FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pierre Cardin chega ao Brasil para semana de eventos e lançamentos
    Pierre Cardin chega ao Brasil para semana de eventos e lançamentos
    POR

    Foto Pierre 1-1O estilista Pierre Cardin © Divulgação

    Nesta terça-feira (26.04) São Paulo recebe a visita de Pierre Cardin, estilista visionário, que nos anos 60, ajudou a mudar os rumos da moda junto com os colegas Paco Rabanne e André Courrèges, com seus traços futuristas, sempre antecipando os estilos e gostos de amanhã. Até hoje, suas criações “espaciais” são inspirações e referências ricas para designers mais novos. Ele vem para uma semana de eventos, que inclui um desfile e uma exposição histórica de sua marca (veja abaixo).

    Cardin, com 88 anos, continua olhando para a frente e com os dois pés firmes no chão, apesar de todas as conquistas que ele vivenciou e todos os mimos que recebeu em décadas de trabalho como um dos mais importantes estilistas da história da moda. Reconhecido por sua humildade, ele foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela ONU, em 1991.

    Em uma iniciativa conjunta da produtora cultural Urban Jungle ART e da agência Mix Brand Experience, Cardin virá ao Brasil para prestigiar a abertura da exposição “Pierre Cardin – Criando Moda, Revolucionando Costumes”, e a apresentação de um megadesfile, com 160 looks. Um documentário sobre sua trajetória também será exibido como parte da mostra.

    nurses-uniforms-by-pierre-cardin-1970A série Nurses Uniforms, de 1970

    Sob o olhar da curadora de arte Denise Mattar, a exposição traz referências da carreira – e do talento – do estilista, com dezenas de fotos, croquis, roupas e acessórios, tudo fornecido pela Fundação Pierre Cardin Paris.

    Quem conta um pouco do backstage dessa superprodução é Kalina Bourgeois, sócio-diretora da Urban Jungle, que idealizou o projeto junto com Marco Scabia, da Mix, após uma viagem a Paris, em que visitou o Museu Pierre Cardin e se apaixonou por sua história. Sua sogra, Maria Bourgeois, foi modelo de Cardin nos anos 60 e deu um pontapezinho para uma aproximação maior com o estilista. E lá foi Kalina de novo para Paris, desta vez para conhecer o mestre, em seu atelier. “Tudo aconteceu no tempo certo. No ano passado ele comemorou 60 de marca e lançou um livro colaborativo, com eventos no mundo inteiro. Queríamos colocar o Brasil nesse circuito de celebrações e, desde esse primeiro encontro, estamos nos encontrando, conversando e criando todos juntos”, diz Kalina em entrevista ao FFW. Por “todos juntos” entenda-se uma equipe de 120 pessoas envolvidas na cenografia, curadoria, produção, parcerias e ideias.

    Com o aval de Cardin, Kalina fez outras idas e vindas entre Paris e São Paulo para afinar suas pesquisas e as escolhas dos looks do desfile. “Eu passei bastante tempo com a diretora de alta-costura e com a museóloga dele e foi quando pude entender a verdadeira relevância de Cardin para a moda, a visão que ele tem sobre o mundo”, conta.

    ARP1963033Desfile gigante que Cardin fez no deserto de Dunhuang, na China, em 2007 © Reprodução

    O desfile, com looks femininos e masculinos, será histórico para o Brasil. São 160 looks da carreira do estilista, mostrados em 40 minutos de apresentação (normalmente uma marca grande, como a Louis Vuitton, mostra cerca de 60 looks).

    Tudo, mostra e desfile, vai acontecer no nono andar do shopping Iguatemi. Uma pré-seleção de casting já foi feita e, alguns dias antes do evento, a equipe mais próxima de Cardin aterrissa por aqui para cuidar dos últimos detalhes, finalizar o casting, fazer prova de roupa e de beleza e ensaiar.

    Quem assina a beleza do desfile de Pierre Cardin é o hairstylist Wanderley Nunes e a equipe do Studio W. O cabelo e a maquiagem do desfile no Brasil seguem o conceito apresentado na passarela do estilista na temporada de inverno de Paris. Os cabelos serão soltos e lisos, mas com movimento, a maquiagem será em cores neutras, com pele com visual leve e aparência saudável, na boca, um leve brilho em tom rosado.

    Durante sua pouca convivência com Cardin, Kalina foi tocada pela generosidade do estilista e pelas sensações que seu trabalho provoca. “Tem um móvel no Museu Cardin inspirado no útero de uma mulher grávida de três meses. Quando você fecha os olhos e passa a mão, é uma sensação maluca, como se tivesse tocando essa mulher mesmo. Ele tem adoração pelo corpo feminino e seu trabalho é muito sensorial”. Segundo Kalina, Cardin é um apaixonado pelo Brasil e tem uma memória surpreendente de suas experiências no país, como quando fez o figurino de “Jeanne la Française” (1972), com sua ex-mulher Jeanne Moreau, dirigido por Cacá Diegues. “Ele lembra de tudo, das roupas, da trilha… Pierre continua muito criativo, sempre pensando em algo que não aconteceu que ainda pode acontecer.”

    Pierre Cardin, italiano radicado na França, trabalhou com Elsa Schiaparelli e Christian Dior antes de abrir sua própria grife. Em 1959 ele escandalizou o meio ao lançar sua primeira coleção de prêt-à-porter. Acabou expulso da Chambre Syndicale, a instituição reguladora da alta-costura na França.

    Jean Paul Gaultier tem uma frase famosa sobre Cardin que diz assim: “com ele aprendi que com uma cadeira pode-se fazer um chapéu”. Assim é Pierre Cardin,  que com o seu olhar avant-garde rompeu as fronteiras da moda, do design, da arquitetura e da cultura. Veja na galeria abaixo alguns looks marcantes da trajetória do criador.

    Seja para quem acompanha o trabalho do estilista ou para os iniciados e curiosos, essa é uma boa oportunidade de mergulhar em sua obra. Realizada através da Lei Rouanet, a exposição e o desfile têm patrocínio da Havaianas e da Oi, com apoio do shopping Iguatemi, Oi Futuro, Senac e Consulado da França no Brasil.

    Pierre Cardin – Criando Moda, Revolucionando Costumes

    De 29 de abril a 29 de maio de 2011

    Shopping Iguatemi – 9 andar

    Gratuito

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar