FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preview Neon: Dudu e Rita abrem o jogo sobre a coleção Verão 2012
    Preview Neon: Dudu e Rita abrem o jogo sobre a coleção Verão 2012
    POR Redação

    Rita Comparato e Dudu Bertholini recebem o FFW no atelier da Neon ©Juliana Knobel

    Em meio aos preparativos para a coleção que será desfilada na São Paulo Fashion Week Verão 2012 (de 13 a 18 de junho), Dudu Bertholini e Rita Comparato gentilmente abriram seu atelier para o FFW e contaram detalhes do processo criativo e do desenvolvimento do novo trabalho da Neon. Super animado, Dudu mostrou tecidos, falou sobre as modelos e já revelou: o desfile não acontecerá na Bienal! Confira as imagens e o relato do estilista:

    Dudu mostra a estampa “Charme Étnico” ©Juliana Knobel

    “Essa é uma nova estampa criada pelo Rafa Dejota, e é uma das nossas preferidas de toda a história da Neon. A gente a chama de “Charme Étnico”, e ela é central nessa nova coleção. Ela flerta com a ideia de um resort leve, chique, elegante, e tem tudo a ver com o trabalho que a Rita e eu desenvolvemos. Gosto muito dessas figuras das mulheres, delas nas espreguiçadeiras, as sombrinhas, chapéus, vasos, os grafismos formando desenhos”.

    Detalhe da estampa “Charme Étnico” ©Juliana Knobel

    “Para o trabalho de estamparia da Neon, nós convidamos os artistas plásticos e pedidos algo com o qual a gente tenha uma conexão, uma sintonia; isso é uma forma da gente tirar o melhor do que eles podem fazer. Daí entramos com essa parte de curadoria – tudo é um processo de edição”.

    Estudo de estampas desenvolvido por Dudu Bertholini e Rita Comparato ©Juliana Knobel

    “Aqui é um estudo das variantes de estampas feito por mim e pela Rita. Cada uma delas tem uma narrativa diferente; conhecemos a história das estampas, então sabemos combiná-las de um jeito que não fica repetido. Mandamos fazer essas bandeiras e vamos selecionar vários tecidos para esta coleção: seda, malha, jersey… algumas serão usadas nas peças comerciais, e outras serão só para o desfile”.

    Uma das imagens do painel de inspiração Verão 2012 da Neon ©Juliana Knobel

    “Estas são imagens de inspiração; algumas delas mostram a leveza que a gente está buscando nesse balneário sofisticado, chique, gráfico. O nosso processo de pesquisa é vivo. O processo criativo vem, antes de mais nada, de uma observação aguçada da realidade a sua volta. Se você não tiver essa percepção, não vai captar nada do que passa por você. Com isso, tiramos inspiração das viagens que fazemos, os livros que lemos, o nosso jeito de se vestir e dos nossos amigos, os brechós, revista, pesquisas de internet; é uma pesquisa viva, pulsante — é uma curadoria de imagens em cima disso tudo. E esse nosso arquivo é vivo, e cada vez que o nosso olho está atrás de um tema ou de uma especificidade, vamos afunilando esse olhar até chegar numa seleção”.

    Estudo de cores Verão 2012 da Neon ©Juliana Knobel

    “Estamos usando pela primeira vez um tecido que pra gente é a cara da coleção: o zibeline. É um tecido bem encorpado, que tem uma caída bem dura, e é muito nobre, muito chique, bastante usado nos anos 1960, e que nós estamos utilizando de uma forma inusitada. Esse tecido entrou na nossa coleção porque fizemos uma noiva – aliás o casamento dela foi no sábado – e era uma noiva oriental, e fizemos um trapézio retinho todo bordado e usamos a zibeline, e ficamos encantados com o tecido, com a elegância, e ele foi incorporado pra essa coleção”.

    Rita Comparato no setor de modelagem do atelier ©Juliana Knobel

    “A Marina Dias vem como a nossa diretora de casting. Trabalhamos meio que com o mesmo grupo de modelos, temos uma fidelidade mútua. As mulheres pra nós têm que ter ‘alma’, a gente não trabalha muito com new face. Trabalhamos com mulheres que já tenham amado, vivido, sofrido – mulheres mesmo, não meninas”.

    Dudu Bertholini mostra peça de arquivo da Neon ©Juliana Knobel

    “Eu sempre penso na apresentação como um momento cênico, não só como um vai e vem de looks. Desta vez não vamos fazer na Bienal, vamos fazer fora, mas em um lugar que não vamos contar ainda, e estamos pensando em uma apresentação maravilhosa, em um cenário que super dialoga com a nossa coleção, que está muito em sintonia com as nossas características. Estou bem animado!”.

    Veja mais imagens clicadas no atelier da Neon:

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta