FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Por trás do desfile da Osklen: como atuam os profissionais de uma marca antes do SPFW
    Por trás do desfile da Osklen: como atuam os profissionais de uma marca antes do SPFW
    POR Augusto Mariotti

    Por Raisa Carlos de Andrade, em colaboração para o FFW

    Arara de roupas no backstage da Osken no SPFW Inverno 2014 ©Felipe Abe

    Do conceito à exibição das peças em um desfile existe um processo criativo extenso. No caso da Osklen, a preocupação em produzir a coleção de maneira coletiva é um dos focos de Oskar Metsavaht, estilista e diretor criativo da marca. Ele acompanha de maneira ampla tudo que é feito a partir do tema definido. Para o Inverno 2014, a grife trouxe um ponto forte da cultura brasileira, o futebol. Entenda como atua cada um dos profissionais na composição imagética da passarela.

    + Veja aqui a coleção da Osklen no SPFW Inverno 2014

    Estilista e Diretor Criativo: Oskar Metsavaht

    Oskar Metsavaht no backstage da Osklen ©Felipe Abe

    Tudo que é produzido pela Osklen passa pelo olhar minucioso de Oskar Metsavaht, que escolhe o tema a ser desenvolvido e define a linguagem que vai da criação à trilha sonora do desfile. Muitas vezes, a temática vem de ícones estereotipados da cultura brasileira seguida de um atrativo singular sob sua ótica. “As pessoas falam que eu sou esportista, mas eu gosto da questão estética. Desta vez fui explorar isso no futebol. Fico interessado pelo movimento porque acho bela aquela dinâmica”, explica.

    As inspirações vêm de seu lado artsy, concebidas após séries fotográficas. Pelas imagens, Oskar consegue explicar de modo abrangente o que espera de sua equipe. “Fotografo em baixa velocidade, às vezes fora de foco para dar ênfase ao movimento e realçar o fundo — no caso, o verde do gramado”. Para a coleção de Inverno, a cartela de cores foi o ponto de partida. “Isso eu descrevo para a Juliana, mostro as imagens. Daí pego texturas, silhuetas de outras coleções, uma continuação do que já fizemos. Eu trago os elementos do estilo clássico da Osklen. Sou um estilista. O que é estilo? Forma, cor e textura”.

    Oskar aponta também a diferença entre estilo e moda em sua marca. “Falam que tem coisas que são sempre iguais… Sim, a Osklen tem um estilo. Ela não é uma marca de moda, que vai mudando. Ela segue suas cores, seus arquétipos. Vou alicerçando os clássicos, que passam a fazer parte da marca. O arquétipo é um dos pilares do estilo. Depois você cria o conceito da coleção e aí começa a pesquisa”. Na Osklen, este processo se dá de forma coletiva: “É uma troca grande, eu troco com todo mundo”.

    Direção de Estilo: Juliana Suassuna

    Juliana Suassuna no backstage da Osklen ©Felipe Abe

    Há 13 anos na marca, Juliana Suassuna é quem transforma o conceito criado por Oskar Metsavaht em produto. “Comecei como estagiária e fui crescendo. Hoje sou diretora de estilo. Na verdade, meu processo criativo é todo dividido com o Oskar. Ele sempre vem com o input, com o tema, e começo a desenvolver as impressões dele. Tenho um caderno que dividimos nesses seis meses. Ele vai direcionando o que gosta mais, desenho o desfile todo e a gente divide essa construção”, conta.

    Cinco dias antes, toda a equipe trocou o Rio por São Paulo, para assegurar o resultado impecável na passarela. “É uma loucura. A gente vem com o ateliê inteiro para São Paulo. Máquinas, costureiras… É um tempo para provar e consertar. Viramos noite. A gente vem com a coleção pronta e finaliza aqui”. O período dedicado à marca, de acordo com ela, deixou o processo mais leve. “Depois de tantos anos, tem uma sintonia. Já sei o que ele vai gostar, o que não vai. Ele não pega a caneta para desenhar. A parte técnica do desenho eu faço. Mas ele vê e diz o que gosta. Faz parte do processo do desenho todo”.

    Stylist: Pedro Sales

    Pedro Sales no backstage da Osklen ©Felipe Abe

    Para dar conta do desfile da Osklen e de outras seis marcas que atende durante as temporadas, Pedro Sales tem no máximo cinco horas de sono por noite. “Desfile não é uma coisa que você pega uma coleção na arara e monta. Imagem vai muito além disso. É uma troca de ideias, de pensamentos”. Seu trabalho começa meses antes, em uma primeira reunião com Oskar Metsavaht. “Ele me passa o conceito da coleção e um pouco da imagem final, que é o que vamos ver no desfile. Proporção, cartela de cores, tipo físico, para a gente construir isso junto”. Em época de desfile, é preciso estar submerso naquele ambiente. Ao contrário de campanhas e lookbooks, o número maior de looks – 45, no caso da Osklen – sofre mudanças até o último minuto, independente da edição montada no papel. Por isso, Pedro chega ao evento com cerca de quatro horas de antecedência. “Meu trabalho é concretizar o desejo de cada estilista para a coleção. Fazer o mix das peças para conseguir transmitir o desejo de cada estilista com que estou trabalhando. O meu gosto faz parte disso e talvez seja o que as pessoas queiram acrescentar ao trabalho delas”.

    Beleza: Sílvio Giorgio

    Silvio Giorgio no backstage da Osklen ©Felipe Abe

    Esta é a segunda temporada de Silvio Giorgio à frente da beleza da Osklen. O maquiador, que trouxe a geometria nos cabelos e na sobrancelha para o Inverno 2014, chega quando a marca já definiu praticamente tudo que será exibido na passarela. “Entro quando está tudo pronto. Eles me mostram a inspiração, os desenhos, me dão a ideia e eu digo se acho legal ou não. Eles queriam algo geométrico na maquiagem. Um delineador, uma boca… E eu sugeri a sobrancelha, que aparecia mais. A Osklen nunca gostou das meninas muito maquiadas.”, explica. A equipe, com 20 profissionais – 10 para cabelo e 10 para maquiagem – entra no backstage cerca de quatro horas antes. “Eu olho tudo, porque precisa estar impecável, não pode ficar uma diferente da outra. Tem que ter esse cuidado. Oskar é uma pessoa incrível. Dá uma liberdade, mas fica de olho. Se ele não gosta, não gosta. Mas se ele gosta, ama”.

    + Veja mais cenas de bastidores da Osklen no SPFW Inverno 2014:

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta