FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cavalli e Armani: os últimos imperadores da moda italiana
    Cavalli e Armani: os últimos imperadores da moda italiana
    POR Redação

    Por Juliana Lopes, em Milão

    Armani agradece após seu desfile de Inverno 2012 ©Reprodução

    Quando Giorgio Armani, 77, chega no final do desfile para agradecer, e dar um tchauzinho, a sensação é além de uma mera constatação de agradecimento. Mesmo que você tenha achado a coleção chata, antiga, ou que for. Ver Giorgio Armani é como ver o Silvio Santos. Gostando ou não dos programas do Silvio, olhamos pra ele com certa simpatia. São personagens de um tempo. Roberto Cavalli é seis anos mais novo, e tem um ar de mafioso fashion, então causa um pouco menos de candura no coração que Giorgio Armani. Mas ele também é uma espécie de Silvio Santos da moda.

    Looks do desfile de Inverno 2012 de Armani ©Juliana Lopes/FFW

    Antes de começar o desfile, geralmente, os designers estão extremamente concentrados no backstage olhando cada modelo. Os italianos Stefano Gabbana e Domenico Dolce, entre outros, já apareceram fazendo styling. Um exemplo mais próximo da gente, o brasileiro Pedro Lourenço. Em Paris, o moço fica no backstage ralando: passa a roupa, arruma o fio que está desfiando. Mas, é isso: no que pensa um criativo antes de ver sua coleção na passarela? Na coleção, né?

    O suntuoso Arco della Pace, locação do desfile de Roberto Cavalli ©Juliana Lopes/FFW

    Bom, com Roberto Cavalli é diferente. Antes de começar o desfile, ele está pra lá e pra cá na sala, fazendo uma super social. Vai dar um beijinho nas famosas. Concede entrevistas na televisão. Pede pra alguém sair da poltrona pra dar lugar pra outra pessoa. E o desfile atrasa quase uma hora. E, FFW já acompanhou de perto, ele pode perfeitamente acender seu cigarro no cantinho da passarela pra relaxar enquanto as modelos passam. Quem vai reclamar do “cavaliere”? (cavalheiro, um modo super nobre de ser chamado). E que ninguém se atreva a compará-lo com Armani na frente dele. “Existe um abismo que nos separa. Veja o hotel que ele fez, parece um hospital psiquiátrico!”, disse Cavalli no backstage desta última temporada, ao jornal italiano “Reppublica”.

    Social com as celebs: Cavalli troca beijinhos com Lindsay Lohan ©Reprodução

    Já o lado “programa de auditório” dos desfiles de Armani tem bastante a ver com o que ele causa na plateia. Que ama Armani, loucamente. FFW já observou uma vez os tais “aplausinhos”. Alguns looks causam esse furor. E é difícil descobrir se é um acaso do amor fashion ou algo estrategicamente planejado pelos PRs da grife, já que não é muito comum as pessoas aplaudirem no meio do desfile, a não ser por conta de um acontecimento extraordinário…

    Plateia da Armani, em seu mais recente desfile em Milão ©Juliana Lopes/FFW

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW