FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Stella McCartney suspende compra de lã de fazenda argentina após denúncia do Peta
    Stella McCartney suspende compra de lã de fazenda argentina após denúncia do Peta
    POR Augusto Mariotti

    O Peta (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na sigla em inglês) lançou uma nova campanha, desta vez denunciando os maus tratos na produção dita sustentável de lã da marca Patagonia (que tem várias fazendas fornecedoras de matéria-prima na Argentina). Depois de tomar conhecimento do teor da denúncia, a estilista Stella McCartney, conhecida defensora dos direitos dos animais, anunciou pelo Instagram a suspensão da compra da lã fornecida pela empresa.

    “Estou muito triste em informar que tivemos que cessar a terceirização da nossa lã sustentável oriunda da Ovis 21 na Patagônia”, escreveu a estilista. “Ela surgiu como uma iniciativa incrível para ajudar a proteger 4 mil quilômetros de pastagens em vias de extinção na Patagônia, aliado ao bem-estar dos animais. Infelizmente, após a realização de nossa própria investigação na Argentina, depois de uma visão muito angustiante da filmagem fornecida pelos grandes caras do @officialpeta, descobrimos que uma das 26 fazendas que usamos como fonte de lã sustentável de lá maltrata suas ovelhas. É demais.”

    A estilista não é a primeira celebridade a tomar medidas após ficar sabendo das denúncias do Peta. No mês passado, depois da divulgação de um vídeo sobre a criação de crocodilos e a retirada do couro para a fabricação de bolsas, a atriz e cantora Jane Birkin pediu à Hermès que tire seu nome da Birkin Bag.

    “Como uma estilista que construiu uma marca sem usar couro, pelo ou peles de animais em suas criações, eu não posso tolerar isso!”, publicou Stella. “Estou arrasada com a notícia, mas mais determinada do que nunca para lutar pelos direitos dos animais na moda junto e monitorar ainda mais de perto todos os fornecedores envolvidos nesta indústria para acabar todas as vidas inocentes. Nós também estamos considerando a ‘lã’ vegana, da mesma forma que fomos capazes de desenvolver e incorporar alternativas de alta qualidade para couro e peles ao longo dos anos.”

    Depois de Stella, a Patagonia também publicou sua declaração no Instagram.

    “O vídeo divulgado pelo Peta mostrando maus tratos de animais na rede de fazendas que nos fornecem lã é chocante e entristecedor. Aceitamos a responsabilidade e pedimos desculpas pelo mal feito em nosso nome. Não há desculpa para métodos de tosquia violentos e abate desumano. Nós mantemos os mais altos padrões, buscando constantemente melhorar nossos esforços para ser o mais sustentável, menos prejudicial para a Terra ou seus animais. Nossa declaração descreve a decepção que sentimos ao ver este vídeo perturbador.” A empresa também convidou seus seguidores para lerem declaração na íntegra no site (confira aqui).

    Clique aqui para assistir ao vídeo do Peta sobre a produção de lã da Patagonia.

    Atenção! O vídeo contém imagens fortes.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar