FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Projeto A Literatura e a Moda tem palestra sobre YSL, sua vida e referências culturais e sociais
    Projeto A Literatura e a Moda tem palestra sobre YSL, sua vida e referências culturais e sociais
    POR Augusto Mariotti

    A BibliASPA, Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes localizada em São Paulo, receberá no dia 9 de dezembro a palestra “O último romântico: YSL, a criação, a melancolia e o amor” sobre a vida e a obra de Saint Laurent. A dupla de palestrantes, Eduardo Laurino, conhecido por sua marca homônima de chapéus, e Brunno Almeida, pesquisador em Filosofia pela UNIFESP, já têm uma parceria de longa data. Juntos, lançaram o projeto “A Literatura e a Moda” em 2013, que circulou por escolas e centros educacionais. O evento tem 30 vagas disponíveis e o valor é de R$ 15.

    A ideia da palestra é discutir e compreender as criações de um maiores nomes da moda no século XX, a partir do contextos sócio-políticos e culturais da época. Saint Laurent, que morreu aos 71 anos em 2008, realizou seu último trabalho em 2002, quando se despediu da moda. Aos 21 anos, assumiu a direção criativa da Dior e, logo depois, foi convocado pelo exército francês para participar como combatente na Guerra de Independência da Argélia. O costureiro, quando indagado pelos reporteres sobre a convocação, afirmou num ato de resistência: “Fazer vestidos é a minha luta”. Saint Laurent seguiu sua carreira e protagonizou uma das mais emocionantes histórias de amor com seu companheiro, Pierre Bergé. O costureiro foi o primeiro a revolucionar e lançar uma segunda linha – o que hoje é conhecido como prêt-à-porter – da sua coleção “Rive Gauche”, em 1966. As coleções inspiradas em quadros do Mondrian, o fenômeno da arte pop, ballet russo e a criação de peças icônicas, como o smoking feminino, são alguns dos temas que Laurino prepara para a conversa.

    A palestra também traz a questão atual dos refugiados, que por terríveis acontecimentos têm que se deslocar do país de origem, e que trazem uma forma estrangeira de olhar a cultura. Além das inspirações do estilista na arte, Brunno Almeida aprofunda-se nas referências de Saint Laurent na literatura de Marcel Proust, nas obras do ensaísta alemão Walter Benjamin e do poeta Charles Baudelaire. O casarão da BibliASPA, onde ocorrerá o evento, fica localizado no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. As inscrições ficam abertas até o dia 4 de dezembro, ou até o preenchimento das vagas.

    Para participar basta enviar um e-mail para bibliaspa@gmail.com, confirmando nome, telefone para contato, e-mail e área de atuação.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar