FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Roupa de esquimó no verão?
    Roupa de esquimó no verão?
    POR Redação

    Quais são os temas em alta na moda? As referências aos uniformes esportivos, os Anos 90 e as peças funcionais, confortáveis e duráveis. Coloque tudo isso numa única peça. Qual o resultado? Parkas e anoraques! Nas coleções para o Verão 2010, essas duas peças marcaram presença em todas as semanas de moda, e também serviram como base de modelagem para uma grande variedade de roupas com apelo esportivo.

    A origem das duas peças é creditada aos esquimós (a etimologia das palavras também é deles), que as usavam originalmente confeccionadas em pele animal para combater o frio extremo das regiões árticas. Por volta dos Anos 50, com o surgimento do náilon, a parka – caracterizada pelo seu comprimento até o meio das coxas, fechamento e bolsos frontais e cadarços que correm em sua bainha, originando um leve franzido – foi adotada como importante peça do uniforme militar de soldados americanos, enquanto o anoraque – com fechamento frontal, bolsos funcionais, capuz e comprimento até o quadril –, também em material impermeável, foi adotado para práticas esportivas.

    1Looks Marni, TopShop Unique e Kenzo verão 2010 © FirstView

    A inclusão dessas peças na indústria da moda, contudo, demorou um pouquinho mais. Foi só nos Anos 60, maravilhados pela praticidade dos vários bolsos das parkas, que os ingleses deram o aval fashion para a peça. Desde então a indústria fashion passou a usufruir constantemente da imensa versatilidade e funcionalidade das peças.

    Não existe uma receita de bolo na hora de usar uma parka ou um anoraque. Afinal, as peças vêm numa imensa variedade de tecidos (de sintéticos emborrachados ultra-coloridos até versões mais sofisticadas de seda em tonalidades neutras) e formas (das mais esportivas, as hibridizadas com vestidos e peças de alfaiataria). Vale se inspirar nas sobreposições mais pesadas do grunge dos Anos 90, como na Proenza Schouler que, amarrando as parkas na cintura, as transformou em saias. Ou então em versões mais sofisticadas com babados, marcando a cintura e investindo em sobreposições mais leves e sofisticadas como na Marni. Isso sem contar nas outras peças que têm suas modelagens baseadas nas formas dos anoraques e parkas esportivos como muitos dos vestidos e macacões da Huis Clos e Alexandre Herchcvotich ou as blusas da Chloé.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW