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    Preview Blue Man: a nova liderança da marca conta o que vem por aí
    Preview Blue Man: a nova liderança da marca conta o que vem por aí
    POR Redação

    thomaz-e-sharon-azulay-blue-manThomaz e Sharon Azulay, da Blue Man ©Divulgação

    A Blue Man acredita em seu DNA – em todos os sentidos. Sharon Azulay, de 19 anos, filha do fundador David Azulay, morto em 2009, tomou em setembro passado as rédeas dos negócios e a direção de imagem da empresa, enquanto Thomaz Azulay, primo de Sharon e filho de Simon Azulay, fundador da icônica Yes Brazil, assumiu o estilo. Desde 2009, quem ocupava esse cargo era a estilista Marta Reis, que começou a trabalhar com David em 1997 e a quem coube a árdua função de dar continuidade à forte identidade de praia da marca.

    3-blue-man-verão-2012-thomaz-e-sharon-azulayReportagens recentes sobre essas mudanças cogitam se a saída de Marta teria a ver com o suposto descontentamento da empresa com seu estilo mais sóbrio e sofisticado, que estaria se distanciando da cara essencialmente tropical e sexy da Blue Man. Sharon e Thomaz discutiram o assunto com o FFW, e falaram também de DNA, responsabilidades, o desfile da nova coleção (que, dizem terá a modelo Lea T) e futuro:

    Quais as suas expectativas para a Blue Man agora que vocês assumiram a direção de estilo e imagem?

    Thomaz: Houve essas mudanças na equipe, mas a influência disso no estilo é muito pequena. A Marta já trabalhava na Blue Man há bastante tempo, e o DNA da marca era muito forte mesmo quando ela estava aqui. Ela saiu porque tinha os projetos dela, e então eu entrei na posição.

    Como você vê a evolução de estilo da marca, especialmente depois da morte do David Azulay, em 2009?

    Thomaz: A evolução é muito sutil. Na moda praia a gente inova em tecnologia, nos tecidos, mas como a identidade da Blue Man é muito forte, não há efemeridade; não vamos aparecer de um jeito em uma estação e daí mudar drasticamente na outra. Temos esse compromisso muito forte com a moda praia, brasileira.

    Como você está encarando o novo cargo? Você se sente pressionado por  serem jovens no comando de uma empresa tradicional?

    Thomaz: Claro que há muita responsabilidade, é uma empresa grande, quase 40 anos de história, mas se fosse outra pessoa sem esse DNA, seria ainda mais difícil. Sabemos muito dessa identidade, que é forte como poucas marcas sabem fazer – essa identidade criada pelo David.

    A nova coleção que será desfilada no Fashion Rio foi feita já sob o seu comando? O que podemos esperar?

    Thomaz: Sim, já é 100% sob o meu comando. Ela vem super colorida, pra cima, brasileira; com cara de Blue Man, mas com um olhar fresco. Contamos a mesma história, mas com cabeças mais jovens.2-blue-man-verão-2012-thomaz-e-sharon-azulay

    Como aconteceu a parceria com o Maxime Perelmuter (estilista da British Colony)?

    Thomaz: A coleção masculina comercial mesmo, que vai chegar às lojas, foi feita a quatro mãos com o Maxime, que é amigo da família desde sempre e tem um trabalho muito legal, com essa nova maneira de ser carioca sem clichês. Rolou a parceria e ele ficou super amarrado.

    A parceria vai continuar para as próximas estações?

    Thomaz: Ainda não sabemos, nem estamos pensando nisso no momento; agora, a gente só consegue pensar em entregar essa coleção, depois vamos ver isso (risos).

    Sharon, como foi a sua integração à equipe da Blue Man?

    Sharon: Até pouco tempo atrás eu estava vendo as coisas de longe. Precisei de um ano pra me afastar, me isolar. O que aconteceu foi que eu perdi meu pai, não que eu herdei uma empresa. Só depois eu senti que precisava vir, entrar. Senti que precisava de um Azulay aqui dentro, precisava de um sangue forte.

    Trabalhar na empresa sempre foi uma meta sua? Seu pai te preparava para o cargo?

    Sharon: Não. Nunca tive maturidade pra ver como a moda era legal. Eu tinha vontade era de estudar psicologia. Eu tinha 17 anos na época, achava chato, tinha outros valores. Agora eu descobri um lado da moda que eu não conhecia: de gostar, sentir prazer, estar envolvida na produção, do desenvolvimento de uma coisa que sai do papel, ter tesão por esse trabalho.

    E agora que você está envolvida nos negócios e na tomada de decisões, que futuro você enxerga para a Blue Man?

    Sharon: Eu acho assim: a Blue Man vai completar 40 anos em 2012; o que essa marca tem é o que a fez chegar até aqui, então não tem por que mudar. O que vamos trazer é um olhar fresco. Por exemplo, eu tenho vontade de aumentar a linha infantil, que eu super aposto, acho um setor muito carente. E todo pai quer que o filho tenha uma peça igual a sua, toda mãe também. E eles querem isso com qualidade, com conforto – não pode ser uma qualidade menor só porque é pra um nenê, sabe?

    1-blue-man-verão-2012-thomaz-e-sharon-azulayTodos os croquis desta matéria são da coleção Verão 2012 da Blue Man ©Divulgação

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