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    WGSN: os blogs de “faça você mesmo” estão virando negócio
    WGSN: os blogs de “faça você mesmo” estão virando negócio
    POR Redação

    Tutorial do blog PS – I made this ©Reprodução

    O portal de pesquisa de tendências WGSN fez um report super interessante a respeito do movimento DIY (sigla de “Do It Yourself”, ou “faça você mesmo”, em português) entre as consumidoras de moda, expondo os principais fatores que contribuem para a sua popularidade e destacando quatro blogueiras que estão transformando essa arte do “feito em casa” em negócio. Confira os principais pontos abaixo:

    A cultura da recessão

    O WSGN aponta a recessão econômica como um dos motivos que levou os jovens consumidores a procurarem meios alternativos de colocar as mãos em itens da moda. Os blogs de DIY surgiram como uma solução criativa por seus tutoriais que ensinam como recriar o estilo de peças da passarela por um preço muito abaixo do mercado – afinal, a maioria dos projetos DIY consegue alcançar um visual profissional com materiais acessíveis e que não custam muito dinheiro.

    Consumo consciente

    O DIY é descrito como um movimento que encoraja as pessoas a pensar e agir de maneira sustentável. Os consumidores estão cada vez mais atentos quanto à integridade social e ambiental dos produtos que eles compram, e a moda está incluída nesse radar. Assim como o “slow food” ou o movimento que encoraja o consumo de produtos locais, os adeptos do DIY acreditam que têm o poder positivo de transformação no ato de simplificação e de fazer eles próprios as suas coisas.

    Gratificação instantânea

    Os projetos DIY, especialmente os mais simples, que podem ser seguidos por qualquer pessoa, representam uma gratificação instantânea muito atraente – “por que esperar seis meses para o lançamento comercial de uma peça da passarela se eu posso produzir o mesmo estilo em algumas horas, ou até em alguns minutos?” é o pensamento dos adeptos do movimento.

    Individualidade e exclusividade

    Em um mundo de consumo de massa, com grandes redes varejistas produzindo milhares de cópias de uma mesma peça, os consumidores enxergam no DIY uma possibilidade de expressão de individualidade por meio da customização. Mesmo que uma adepta do DIY compre um vestido básico de uma grande rede, o risco de ela chegar em uma festa e dar de cara com uma pessoa com a mesma roupa, por exemplo, é praticamente zerado, já que ela pode ganhar um senso de exclusividade mesmo com pequenas alterações feitas em casa.

    As marcas de olho no DIY

    O WGSN aponta que as marcas estão de olho nas blogueiras especializadas em DIY e que cada vez mais estão buscando parcerias com elas como uma forma alternativa ao marketing tradicional. Os tutoriais de customização de seus produtos, segundo o bureau de pesquisa de tendências, são vistos como uma oportunidade que as marcas têm de criar um diálogo eficiente com seus consumidores, e uma maneira certeira de aumentar a popularidade e o consumo de suas mercadorias. Afinal, quando uma blogueira de DIY recebe uma peça para ser customizada com total liberdade criativa, os leitores do blog passam a enxergar o potencial aspiracional desse produto.

    Conselhos para as marcas

    O WGSN perguntou a algumas blogueiras que conselhos elas dariam às marcas que querem entrar na onda do DIY. Carly Cais, do Chic Steals, sugere que elas “permitam a customização de suas peças pelo comprador no ponto de venda (no site oficial, por exemplo), ou até que incluam um pequeno kit de decoração com a camiseta que elas vendem para deixar a coisa divertida e permitir que o comprador tenha uma participação no processo”. Geneva Vanderzeil, do A Pair and a Spare, acredita que “há um enorme mercado para se trabalhar com marcas que vendem itens básicos, que são o fundamento dos projetos DIY. Todo dia meus leitores perguntam onde eu compro itens de roupa para meus projetos DIY, e eu acho que as marcas seriam espertas de explorar esse interesse. Marcas que vendem itens básicos como a American Apparel, Levis e J Crew, e mesmo marcas maiores como a H&M, seriam ótimas para se trabalhar em conjunto. Além disso, também há uma oportunidade para as marcas, revistas e sites adotarem o movimento DIY para promover uma experiência de compra mais positiva e interativa, e para criar mais interesse em geral”.

    Interessou? Então conheça as quatro blogueiras especializadas em DIY destacadas pelo WGSN:

    Erica Domesek, do PS – I made this

    Erica Domesek, do PS – I made this, e um projeto de sapato inspirado em modelo da Charlotte Olympia ©Reprodução

    Descrita como uma “magnata do mundo da moda DIY”, ela vive pelo lema “Vejo. Gosto. Faço”. Desde a criação do seu bem-sucedido blog, a nova-iorquina de 29 anos já lançou um popular livro de DIY e apareceu em programas de grande audiência televisiva. Ela já trabalhou com uma longa lista de marcas, não só de moda, que vão da Kate Spade à Coca Cola.

    Geneva Vanderzeil, do A Pair and a Spair

    Geneva Vanderzeil, do A Pair and a Spair, e um projeto de saia com barra assimétrica ©Reprodução

    A australiana de 25 anos tem uma fiel legião de seguidoras que lhe garante 400 mil page views por mês, além de um registro de crescimento de audiência de 15% a 20% por mês. Sua habilidade com projetos DIY já lhe rendeu parcerias com a J Brand, “Foam Magazine”, e com a Free People.

    Arianna Berk, do Runway DIY

    Arianna Berk, do Runway DIY, e um projeto de brincos inspirados em modelo da Givenchy ©Reprodução

    Uma relativa novata da blogosfera DIY, a nova-iorquina de 24 anos abriu o seu blog em fevereiro de 2011 para focar em projetos faça-você-mesmo que recriam tendências vistas na passarela e em revistas. Com a intenção de transformar a ideia em negócio, ela recentemente lançou kits que permitem que seus leitores recriem em casa seus tutorias mais populares.

    Kristen Turner, do Glitter ‘n’ Glue

    Kristen Turner, do Glitter ‘n’ Glue, e um projeto de bolsa neon para festas ©Divulgação

    A fundadora deste popular blog de DIY tem 28, é natural de Los Angeles, e conta que criou o site por necessidade: “Eu comecei a fazer DIY das últimas tendências porque estava quebrada”. Com muitas amigas perguntando como ela havia criado as coisas que estava usando, ela começou o blog, que já lhe rendeu parcerias com a Target, Converse, Forever 21 e Lucky Brand Jeans, entre outras.

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