FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cavalli e Armani fecham a semana de Milão; veja todos os destaques
    Cavalli e Armani fecham a semana de Milão; veja todos os destaques
    POR Redação

    abre-desfiles-milao-verao-2012-finalLooks da temporada Verão 2012 da semana de moda de Milão ©FFW

    Depois de Nova York e Londres, é a vez de Milão se despedir da temporada de moda Verão 2012; aqui nesta página você confere um resumo dos principais desfiles da semana italiana, entre eles Prada, Jil Sander, Versace, Dolce & Gabbana e Missoni — lembrando que na seção de Desfiles, você pode ver todas as fotos com superzoom.

    Próxima parada: Paris!

    ROBERTO CAVALLI

    abre-roberto-cavalli-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    Há, sim, vários vestidões esvoaçantes semi-transparentes, mas para o seu Verão 2012, Roberto Cavalli apresentou muitas outras opções além de seus característicos longos de festa. A opulente sequência de dourados do início do desfile é um dos destaques da coleção, ao lado do trabalho de bordados manuais e os plissados – que apareceram em vários desfiles desta temporada, mas que ganharam uma identidade própria na Cavalli, com uma interessante intercalação de estampas.

    + Veja aqui a coleção completa de Roberto Cavalli na semana de moda de Milão Verão 2012

    GIORGIO ARMANI

    abre-giorgio-armani-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    Sofisticação italiana com um toquezinho oriental, estilo que Giorgio Armani faz tão bem, é novamente a oferta da grife para este Verão 2012. Trabalhando com tecidos ricos em tons lustrosos de azul escuro, o estilista apresentou uma coleção com um quê de referências marinhas – talvez pelo próprio azul, que dominou a passarela, ou pelos reflexos madrepérola das sedas, pelas ondulações nas silhuetas, ou talvez pelo incrível trabalho de bordado com cristais dos últimos looks, que sugeriam o brilho das pérolas.

    + Veja aqui a coleção completa de Giorgio Armani na semana de moda de Milão Verão 2012

    VERSUS

    abre-versus-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    Correndo em direção oposta a sua coleção anterior, dominada pela sobriedade e pela cor preta, o Verão 2012 da Versus é voltado para o universo jovem das cheerleaders e dos jogadores de basquete – até a passarela foi pintada de forma a lembrar uma quadra esportiva, com tons pasteis de azul e lilás que também apareceram na cartela de cores da coleção. No geral, Christopher Kane e Donatella Versace conseguiram a difícil façanha de dar uma cara sofisticada a esse tema, usando contornos e materiais esportivos, mas mantendo uma silhueta moderna – a exceção talvez fique por conta de alguns vestidos que pesam a mão na referência aos uniformes das líderes de torcida.

    + Veja aqui a coleção completa da Versus na semana de moda de Milão Verão 2012

    MISSONI

    abre-missoni-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    “Experimentação” é a melhor palavra para explicar o Verão 2012 da Missoni, apesar de que “tudo ao mesmo tempo agora” também parece ser um termo apropriado. E pensar que a ideia de Angela Missoni para esta estação veio de uma coisa tão mundana: observar suas filhas voltando da balada, e imaginar que roupas seriam boas para esse tipo de ocasião. A resposta, na cabeça da estilista, foi algo espontâneo e improvisado, o que resultou em uma coleção repleta de cores vibrantes, estampas mil, camadas de babados, franjas, listras, cortes assimétricos, tecidos transparentes e peças vazadas, tudo misturado e sobreposto.

    + Veja aqui a coleção completa da Missoni na semana de moda de Milão Verão 2012

    DOLCE & GABBANA

    abre-dolce-gabbana-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    A atmosfera de verão de uma cidade pequena do sul da Itália lá pelos anos 1950 foi o ponto de partida para a nova coleção de Domenico Dolce e Stefano Gabbana: os vegetais que poderiam ser vistos em mercados a céu aberto, por exemplo, viraram os acessórios e as estampas super literais das peças de silhueta ladylike, bem Sophia Loren – que, aliás, era a trilha sonora do desfile, com a música “Mambo Italiano”. Já na parte de nightwear, as estampas abrem espaço para o preto, em rendas, brilhos, transparências e bordados em formas sempre femininas.

    + Veja aqui a coleção completa da Dolce & Gabbana na semana de moda de Milão Verão 2012

    DSQUARED²

    abre-dsquared2-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    A Dsquared² apresenta as suas melhores coleções quando consegue se inserir no círculo “passarela que inspira o street style que inspira a passarela” – e, felizmente, este é o caso do Verão 2012 da grife. Inspirados pela imagem dos jovens estilosos que marcam presença no Festival de Glastonbury, um dos maiores festivais de música a céu aberto do mundo, Dan e Dean Caten conseguiram capturar esse visual e energia e transformá-los em uma coleção que, por sua vez, vai se tornar desejo de consumo desses mesmos jovens que inspiraram os estilistas. Camisetas com estampa dos Estados Unidos, versões salto alto das clássicas botas impermeáveis Hunter e calças jeans com estampa de “lama” até o joelho foram alguns dos elementos do verão da Dsquared²; ponto também para o styling esperto do desfile e para a cenografia, com a passarela coberta de lama.

    + Veja aqui a coleção completa da Dsquared² na semana de moda de Milão Verão 2012

    EMILIO PUCCI

    abre-emilio-pucci-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    O look do Verão 2012 Emilio Pucci usado por Gwyneth Paltrow durante a premiação do Emmy há algumas semanas já havia adiantado: nesta estação, a grife vem sexy, muito sexy. Seja nos looks pretos dos pés à cabeça, como no conjunto usado pela atriz (na passarela, ele veio ainda mais abusado, sem forro – vide a imagem acima, à direita), seja nos vestidos esvoaçantes com estampas coloridas, a mulher idealizada por Peter Dundas tem uma missão nesta temporada, e essa missão é seduzir. O trabalho com rendas, sozinhas ou combinadas a tecidos molinhos, é especialmente sedutor: vale a pena dar uma olhadinha bem de perto com a nossa ferramenta de super-zoom.

    + Veja aqui a coleção completa de Emilio Pucci na semana de moda de Milão Verão 2012

    JIL SANDER

    abre-jil-sander-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    Com a vontade de criar roupas que não apenas fossem novas e diferentes, mas que também pudessem ser visualizadas na vida real, Raf Simons apresentou um Verão 2012 limpo, fresco e sofisticado – tudo os que os seus clientes fieis esperam da grife. Para quem gosta de descobrir as intenções que motivam o processo criativo dos estilistas, vale dizer também que, muito além das linhas impecáveis e da silhueta moderna, o que Simons quis oferecer é uma reflexão sobre o universo feminino: o ritual de beleza praticado em salões e spas, além do significado do casamento.

    + Veja aqui a coleção completa da Jil Sander na semana de moda de Milão Verão 2012

    VERSACE

    abre-versace-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    Para o seu Verão 2012, Donatella Versace investiu na temática marinha e a explorou de maneira bem literal, com a cartela de cores marcada por tons clarinhos de azul e verde, e nas formas de conchas, sereias e estrelas do mar que permearam todo o desfile — elas apareceram nas estampas, nas aplicações de tachas douradas e também nos enormes brincos e anéis que complementam a coleção. Os vestidos longos com fendas até o alto da perna, que sempre aparecerem na passarela da Versace, estão lá; mas há também opções menos óbvias de apelo sensual, com as saias lápis de cintura alta combinadas a tops que deixa à mostra só um pedaço de pele, logo abaixo do busto.

    + Veja aqui a coleção completa da Versace na semana de moda de Milão Verão 2012

    MOSCHINO

    abre-moschino-semana-de-moda-de-milao-verao-2012

    Os desfiles da Moschino costumam carregar na teatralidade, especialmente por causa do styling que cria “personagens” para a passarela: o Verão 2012 é uma confirmação disso, com suas modelos de visual toureira-fashion. Mas quem entende o espírito irreverente da marca e consegue visualmente desmontar a montação enxerga peças que, individualmente, são perfeitamente usáveis e estão prontas para as lojas. Destaque para os vestidos pretos com bordados dourados e as sandálias que envolvem os tornozelos. Os arranjos de cabeça talvez não sejam tão usáveis no dia a dia, mas são lindos — vale dar uma olhada mais de perto com a nossa ferramente de superzoom.

    + Veja aqui a coleção completa da Moschino na semana de moda de Milão Verão 2012

    PRADA

    abre-desfile-prada-milao-verao2012rtw

    O desfile da Prada é um dos principais definidores de quais rumos a estação vai pegar. Seja para lançar roupa, modelos ou acessórios, a visão de Miuccia Prada é decisiva para a indústria da moda. Lembra do que aconteceu com as listras?

    Tendo como principal referência os carros Thunderbird, modelo clássico dos anos 50, Miuccia faz uma brincadeira entre feminino e masculino e propõe uma nova sensualidade. Estampas de carrinhos coloridos, que podem simbolizar o universo masculino imposto às mulheres e a velocidade com que vivemos hoje, contrastam com peças de tons delicados, bordados e estampas florais. A proporção também é estranha, aquele tipo de estranheza característica da Prada, o feio-bonito ou o bonito-intelectual que ela faz tão bem. Saias com cinturas elevadas usadas com bustiês dão o toque retrô da coleção. Já as barrigas bronzeadas de fora e os brincos grandes trazem o frescor sexy do verão, que por sua vez é quebrado pelos plissados clássicos, que aparecem nas saias e em alguns tops. Para completar, muitas bolsas e um sapato delicado e até comum para os moldes da Prada, que também brinca com a inspiração principal. Numa mesma coleção, Miuccia mistura com elegância e inteligência, elementos clássicos, sensuais, retrôs e contemporâneos.

    + Veja aqui a coleção completa da Prada na semana de moda de Milão Verão 2012

    D&G

    abre-d&g-semana-de-moda-de-milao-verao-2012-ultimo-desfile

    Para o desfile que marcou o encerramento das atividades da D&G como segunda marca da Dolce & Gabbana, Domenico Dolce e Stefano Gabbana apresentaram uma coleção que, deixemos claro: se você não gosta de estampa, não tem nada para você aqui. Partindo da ideia de lenços de seda super coloridos, a grife apresentou um Verão 2012 com cara de “fashionista criativa com muitos lenços sobrando em casa”. E dá-lhe mistura de estampas, que surgem vibrantes e joviais tanto nas camisas, saias e vestidos quanto nos sapatos.

    + Veja aqui a coleção completa da D&G na semana de moda de Milão Verão 2012

    FENDI

    fendi-semana-de-moda-milao-verao-2012

    Com a vontade de criar “roupas para a vida real – nós não vivemos para o tapete vermelho”, Karl Lagerfeld apresentou para a Fendi um Verão 2012 super usável, com um visual gostoso meio navy, meio anos 1960. As listras deram o tom da coleção, aparecendo nas roupas, nos sapatos fofos e até no chão da passarela. Com uma simplicidade elegante, a experimentação ficou por conta das peças com cara de desmontadas e remontadas; mangas duplas e camisas e paletós com ombros vazados marcaram presença na coleção.

    + Veja aqui a coleção completa da Fendi na semana de moda de Milão

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!