FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    O poder da imagem: os vídeos de moda mais lindos da temporada
    O poder da imagem: os vídeos de moda mais lindos da temporada
    POR Redação

    Campanha de Primavera/Verão 2012 da Edun, por Ryan McGinley ©Reprodução

    Os vídeos são uma plataforma relativamente nova no universo da publicidade de moda, mas já se tornaram pré-requisitos para campanhas bem sucedidas. Grandes nomes deste universo, como Steven Meisel, Nick Knight e Ryan McGinley, já mostram seus trabalhos com movimento e música, tornando a moda um pouco mais palpável. Se esta forma de mídia igualará o sucesso dos clipes musicais ou substituirá as clássicas fotografias de moda é algo que ainda não sabemos e que talvez nunca aconteça, mas certamente, é uma plataforma que ganha cada vez mais força e também é aberta a experimentações. Abaixo apresentamos alguns dos curtas mais impressionantes lançados este mês por marcas como Louis Vuitton, Prada, Lanvin, Edun e Yves Saint Laurent. O difícil agora vai ser escolher o seu preferido.

    “THE WOMAN DRESS”, MIU MIU, POR GIADA COLAGRANDE

    Continuando a saga “Women’s Tale”, a Miu Miu lançou oficialmente no dia 14 de fevereiro seu terceiro vídeo da temporada, chamado “The Woman Dress”. Com direção de Giada Colagrande, italiana esposa de Willem Dafoe, que desfilou para a Prada recentemente, o curta-metragem apresenta a história de bruxas que, em um ritual quase surrealista, transformam a atriz Maya Sansa em um belo vestido magenta. O clima é soturno, mas envolvente – em grande parte devido à trilha sonora do grupo Au Revoir Simone.

    “FAN CLUB” (LOUIS VUITTON PRIMAVERA/VERÃO 2012), POR KATIE GRAND E RUTH HOGBEN

    “Fan Club”, vídeo da Louis Vuitton em parceria com a revista “LOVE”, foi lançado no início de fevereiro. A stylist Katie Grand e diretora Ruth Hogben produziram um curta de pouco mais de cinco minutos que apresenta um grupo de modelos como dançarinas de cabaré da Paris dos anos 1930: penas, collants, toucas e muito sincronismo fazem parte deste que, definitivamente, já é um dos filmes de moda mais bem realizados. Ao som de Liza Minelli, os acessórios da coleção de Primavera/Verão 2012 da marca francesa tornaram-se coadjuvantes, mas não menos desejáveis.

    EDUN PRIMAVERA/VERÃO 2012, POR RYAN MCGINLEY

    Delicado, etéreo, leve e sutil. O vídeo criado pelo fotógrafo americano Ryan McGinley para a Edun, marca fundada por Bono Vox e sua esposa Ali Hewson em 2005, é com certeza o mais poético da temporada (até agora). Ao som de “If I Had A Little Love”, canção gospel do grupo Majestic Arrows, modelos com belezas multirraciais são envoltos por frágeis borboletas, que suavemente tocam seus rostos, dedos e joelhos criando quase uma simbiose espiritual. “Eu sou infinitamente fascinado pela graça e eloquência das borboletas. Como elas, nós estamos todos em uma longa jornada onde encontramos intermináveis reviravoltas, desvios e condições que nos obrigam a mudar. As borboletas nos fazem perceber que nossa jornada é nossa única garantia”, justificou McGinley sobre “Beautiful Rebels”.

    YVES SAINT LAURENT CRUISE 2012, POR MACIEK KOBIELSKI

    O vídeo da coleção de Cruise 2012 da marca francesa foi dirigido pelo fotógrafo Maciek Kobielski. Em um dia ensolarado, Eniko Mihalik aparece passeando por Cannes. Com trilha de Martin Gutierrez, a modelo húngara representa perfeitamente a elegância e sensualidade da mulher Yves Saint Laurent, atualmente comandada por Stefano Pilati.

    PRADA PRIMAVERA/VERÃO 2012, POR STEVEN MEISEL

    Gravado em um cenário improvável – um posto de gasolina – o vídeo da coleção de Primavera/Verão 2012 da Prada traz as modelos Natasha Poly, Elise Crombez, Guinevere van Seenus, Meghan Collison, Ymre Stiekema e Katryn Kruger interpretando mulheres indolentes que mais lembram as divas dos anos 1950 com suas maquiagens perfeitas e carros conversíveis. O fotógrafo americano Steven Meisel foi o responsável pela direção e campanha fotográfica da coleção.

    MARNI PARA H&M, POR SOFIA COPPOLA

    Uma das coleções mais esperadas do ano é a parceria entre a italiana Marni, famosa por suas estampas, e a rede varejista sueca H&M. Para coroar a colaboração (e render mais mídia), Sofia Coppola foi escolhida para fotografar e dirigir a campanha publicitária. O vídeo foi gravado em Marrakech, no Marrocos, e traz a atriz inglesa Imogen Poots no papel de uma jovem sonhadora e outsider, como as típicas protagonistas dos filmes da diretora americana – alguns takes chegam a lembrar até passagens de “As Virgens Suicidas”, de 1999. A música (“Avalon” do cantor britânico Bryan Ferry) e a luz do curta dão ao vídeo uma atmosfera idílica e nostálgica.

    VICTORIA, VICTORIA BECKHAM, POR QUENTIN JONES

    Victoria Beckham recentemente lançou uma pequena coleção em parceria com a multimarcas britânica Harvey Nichols. A linha, chamada “Victoria”, e que tem preços mais acessíveis que a marca principal da designer, ganhou um vídeo superdivertido e criativo produzido por Quentin Jones, diretora britânica de apenas 27 anos.

    “LOVE YOUR LIPS”, LANCÔME, POR ADRIA PETTY

    Para promover a linha de batons “Rouge in Love”, a mesma que tem a atriz Emma Watson como garota-propaganda, a Lancôme criou o vídeo “Love Your Lips!”. Dirigido por Adria Petty, que já trabalhou com Beyoncé no clipe de “Countdown”, e com música da dupla francesa Brigitte, o curta é colorido e muito jovial, lembrando levemente as obras de artistas pop como Roy Lichtenstein. Ao assistir o curta é impossível não desejar adquirir todas as 24 tonalidades do cosmético.

    LANVIN PRIMAVERA/VERÃO 2012, POR STEVEN MEISEL

    Steven Meisel é o nome responsável também pela campanha de Primavera/Verão 2012 da Lanvin. O vídeo da coleção é ousado e sensual, como o próprio espírito da marca comandada por Alber Elbaz, e retrata em stop-motion um jantar hedonista cercado por referências bíblicas – as serpentes são quase protagonistas; já as maçãs aparecem discretamente, enquanto os modelos posam glamourosos em ternos bem cortados e vestidos com fendas vertiginosas.

    “MY NEW FRIEND BOY”, CHANEL

    O resultado da curiosa parceria entre a Chanel e a modelo Alice Dellal foi enfim revelado: no dia 15 de fevereiro foi lançado na internet o vídeo “My New Friend Boy”, dirigido pelo multifacetado – e polêmico – Karl Lagerfeld para promover a nova bolsa “Boy”. O curta-metragem de pouco mais de um minuto é mudo, com exceção de uma melodia composta só para piano, e tem a cenografia composta por referências vintage. O figurino utilizado por Dellal, bem como seu habitual corte de cabelo punk, quebram o clima meio anos 1920 (alguém lembrou de “O Artista”?).

    EMMANUELLE ALT/”VOGUE PARIS”

    Não se trata de uma marca promovendo sua nova coleção, mas é tão incrível quanto! Para divulgar o novo site da “Vogue” francesa, a editora-chefe Emmanuelle Alt gravou um vídeo dublando a música “Wake Me Up Before You Go-Go”, do Wham!, antiga banda do cantor britânico George Michael. Ao lado da apresentadora francesa Mademoiselle Agnès e das modelos Anja Rubik, Karmen Pedaru, Jasmine Tookes e Kendra Spears, a editora aparece dançando e pulando em um palco coberto por gelo seco e atmosfera oitentista. Impossível resistir às caras-e-bocas de Emmanuelle e companhia.

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal