que dizia: “espero que vocês dêem uma olhada no blog. Qualquer divulgação extra é sempre bom”.

    mapleA pequena Maple, em fotos em seu próprio blog ©Reprodução

    Há pessoas que acreditam que esse mercado só deve crescer daqui para frente. Cathy Horyn conta que a “fashion news director” da “Teen Vogue” disse: “o que Michelle Obama fez pelas primeiras-damas, essas meninas têm o poder de fazer pelas estrelas adolescentes. Elas são a nova força da moda”. Medo ou não? As opiniões certamente se dividem e mais uma vez, é o mercado, e o dinheiro que ele movimenta, que vai decidir.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!