FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Os destaques por trás do desfile sucesso de Raf Simons para o Inverno 16/17
    Os destaques por trás do desfile sucesso de Raf Simons para o Inverno 16/17
    POR Camila Yahn

    O estilista Raf Simons apresentou seu primeiro desfile após deixar a Dior em 2015. Em seu reencontro com a liberdade, ele mostra que ser livre pode ser altamente inspirador. Raf comemora 20 anos de marca ovacionado ao final da apresentação. Abaixo, entenda como foi o desfile através dos principais fatos:

    Inspiração: sobre sonhos e pesadelosraf simons inverno 16 17

    Raf nomeou sua coleção como “Nightmares and Dreams” e, assim como o título, ela é inteira baseada em opostos. Raf construiu grupos de referências que inspiraram seu trabalho nessa estação. Entre as inspirações, estão David Lynch, para quem dedicou o show, e seu parceiro musical Angelo Badalamenti; Margiela, a artista Cindy Sherman; há os temas americanos, como “Twin Peaks”, Freddy Krueger e “A Hora do Pesadelo”, Halloween, o livro “Tulsa”, de Larry Clark e sua juventude louca, o college boy, o clube lendário CBGB, o filme cult “O Clube dos Cinco”.  Assim, muitas das referências tratam do universo adolescente – e da juventude do próprio Raf. Ele também relembra desfiles antigos, quando ele surgiu como um visionário na moda e mostrava suas coleções em lugares alternativos para um público que assistia tudo em pé.

    Opostos que se complementam

    raf-simons-inverno-17-tricos

    Tricôs destruídos e oversized com calças secas e mais curtas ©Agência Fotosite

    Uma coleção de contrastes. O skinny e o oversized, o puído e o impecável. Há os tricôs e cardigans enormes, quase até os joelhos, com as letras usadas em jaquetas college, porém com as golas, mangas e barras destruídas, assim como o tricô usado por Freddy Krueger. Um mix de “Clube dos Cinco” com “A Hora do Pesadelo”. Essas peças são as mais fortes da coleção e criam uma personalidade conflitante em si: o símbolo do jovem americano, bom menino, saudável, esportista, aquele ao qual estamos acostumados a ver em filmes, mas algo deu errado com ele no meio do caminho. Entra aí o jovem de Larry Clark, também americano, porém livre e louco. Por baixo, camisas impecáveis e fechadas até o último botão. Por cima, os casacões destruídos. E Raf brinca, separando a gola do resto da peça ou cortando curtíssimo, com um trabalho bem interessante de sobreposições, em contraste com os trenchs compridos. Em seu site, o estilista diz: “Não quero mostrar roupas. Quero mostrar minha atitude, meu passado, presente e futuro. Uso memórias e visões do future e tento coloca-las em um lugar no presente”. Oh yes!

    + Veja a coleção completa com detalhes aqui

    + Acompanhe o calendário da semana masculina de Paris

    Power coats

    raf-simons-inverno-16-17-casacos

    Os super casacos da coleção de Raf Simons ©Agência Fotosite

    Se você não é da turma no momento puído da coleção, há trench coats impecáveis e em tons neutros ou em padronagens clássicas do vestuário masculino, como o xadrez. Tem muitas opções de belos casacos de inverno e puffer jackets statement, enormes e volumosas, usadas com calças secas e com as barras mais curtas.

    Locação old schoolraf simons inverno 16 17 2

    O desfile aconteceu em um espaço na Gare Saint Lazare, em Paris. Apesar de vasto, o teto era baixo e não havia lugar para sentar – os convidados assistiram de pé e a passarela foi construída como um labirinto apertado, ajudando na criação de uma atmosfera intimista, apertada e estranha e relembrando o início da carreira de Raf na moda, que já completa 20 anos.

    Trilha

    Tem a voz de Angelo Badalamenti falando sobre a criação de “Twin Peaks” com Lynch, “Blue Moon”, com Elvis Presley, e no final Tommy James cantando o clássico “Crimson and Clover”, bem conhecida na voz de Joan Jett. Nessa hora, a linda música é praticamente escondida pelos aplaudos, assobios e gritos da plateia. “What a beautiful feeling, over and over”.

    Novo tênisScreen shot 2016-01-21 at 9.40.42 AM

    Raf aproveitou para lançar seu novo tênis com a Adidas originals, um modelo preto, apenas com a lista vermelha na sola e o símbolo na lateral, na mesma cor.

    rafsimons.comraf simons inverno 16 17 5

    Vale entrar no site da marca. A coleção nova já foi fotografada e está lá, com os meninos usando as roupas, andando pela rua, dia dia e à noite, em cor e preto e branco. Cada quadradinho desses é um pequeno vídeo do modelo em movimento.

     

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW