04.09.2012 / Moda / por

Stefano Pilati assume criação da Ermenegildo Zegna e da linha feminina Agnona

Stefano Pilati ao fim de seu último desfile para a Yves Saint Laurent ©ImaxTREE

Demitido da Yves Saint Laurent em fevereiro de 2012, Stefano Pilati foi anunciado na terça-feira (04.09) como o novo head of design da Ermenegildo Zegna, tendo responsabilidade tanto pelo desfile e coleção comercial da grife masculina quanto pela coleção Ermenegildo Zegna Couture. Ele também assume a posição de diretor criativo da Agnona, franquia feminina fundada em 1953 e controlada pela empresa italiana desde 1999.

“Estou muito feliz de ter Stefano em nosso grupo por ele trazer grande talento, inestimável experiência e um enorme entusiasmo”, declarou o CEO do Grupo Zegna, Gildo Zegna, ao “WWD”. “Com essa nomeação, seremos capazes de combinar nossa tradição em alfaiataria e nossa liderança em materiais inovadores a uma nova visão para moda masculina”, ele afirmou. Já sobre a franquia feminina, o CEO disse ter “planos ambiciosos”, e que acredita que “sob sua liderança criativa poderemos desenvolver essa pequena joia em uma marca global”.

No início de 2012, Pilati foi substituído por Hedi Slimane após quase 12 anos na Yves Saint Laurent (oito como diretor criativo). Antes disso, ele atuou nos setores de design e desenvolvimento de tecidos de diversas grifes italianas, incluindo Miu Miu, Prada e Giorgio Armani. Pilati assume os novos cargos oficialmente no dia 1° de janeiro de 2013, e espera-se que ele apresente em junho sua primeira coleção masculina da Ermenegildo Zegna, assim como a cruise collection da Agnona. Já Slimane apresenta sua primeira coleção para a Yves Saint Laurent no mês que vem.

+ Relembre o último desfile de Stefano Pilati para a Yves Saint Laurent

+ “Estou feliz”, diz Stefano Pilati em sua primeira entrevista após a saída da YSL


Relacionadas