FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Verão 2013? Capitais da moda brigam por causa de calendário de desfiles
    Verão 2013? Capitais da moda brigam por causa de calendário de desfiles
    POR Redação

    Cavalli atm F10 007 ©Imaxtree

    A temporada internacional de Verão 2012 não está nem na metade, mas já começou uma confusão por causa das datas da estação que lançará o Verão 2013 (daqui a um ano). As organizações das semanas de moda de Nova York, Londres, Paris e Milão têm um acordo desde 2008 para que as datas não se choquem, mas nem sempre é assim que acontece.

    O arranjo prevê que os desfiles comecem sempre na segunda terça-feira dos meses de fevereiro e setembro, quando acontecem os lançamentos internacionais. Quem abre a temporada é sempre Nova York e a cidade insatisfeita com o acordo é Milão.

    A partir do ano que vem, se este acordo continuar, os desfiles de Milão começarão apenas no final do mês, já beirando outubro, o que poderia resultar em um atraso na produção das roupas e sua chegada às lojas. Mario Boselli, chefe da câmara de moda italiana, também não quer ver o evento “espremido” entre as semanas de Londres e Paris.

    De um lado, Boselli quer furar o acordo, dizendo que a ideia é que ele fosse de curto prazo, válido apenas por três anos; do outro, Steven Kolb, diretor do CFDA (o órgão que cuida da moda americana), afirmou ao site “WWD” que não faz sentido o arranjo ser tão curto. “Eu não estaria fazendo meu trabalho para os estilistas americanos se tivesse negociado a curto prazo”, afirmou.

    Por enquanto, nada foi resolvido. O fato é que a cidade que sai perdendo nessa história é Londres. As principais marcas britânicas, como Stella McCartney e Alexander McQueen, desfilam em Paris, o que tirou o prestígio da capital, que ficou conhecida apenas como celeiro de novos talentos. A iniciativa da Burberry de voltar a desfilar em Londres é uma forma de fazer as pessoas voltarem a olhar Londres com a mesma seriedade com que olham para NY, Milão e Paris, esta a verdadeira capital da moda.

    Mais uma vez, a confusão parece ter apenas começado. Aguardem novidades.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW