FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Teoria das cores: branco segue líder nas paradas de verão
    Teoria das cores: branco segue líder nas paradas de verão
    POR Redação

    Foto de editorial da revista W de Janeiro, clicado por Craig McDean

    Foto de editorial da revista "W" de janeiro de 2010, clicado por Craig McDean ©Reprodução

    Algumas manias são difíceis de superar: e o branco na virada do ano ocupa o topo da lista de superstições. Alheio aos credos e crenças, o branco que promete trazer paz e força para o ano que se inicia ganha relevância máxima nas festas de réveillon. Os desfiles para o Verão 2010 deram destaque à cor, mostrando que ela não serve apenas como coringa do guarda-roupa, mas também pode ser uma opção indefectível para quem quer obter um visual mais sofisticado, simples e elegante – trezentos e sessenta e cinco dias por ano.

    Crendices à parte, o uso do branco no verão tem embasamento científico – como ele é derivado da junção de todas as cores do espectro visível ao olho humano, tem a propriedade de refletir todas elas. Na prática, uma roupa branca absorve menos energia do que uma roupa preta, deixando o corpo fresco mesmo nos climas mais quentes. Sem mencionar que a cor é associada à limpeza (é sempre mais fácil ver que uma roupa branca está ficando suja) e à saúde (qual a cor dos jalecos medicinais, mesmo?).

    Por ser uma cor 100% neutra, é muito importante dosar uma montagem onde o branco seja dominante – pra não ficar sem graça, básico e sem informação. Assim como o preto, um look total branco pede peças texturizadas, com maior variedade de formas e volumes, além de materiais de excelente qualidade. Uma ótima saída é coordenar peças de comprimentos e proporções diferentes.

    Branco com cáqui na Jil Sander, branco com preto na Givenchy, branco om amarrações e opacidade diferentes na Proenza Schouler e branco com cores fortes na Bottega Veneta, todos verão 2010

    Branco com cáqui na Jil Sander; branco com preto na Givenchy; branco om amarrações e opacidade diferentes na Proenza Schouler; e branco com cores fortes na Bottega Veneta – todos verão 2010 ©Marcio Madeira

    Mas se o look total branco não te agrada, então invista em peças brancas com outras tonalidades amenas – como bege, cinza, nude, gelo e quase todos tons pastel – que resultam em imagens naturalmente sofisticadas. O efeito final é quase o mesmo: simples, clean, elegante. Pense em Huis Clos, Yves Saint Laurent, Jil Sander, Calvin Klein e Maria Bonita para se inspirar.

    Quanto mais diluídas forem as cores complementares ao branco, mais delicado e romântico é o visual. Cores fortes, por outro lado, acabam prejudicando o destaque que deveria ser do branco, transformando a cor em mera coadjuvante. O melhor nesses casos é deixar as cores mais altas restritas aos pequenos detalhes, como Tomas Maier mostrou no Verão 2010 da Bottega Veneta. Os filetes coloridos que aparecem de forma bem pontual saltam aos olhos, dando muito mais vida às peças de forma ampla.

    O mesmo vale para o preto. A combinação preto no branco (ou vice-versa) é certeira, indo do clássico ao underground num piscar de olhos. O interessante neste caso, para manter o foco no branco, é reservar espaço para o preto nos detalhes. Se inspire no Verão 2010 da Givenchy. O estilista Ricardo Tisci combinou macacões brancos com blazeres pretos.

    Confira também a nossa seleção especial de peças brancas na Vitrine desta semana!

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW