Silvia Rogar, Daniela Falcão e Donata Meirelles, no anúncio do “The Health Initiative” ©Divulgação
A “Vogue” Brasil anunciou na segunda-feira (23.01) a sua participação no projeto The Health Initiative, da Condé Nast Internacional, uma iniciativa que promove a saúde e os bons hábitos alimentares, que a partir de junho deste ano estará presente em todas as “Vogues” do mundo.
O “The Health Initiative”, como já era chamado na “Vogue” americana, foi feito em parceria com o CFDA (Council of Fashion Designers of America) para tratar de assuntos relacionados à saúde das modelos, a magreza excessiva, distúrbios alimentares e outros temas que têm sido alvos de críticas devido à influência que as revistas de moda têm nas jovens.
O projeto irá seguir alguns princípios básicos, como a não publicação de imagens de meninas que não sejam saudáveis ou que tenham menos de 16 anos, o apoio a mulheres que tenham um estilo de vida saudável, a promoção de bons hábitos alimentares e, principalmente, o reconhecimento de que uma publicação como a “Vogue” tem um papel educativo muito forte junto às jovens de todo o mundo.
Aqui no Brasil, a revista já passa a aplicar o projeto já a partir da próxima edição. “Vamos focar na questão do respeito ao nosso corpo”, diz Daniela Falcão, diretora da versão brasileira da publicação. “Vamos mostrar uma mulher que consegue incorporar o ideal da ‘Vogue’, mas que seja de verdade, que consiga causar uma identificação com o público”.
Por sugestão de Anna Wintour, na última reunião das editoras-chefes, em setembro de 2011, as “Vogues” do mundo irão se unir em um esforço para tornar a mulher (ainda) mais bonita.