FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    #Consumo: sacolas de papel falsificadas viram febre na China
    #Consumo: sacolas de papel falsificadas viram febre na China
    POR Redação

    Mulher passeia com sacolas de papel falsificadas na China ©Reprodução

    Quanto mais o mercado de luxo cresce, mais falsificações são produzidas. Enquanto em países como França, Itália e Estados Unidos o consumidor aperta os cintos nos gastos, nas nações consideradas “emergentes” o número de vendas só tem aumentado.

    A China, como o Brasil, a Índia e a Rússia, faz parte desse grupo de países que crescem continuamente. A moda, é claro, acompanha esse processo de evolução financeira. Esta “febre” por artigos de luxo, no entanto, tem chegado a um nível que às vezes parece exceder o limite da normalidade: em lojas online chinesas, sacolas de papel que imitam os logos de grandes marcas, como Louis Vuitton, Chanel e Gucci, estão entre os itens mais vendidos.

    Em uma rápida pesquisa pela internet, é possível encontrar sacolas cujos preços variam de cinco a 40 yuans (valor que em reais está em torno de 1,45 a 11,60). Segundo o jornal “China Daily”, a loja virtual de Xuesheng Wang, comerciante e dono de uma fábrica local, já vendeu mais de 600 sacolas de papel copiadas da Louis Vuitton, além de caixas do mesmo material estampadas com os famosos logos. Cobrando aproximadamente R$ 0,90 (3 yuans) por produto, Wang contou que, em princípio, os compradores eram majoritariamente pessoas que revendiam bolsas falsas e que esse público agora abrangia uma gama de consumidores muito maior, incluindo até gente que quer os itens apenas para aparentar possuir um padrão de vida mais elevado.

    Sacolas de papel falsificadas da Chanel sendo vendidas em site chinês ©Reprodução

    A infração de leis autorais, neste contexto, não é o único fator preocupante. O mercado de moda, especialmente em se tratando de seu segmento de luxo, tem a intenção de gerar desejo e incitar sonhos, mas até que ponto esse desejo é saudável é uma questão a se pensar.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!