FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Renda-se”: exposição paralela ao SPFW celebra parceria entre grifes e comunidades rendeiras
    “Renda-se”: exposição paralela ao SPFW celebra parceria entre grifes e comunidades rendeiras
    POR Redação
    exposicao-renda-se-spfw-fotos-walter-rodrigues

    “Renda-se”: Fernanda Tavares modela look exclusivo de Walter Rodrigues com a Associação das Rendeiras de Morros da Mariana ©Guilherme Licurgo/Divulgação

    A partir do dia 13 de abril, dentro da programação oficial do SPFW Verão 2016, entra em cartaz no museu A CASA, em São Paulo, a exposição “Renda-se”, curada por Dudu Bertholini com a participação de designers de moda e comunidades rendeiras de vários estados do Brasil.

    + Veja o calendário de desfiles do SPFW Verão 2016

    “Tenho uma parceria de longa data com A CASA, que tem um trabalho lindo de valorizar e promover o artesanato e os artesãos”, conta Dudu ao FFW. “Em 2005, fiz com eles a exposição “A Chita na Moda”, que também participou do SPFW, e que teve esse mesmo formato de convidar estilistas – na época, para trabalhar com a chita. Foi um sucesso, rodamos pra vários estados, e levamos até para a Galeries Lafayette, em Paris, no ano do Brasil na França. Tempos depois, em 2012, a [diretora do museu] Renata Mellão me convidou novamente pra fazer uma curadoria, desta vez de um projeto com rendas.”

    Dudu Bertholini fez a comunicação entre as partes após realizar um mapeamento das comunidades rendeiras e entregar a um grupo selecionado de estilistas uma caixa para eles escolherem com qual renda queriam trabalhar. Walter Rodrigues, por exemplo, optou pela renda de bilro e retomou a colaboração pioneira que ele já havia desenvolvido há anos, no Verão de 2001, com a Associação das Rendeiras de Morros da Mariana, de Parnaíba, Piauí. Lino Villaventura também reafirmou uma parceria antiga, e criou um look de renda filé com a rendeira Perpétua Martins, de Fortaleza, Ceará.

    “Todos têm um viés de brasilidade”, diz Dudu sobre a seleção de designers para este projeto. “É algo muito sutil, que não dá para definir simplesmente como “gente que faz estampa”. Tem estilista que faz um trabalho minimalista e sóbrio, e ainda assim é brasileiro. É uma questão de ter um flerte com a cultura do Brasil.” Ele destaca ainda a participação das rendeiras, que “não apenas executaram os trabalhos; elas também tiveram participação criativa, e o look é o resultado desse diálogo.”

    As outras colaborações exclusivas do projeto são: Adriana Barra e André Lima com o Clube de Mães de Camalaú, em Camalaú, Paraíba (renda renascença); Amapô e Samuel Cirnansk com a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora, em Divina Pastora, Sergipe (renda irlandesa); Neon e Huis Clos com a ONG Caiçara, de Icapuí, Ceará (renda labirinto); Liana Bloisi com Elita Catarina Ramos, de Florianópolis, Santa Catarina (renda de bilro no ponto tramoia); e Martha Medeiros com rendas renascença e bilro confeccionadas no sertão de Alagoas. O processo de desenvolvimento das peças foi gravado e resultou em um vídeo que também fará parte da exposição, assim como as fotografias dos looks clicadas por Guilherme Licurgo na modelo Fernanda Tavares.

    + Assista a um trecho exclusivo do vídeo que faz parte do projeto “Renda-se”:

    Esta é apenas a primeira parte do projeto que começou a se desenrolar em 2012 (nota-se que, nesse meio tempo, algumas das marcas participantes tiveram grandes mudanças de rumo: Huis Clos, que perdeu Clô Orozco; e André Lima e Neon, que fecharam seus ateliês). Além dos looks criados exclusivamente, fazem parte da exposição peças de acervo de Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Cavalera e Zuzu Angel.

    “Renda-se” tem como objetivo aproveitar o encontro entre estilistas renomados e comunidades de artesãs rendeiras para contribuir com a promoção da identidade brasileira na moda e da autossustentabilidade das artesãs. “O trabalho delas é de um preciosismo inacreditável”, afirma Dudu. “Os estilistas contemporâneos brasileiros trabalham hoje para fortalecer o DNA da moda nacional e torná-lo relevante no mundo todo. As rendeiras, em um caminho inverso, preservam a memória cultural de nosso país de forma preciosa e intimista, respeitando suas tradições. Foi um aprendizado de ambas as partes, um diálogo técnico. Este é um dos trabalhos mais nobres que já fiz”, ele define.

    “Renda-se” @ Museu A CASA
    De 14 de abril a 5 de julho, das 11h às 19h (abertura no dia 13, das 13h às 15h)
    Av. Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros, São Paulo
    (11) 3814-9711
    Entrada gratuita

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar