FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Turquia quer transformar país em “marca” com a semana de moda
    Turquia quer transformar país em “marca” com a semana de moda
    POR Redação

    istanbulA Mesquita Azul, ou Mesquita do Sultão Ahmed, um dos edifícios mais antigos e históricos da humanidade fica em Istambul ©Reprodução

    Acontece entre os dias 25 e 28 de agosto a 3ª edição do Istanbul Fashion Week _o principal evento de moda da Turquia, voltado a promover estilistas e marcas da região. Mas resumir a semana de moda a apenas esse tagline seria como deixar boa parte de sua ambição de lado. Fruto de uma iniciativa do governo local em conjunto com associações do setor, o IFW tem como principal objetivo criar um núcleo de moda e design local e assim levar a “marca Turquia” para além dos parques industrias e fábricas têxteis.

    Atualmente o país é o segundo maior fornecedor de tecidos e aviamentos da Europa. Marcas como Gucci, Dolce & Gabbana e Armani produzem boa parte de suas roupas em solo turco, aproveitando não apenas os tecidos de altíssima qualidade, como a mão de obra qualificada e a imensa atenção aos trabalhos manuais.

    Hoje a indústria têxtil e do vestuário na Turquia é responsável por cerca de 20% da economia do país, dado que a coloca entre as principais fontes de renda e emprego na região. Porém, os impactos de crise começam a impor alguns desafios.

    Com a falência dos bancos europeus, os produtos turcos tornaram-se caros demais para seu principal mercado consumidor (os demais países da Europa Ocidental). A desvalorização do Euro, somada a iminência de uma nova estiagem econômica caso a Grécia não consiga se recuperar e a concorrência virtualmente imbatível vinda da China, são outras grandes ameaças que dificultam a evolução da indústria.

    A solução encontrada pelos principais players do setor e com aprovação do governo foi investir na Turquia como uma marca. Incentivar características exclusivas do produto turco _qualidade e primor artesanal_ e torná-lo conhecido ao redor do mundo.

    Criar um terreno mais favorável para as grifes nacionais é outra solução encontrada pelos organizadores do IFW, evento que tem como inspiração e referência principal o São Paulo Fashion Week. Com planos de se tornar a 5ª semana de moda mais importante do mundo até 2023, os organizadores do IFW pretendem criar um núcleo de design que, além de ressaltar as qualidades da indústria têxtil, se torne uma fonte de renda alternativa para o país, conquistando novos mercados emergentes.

    Entre os dias 25 e 28 de agosto, a equipe do portal FFW vai conferir in loco os lançamentos do IFW com cobertura fotográfica, matérias e entrevistas exclusivas e um diário de bordo resumindo o dia a dia da semana de moda que pretende entrar para o top 5 mundial. Fiquem ligados!

    + Site oficial do evento: ifw2010.com

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW