FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preview Fernanda Yamamoto SPFW Verão 2012/2013
    Preview Fernanda Yamamoto SPFW Verão 2012/2013
    POR Redação

    A estilista Fernanda Yamamoto em seu ateliê, em São Paulo ©Juliana Knobel

    Dando continuidade a nossa série de previews das coleções Verão 2012/2013 desfiladas no SPFW, o FFW conferiu os preparativos da estilista Fernanda Yamamoto, que gentilmente nos recebeu em seu ateliê na Vila Madalena, em São Paulo, para mostrar um trabalho repleto de cores, texturas e detalhes manuais. O ponto de partida? As obras do pintor, escultor e artista plástico brasileiro Hélio Oiticica e do arquiteto mexicano Luis Barragán. Confira:

    Inspirações: “O Helio Oiticica eu já conhecia o trabalho, mas aí estive em Inhotim e vi aquela obra “Penetrável Magic Square # 5″, que achei muito interessante; e o Luis Barragán eu conheci no final do ano, quando fui ao México — foi um trabalho que mexeu comigo. Por isso essa inspiração, mas na verdade é um ponto de partida; às vezes as pessoas vão olhar a coleção e não vão enxergar o Helio Oiticica, o Luis Barragán, mas a minha interpretação”.

    Livro com imagens de obras de Hélio Oiticica ©Juliana Knobel

    “Mapeamento” de quadrados de tecido de uma das peças da coleção de Fernanda Yamamoto ©Juliana Knobel

    “Essa fase [do Oiticica] em que ele trabalha a movimentação das formas geométricas nós levamos pro desenvolvimento de tecidos. São dois tecidos e uma entretela dupla face — eles meio que “flutuam”. É tudo manual e cada quadrado é diferente, e tem um jeito de colocar o quadrado. Parece aleatório, mas tem todas as formas (imagens acima). Comercialmente, isso vai ser feito sob encomenda, pra roupa de festa, peças únicas… dá pra ser feito assim. Mas isso [o comercial] nunca é impedimento, acho que passarela é um momento de experimentar. Muitas vezes não acontece depois, mas acho que não é um problema, senão você se restringe”.

    Livro com imagens de obras de Hélio Oiticica ©Juliana Knobel

    “Daí tem esse trabalho que eu acho interessante, que começa a sair do chapado, do bidimensional, e o metal começa a dobrar (imagem acima). Remete à questão da dobradura, que é uma coisa que vou usar bastante nas formas. Do Barragán, ele trabalha muito a questão dos planos, o contraste da luz e sombras. Passei o Réveillon no México com o meu namorado, e como ele é arquiteto, a gente acabou visitando algumas obras. Esse convento (imagem abaixo) é o Convento das Capuchinas, ele é todo laranja, dourado, você vê a luz, e a iluminação é sempre natural”.

    Livro com imagens de obras de Luis Barragán ©Juliana Knobel

    Detalhe de um dos tecidos, com desenhos formados pelo entrelaçamento dos fios ©Juliana Knobel

    “Esse aqui (imagem acima) é um jacquard que a gente desenvolveu com a Reneauview, com o desenho formado pelo entrelaçamento dos fios; parece que é uma estampa, mas não é. E tem uma das figuras que parece mais abstrata, mas o desenho no tecido, que é bem grande, é uma das obras do Barragán”.

    As cores: “Trabalho com pink, laranja, azul royal. Ele começa mais calminho, com um padrão de jacquard, daí entra nessas cores mais vivas — nem todas as cores são de referência dos artistas, acabei encorporando mais coisas”.

    Um dos sapatos da coleção de Fernanda Yamamoto ©Juliana Knobel

    Acessórios: “Nesse desfile vai estar mais simples, porque a roupa já está super colorida, com bastante textura; vamos ter acessórios de acrílico da Rosely Kasumi; e os sapatos são uma parceria com a Masqué. A ideia era realmente usar os tecidos da coleção; e você pode usá-lo com a aba para cima ou para baixo, e você passa um cordãozinho e prende na sola”.

    + Veja mais imagens de referências e detalhes da coleção Verão 2012/2013 de Fernanda Yamamoto:

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW