FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ronaldo Fraga e Ana Göbel lançam livro sobre a história da chita
    Ronaldo Fraga e Ana Göbel lançam livro sobre a história da chita
    POR Augusto Mariotti
    Ilustração do livro "Uma Festa das Cores", de Ronaldo Fraga e Ana Göbel ©Divulgação

    Página do livro “Uma Festa das Cores”, de Ronaldo Fraga e Ana Göbel ©Divulgação

    Neste sábado (15.11), o estilista Ronaldo Fraga e a artista Ana Göbel lançam “Uma Festa de Cores – Memórias de um Tecido Brasileiro”, livro que narra a história da chita. O evento acontece no Centro de Arte Popular Cemig, em Belo Horizonte, das 15h às 19h.

    “Estampas falam, cores suspiram… mas só a chita canta e dança.” É dessa forma poética que Fraga qualifica o tecido brasileiro, feito de algodão, com estampas de cores fortes, geralmente florais, e trama simples. Utilizada por ricos e pobres e difundida por todo o país, sua “família” chegou ao Brasil trazida pelos portugueses na segunda metade do século 19, quando a indústria têxtil nacional crescia consideravelmente.

    A narrativa é toda em primeira pessoa, feita pela própria chita, que explica sua origem e fala de seus “antepassados” originários da Índia da Idade Média, conhecidos como chintz. Da variação dessa nomenclatura, nasceu aqui o tecido, com novas padronagens, contornos em preto e cores vivas e variadas. No Brasil, a família ainda cresceu, com o surgimento do chitão, com motivos grandes, e da chitinha, com flores miúdas.

    Alemã, Anna conta que é apaixonada pela chita desde que chegou ao Brasil. Impressionada com a riqueza do tecido, a ilustradora e artista plástica convidou o estilista mineiro para dar palavras aos seus desenhos nesta empreitada. O resultado é um brinde à cultura e a identidade nacional, em uma homenagem a um material que é também uma expressão de brasilidade.

    Lançamento “Uma Festa de Cores” @ Belo Horizonte
    Dia 15 de novembro, das 15h às 19h
    Centro de Arte Popular Cemig – Rua Gonçalves Dias, 1608
    Entrada gratuita

    “Uma Festa de Cores – Memórias de um Tecido Brasileiro” é da Autêntica Editora, tem 48 páginas e custa R$ 49. Veja mais imagens abaixo.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!