FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Os melhores de 2015: As principais tendências do ano vistas nas passarelas nacionais e internacionais
    Os melhores de 2015: As principais tendências do ano vistas nas passarelas nacionais e internacionais
    POR Augusto Mariotti

    Genderless

    Tendência do ano, a estética Gender Bender entrou no lugar do que antes era chamado de androginia. Os universos femininos e masculinos misturam-se para criar um guarda-roupa em que o gênero não importa e as regras não têm validade aqui. O que está em questão é a personalidade. O estilo virou febre após Alessandro Michelle mostrar seu primeiro desfile para a Gucci em fevereiro, com meninos e meninas com look geek e sem gêneros muito marcados. Ao contrário da androginia, essa tendência também pode ser romântica, como também vimos nas coleções recentes da Gucci.

    Sport

    Faz anos que há uma clara influência esportiva na moda, mas essa parceria fica cada vez mais estreita, derrubando a fronteira entre os dois segmentos. Surgiu até um apelido para defini-la: “athleisure”. Os tênis já foram parar nas passarelas de Alta-Costura, gigantes esportivas, como Nike e Adidas, estão cada vez mais próximas da moda, novas parcerias surgem e a tecnologia, os shapes e materiais usados no esporte também aparecem nas passarelas de prêt-à-porter.

    Anos 90

    Os estilistas perto dos 40 anos e que foram adolescentes ou jovens adultos nos anos 90 sentiram aquela nostalgia do próprio passado. Com diferentes estilos a serem explorados, a década inspira looks minimalistas, calcados no grunge, no colorido movimento das raves, na tecnologia baseada nos primórdios da ascensão dos computadores domésticos e nos nerds viciados no que hoje se tornou a norma de comportamento. A década apareceu com força nas passarelas nacionais e internacionais.

    Underwear – Slip dress e Lingerie

    Fresco e sexy, o slip é o vestido inspirado nas camisolas e roupas de baixo que dominou as passarelas internacionais. São próximos do corpo, têm alça bem fina, normalmente em seda ou cetim e vão do micro – quase um baby doll – ao longo. A lingerie também sai debaixo da roupa para ganhar outro tipo de protagonismo. Não se trata mais de usar o sutiã de renda aparecendo por baixo: a lingerie, agora, é reinterpretada em modelos que são claramente roupas “de cima” em tops com recorte meia taça, de cetim de seda, com rendas ou toque esportivo.

    Preto e branco

    Um clássico que foi fortemente revisitado neste ano, especialmente no Verão 15/16 internacional. Na maioria das vezes, o preto e branco aparecem em alfaiataria, tornando ainda mais fácil de se aderir à dupla, já que tratam-se de camisas, paletós, saias ou calças de cortes impecáveis. A diferença no uso do preto e branco vem das texturas, como bordados, e na mistura de materiais em peças elaboradas e casuais.

    New romantic

    Vestidos longos, tecidos fluídos e silhuetas soltas são sempre um produto fácil de emplacar. No inverno, aparecem com uma inspiração mais sóbria, vitoriana; no verão, vêm embalado pela primavera, ultra-femininos e com lindas estampas e tons doces. Romance no radar da moda, porém sem estereótipos e com um esforço para mostrar uma feminilidade instigante.

    Praia no asfalto

    Biquinis e maiôs saem da praia para a vida urbana e são usados com calças, shorts e saias. Hoje, marcas especializadas em beachwear fazem roupas e marcas de prêt-à-porter fazem peças para a praia, quebrando as barreiras entre areia e asfalto.

    Ombros eróticos

    Os ombros são a nova zona erógena a ser explorada. Evidenciados com recortes assimétricos, decote ombro a ombro, alças caídas e tiras que os contornam, eles exalam uma sensualidade nada óbvia e mais instigante do que a manjada fenda ou o decote profundo. Um ombro de fora ou destacado por recortes é super sexy e moderno ao mesmo tempo.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!