FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Tendência militar: como surgiu, onde encontrar e como usar #Stylesight
    Tendência militar: como surgiu, onde encontrar e como usar #Stylesight
    POR Camila Yahn

    Editorial de inspiração militar da “W Magazine” de agosto de 2012 fotografado por Patrick Demarchelier ©Reprodução

    A crescente importância dada ao papel da mulher enquanto soldados ou enfermeiras durante a Segunda Guerra Mundial tem sido muito debatida e idealizada ao longo dos anos. Essas mulheres trocaram os aventais por uniformes de guerra e serviram o país ao lado dos seus companheiros masculinos, contribuindo para a igualdade dos gêneros. Nas roupas, os detalhes e cortes dos uniformes masculinos eram adaptados a silhuetas mais curvilíneas, mantendo todos os códigos dos trajes militares.

    Estes trajes militares femininos começaram a influenciar as roupas das outras mulheres por volta dos anos 40 – os tailleurs ganharam um look “uniformizado”, dragonas (ombreiras militares) apareciam nas jaquetas e as cores camufladas substituíram as cores pastel da época. Um pouco depois – passada a era Mad Men –, os uniformes voltam aos armários durante os anos 60, mas com um uso diferente – manifestantes usavam as roupas temáticas como um manifesto anti-guerra. Décadas depois, durante os anos 90, o movimento grunge usaria os mesmos itens, desta vez misturados com camisas de flanela, jeans e vestidos vintage.

    Mulheres alemãs no exército durante a Segunda Guerra Mundial ©Reprodução

    Nas temporadas mais recentes, os designers criaram versões de alfaiataria com a atitude irreverente do passado. Estampas florais são impressas em cima de camuflados, saias lápis são combinadas com jaquetas de oficial e gabardines são usadas com estiletos. Esta estética militar retrabalhada é acessível, moderna e fala à mulher do momento com uma feminilidade forte e praticidade atemporal. Nesta edição de Inverno 2013, dos lançamentos vistos no SPFW e no Fashion Rio, vimos que o militarismo é uma direção forte para a estação, assim como também foi no Verão 2013 internacional.

    O bureau de tendências Stylesight explora a tendência militar em editorias, na passarela e em alguns itens chave.

    Editoriais

    “Vogue” espanhola, março de 2012, e “Harper’s Bazaar” americana, setembro de 2012 ©Reprodução

    Os editoriais de referências militares exploram e subvertem o conceito de feminilidade multidimensional, frequentemente apagando as linhas entre sexualidade e gênero. Glamour e agressividade colidem quando as fotos contrastam modelos delicadas em uniformes rígidos. As locações, normalmente paisagens de “campos de guerra” ao ar livre ou cenários montados em estúdios, tornam ainda maior o poder desta mítica mulher militar.

    Passarela

    Altuzarra, Marni e Jean Paul Gaultier, Verão 2013 ©Reprodução

    A influência militar foi inegável nas passarelas com os designers implementando detalhes sutis ou criando peças de total referência ao tema em conjuntos de uniformes em alfaiataria ou peças de combate unissex. O look arrumadinho com novas estampas camufladas, muitas vezes estilizadas com florais, oferecem uma opção mais delicada do estilo militar.

    Street style

    Fotos de street style de Paris, Milão e Londres ©Reprodução

    Os especialistas em posar para as lentes de street style conseguem sem esforço combinar e adicionar peças de influência militar ao seu guarda-roupa. No que toca ao estilo, os casacos desempenham um papel essencial no conjunto total do look. As proporções dos casacos e jaquetas são propositadamente exageradas. Os acessórios, assim como coturnos, bonés e óculos estilo aviador, são também itens essenciais para consolidar as referências militares.

    Acessórios e sapatos

    Acessórios de inspiração militar de Reinaldo Lourenço Verão 2013, Acne Inverno 2012 e Marc by Marc Jacobs Inverno 2012 ©Reprodução

    Os acessórios sublinham a estética militar, com alguns designers apresentando versões mais femininas. As peças individualmente têm um design minimalista porém autoritário e são livres para serem interpretadas. Chapéus, óculos, bolsas e sapatos são discretos e simples, revelando uma sofisticação mais madura.

    Beleza

    A beleza da Blumarine e Boy by Band of Outsiders, Verão 2013 ©Reprodução

    A guerreira feminina é definida pela sua coragem e assertividade. O seu ritual de beleza é uma mistura entre funcionalidade e feminilidade. Ela trocou batons de cores fortes e sombras marcadas por uma beleza “quase nada”. Lábios nude, unhas neutras e sobrancelhas marcadas revelam um look andrógino e unissex, carregado de sensualidade.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!