FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Peças-chave do streetwear que entraram no guarda-roupa casual
    Peças-chave do streetwear que entraram no guarda-roupa casual
    POR Redação

    O FFW inicia nesta segunda-feira (27.07) uma semana dedicada ao streetwear, com uma série de matérias especiais. Até sexta-feira, trataremos de diversos assuntos, como marcas mais relevantes do momento, sugestões de compras e, claro, tênis.

    Mas, antes de tudo, você sabe o que é streetwear? Diferentemente do que muita gente pode achar à primeira vista, nem tudo o que as pessoas vestem na rua é considerado streetwear. Se fossemos colocar tudo dentro de caixinhas, o streetwear seria um subgênero da moda de rua.

    Especial Streetwear

    + Dos atletas aos estilistas e celebridades: a invasão dos tênis na moda

    + Conheça Chitose Abe, a inteligência e sensibilidade por trás da Sacai

    + Shooting: Black Boots

    O estilo, que é bastante difícil de definir, nasceu no fim dos anos 1970, início dos 80 na Costa Oeste dos Estados Unidos e está ligado à cultura do surfe e do skate. Com o passar do tempo, também foi incorporando elementos do punk e do hip hop, criando uma moda sempre urbana e que passou a inspirar as coleções de marcas consagradas, como Givenchy e Alexander Wang. O hip hop ainda é um grande influenciador, com Kanye West e Jay Z à frente, mas se consagrou de vez como a voz das ruas.

    Abaixo, elencamos sete peças-chave do streetwear que foram incorporadas ao nosso guarda-roupa casual ao longo dos anos.

    1 – Oversized

    streetwear-guarda-roupa-casual-gang-starr3

    Gang Starr, também conhecido como Little L, importante grupo de hip hop dos anos 1980 e 90 ©Reprodução

    Peças em tamanho oversize são usadas, pelo menos, desde os anos 1920. Mas, falando especificamente do streetwear, as principais influências aconteceram nos anos 80 e 90, primeiro copiando os grupos de hip hop e, depois, os uniformes da NBA.

    2 – Bermudão

    streetwear-guarda-roupa-casual-Bob-Burnquist-bermuda

    O skatista carioca Bob Burnquist com o bermudão ©Reprodução

    Por incrível que pareça, no início da moda do skate, ainda nos anos 1970, os skatistas usavam shorts para a prática do esporte. O bermudão largo e abaixo dos joelhos foi adotado pelos skaistas por influência do hip hop a partir dos anos 1990. Hoje é sinônimo do esporte e é usado até por quem nunca colocou os pés sobre um shape.

    3 – Logomania

    NEW YORK - 1988: (Clockwise from bottom left) Flavor Flav, Professor Griff, Terminator X, S1W and Chuck D of the rap group Public Enemy pose for a portrait in a studio. (Photo by Michael Ochs Archives/Getty Images)

    Flavor Flav, Professor Griff, Terminator X, S1W e Chuck D do Public Enemy em 1988 ©Reprodução

    Essa é uma corrente da moda que migrou para o guarda-roupa casual diretamente dos anos 1980. Coincidindo com a fama que cada vez mais grupos de hip hop ganhavam na época, as grifes estavam em plena expansão pelo mundo, virando sinônimo de status. Nos anos 90, ganharam força movimentos antiglobalização, além do minimalismo. Agora, a logomania está de volta e o streetwear, com toda sua liberdade, serve de tela pra esse momento.

    4 – Moletons

    streetwear-guarda-roupa-casua-Rocky

    Rocky Balboa, no filme “Rocky: Um Lutador”, de 1976 ©Reprodução

    Nos anos 1970, o moletom ficou ligado às primeiras bandas de hip hop de Nova York. Imediatamente, várias marcas e estilistas passaram a criar suas versões para a peça. Sua aparição no filme “Rocky: Um Lutador”, de 1976, também foi marcante. Nos anos 90, foi amplamente adotado por skatistas e surfistas da Costa Oeste dos Estados Unidos. E foi nessa época também que os moletons das universidades transcenderam o meio acadêmico. Tommy Hilfiger, Giorgio Armani e Ralph Lauren, por exemplo, fizeram do moletom o elemento principal de muitas coleções na década de 90. Hoje o moletom existe em versões extremamente luxuosas, mas ainda assim são moletons.

    5 – Calças jogging

    streetwear-guarda-roupa-casua-Eminem-1999-moleton

    Eminem com a clássica calça de moletom cinza em 1996 ©Reprodução

    As calças jogging dos anos 2010 têm corte ajustado e podem ser tanto de moletom como de tecidos mais bacanas, como nylon e seda. São uma releitura 2.0 das calças de moletom largas, muito usadas por rappers nos anos 1990.

    6 – Tênis

    streetwear-guarda-roupa-casual-Michael-jordan-nike

    O jogador da NBA Michael Jordan, que foi uma das principais personalidades com quem a Nike associou sua marca nos anos 1990 ©Reprodução

    Desde aos anos 1970, os tênis são parte muito importante da cultura do hip hop (especialmente Puma, Nike e Adidas) e do rock’n’roll (principalmente Converse). Mas foi nos anos 80, nos Estados Unidos, que eles deixaram de estar associados exclusivamente ao streetwear e ganharam status de peça de colecionador. Nascia assim a cultura sneakerhead, que se espalhou para a Europa nos 90.

    7 – Bonés

    streetwear-guarda-roupa-casual-Wu-tang-clan-bone

    O grupo de hip hop Wu Tang Clan ©Reprodução

    Apesar de ser chamado em inglês de baseball cap, o boné não migrou diretamente do baseball para o guarda-roupa casual. Foram necessários muitos anos para que ele fosse aceito socialmente. Apenas no fim dos anos 1970 é que eles começaram a ser usados de fato nas ruas. Ficaram muito populares na década de 90, quando grupos de hip hop começaram a usar os bonés dos times da NBA. E, a partir daí, várias grifes e estilistas fizeram sua versão do boné.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!