FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Minimal
    Minimal
    POR Camila Yahn

    As etiquetas numerais da Maison Martin Margiela, um dos identificadores da marca ©Reprodução

    A Maison Martin Margiela é uma casa enigmática e muito low profile. A começar por seu fundador, Martin Margiela, de quem quase não existem fotos, tampouco registros de aparições públicas. E o mistério continua através de sua programação visual, com etiquetas numéricas, os jalecos brancas usadas pelos seus colaboradores e a estética meio desconstruída e “inacabada” das roupas. Mas nada é ao acaso. A filosofia da marca, criada em 1988, é o que define todas essas regras e conceitos e transformou a Margiela em marca cult e sinônimo de vanguarda na moda e no design.

    Esta semana foi anunciada a entrada da estilista Ivana Omazic, que foi diretora criativa da Cèline antes de Phoebe Philo. Ela foi anunciada como uma das chefes de criação, mas o cargo oficial ainda não foi revelado.

    Por conta da parceria com a sueca H&M, a marca saiu do estatuto underground e passou para a boca (e armário) de muito mais gente. Para evitar que olhemos para as peças com afastamento, a “Vogue” britânica reuniu as explicações dos códigos que identificam a maison. Veja abaixo:

    Uma das poucas fotos de Martin Margiela ©Reprodução

    O designer: Martin Margiela fundou a casa em 1988, após ter se formado na Academia de Artes de Antuérpia, uma das escolas de moda mais conceituadas do mundo, seguido por um período trabalhando para Jean Paul Gaultier. Margiela se recusa a tirar fotos suas e nunca apareceu ao final de seus desfiles. Em 2009, o empresário de moda italiano Renzo Rosso, dono de um império que inclui Diesel, Vivienne Westwood e a própria Maison Martin Margiela, anunciou que o designer fundador tinha saído e deixado a marca a uma equipe criativa.

    Funcionários da maison vestidos com um jaleco branco na área externa do desfile ©Reprodução

    Os jalecos brancos: Desde as vendedoras de loja até aos RPs da marca presentes nas semanas de moda, toda a equipe da casa usa casacos de laboratório brancos que significam união e trabalho coletivo. A casa responde sempre como Maison Martin Margiela e não pelo nome de um designer apenas.

    Maison Martin Margiela alta-costura Inverno 2012; e dois looks do desfile de Verão 2013 ©ImaxTREE

    O conceito: A Maison surgiu como uma marca reacionária contra a high fashion arrumadinha e padronizada dos anos 80 e mantém esse DNA até hoje, apresentando nas passarelas uma estética desconstruída e autoral. Outra característica da marca é dar total ênfase à roupa, mandando muitas vezes as modelos para a passarela com o rosto coberto, cultivando o anonimato nas coleções.

    As etiquetas numerais da marca (direita) e o seu significado (esquerda) ©Reprodução

    As etiquetas: Até a saída de Margiela, as etiquetas da grife sequer carregavam o nome “Martin Margiela” e eram identificadas apenas com números. O nome da marca passou a ser identificado em algumas peças após a saída do designer, junto com os números do 0 ao 23, – embora nem todos sejam utilizados-, conforme o tipo de produto.

    As costuras visíveis das peças ©Reprodução

    As costuras: Em todas as peças da marca, as etiquetas são costuradas com quatro pontos bem visíveis do lado externo. Os pontos, normalmente em cores contrastantes com a cor do tecido, não devem ser arrancados –  os mesmos representam exclusividade, e carregam neles o DNA de contradição às regras da moda, um dos pilares da marca.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW