FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Museu + moda + internet: seminário debate como colocar o acervo fashion na era digital
    Museu + moda + internet: seminário debate como colocar o acervo fashion na era digital
    POR Redação

    Croqui de Dener e modelo de Clodovil, imagens que fazer parte de exposições virtuais do Mimo, projeto que deu origem ao Seminário Moda Documenta ©Reprodução/Mimo

    “Quando se pensa em museu e moda, se pensa automaticamente em acervo físico. Nosso desafio é pensar em como inserir isso na era digital”, afirmou Márcia Merlo, organizadora da 4ª edição do Seminário Moda Documenta, que acontece entre os dias 13 e 15, em São Paulo. O evento nasceu em 2011, a partir da experiência de criação do Museu da Indumentária e da Moda (Mimo), do qual ela é diretora e líder de pesquisa.

    Além dos problemas já esperados para se fazer um trabalho pioneiro como a criação de exposições virtuais de moda, Márcia contou que foi difícil até mesmo cadastrar o Mimo no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pois os formulários que deveriam ser preenchidos foram pensados para acervos físicos. Mais recentemente, por causa de trabalhos como o do Mimo, o Ibram tem se aberto para novas formas de pensar os museus.

    No entanto, questões relacionadas à era digital, segundo Márcia, ainda geram polêmica na área da museologia, que é mais tradicional e tem certas resistências. E é exatamente isso que o Seminário Moda Documenta pretende mudar. “É um evento acadêmico para pensar o registro de moda, e como inserir isso na era digital.”

    A era digital abriu toda uma nova possibilidade com a criação de exposições virtuais, mas isso também teve uma influência sobre os museus tradicionais. “A principal mudança é na questão do acesso. Mesmo os museus físicos estão mais receptivos, estão abrindo as portas em mais dias, têm mais dias gratuitos. Isso é a democratização do museu.” É um caminho de mão dupla, já que em geral o museu virtual é feito sobre um acervo físico e o museu físico também precisa se abrir para toda uma nova gama de possibilidades, seja colocando o acervo digital em uma exposição convencional, seja disponibilizando parte do acervo digitalmente. “Só temos que observar que muitas exposições que se dizem virtuais reproduzem a arquitetura de um museu físico. Para ser um museu digital, tem que criar uma plataforma dessa natureza. Se não, é só o site do museu.”

    Esta é a quarta edição do seminário, que foi aumentando de tamanho. Neste ano, o evento também vai englobar o 1º Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, que contará com a apresentação de trabalhos científicos. O tema desta edição é “Indumentária: conceituação, documentação e exposição em meios físicos ou digitais”. O destaque da programação é a conferência de abertura, às 19h30 do dia 13, com a diretora do Museo del Traje de Madrid, Helena Lopéz de Hierro. As conferências e palestras, que já estão com vagas esgotadas, ocorrerão no Auditório da Oca, no parque Ibirapuera. Ainda há lugares para a participação nos minicursos, que acontecem no dia 13 no Centro Universitário Belas Artes. O valor para participar de um minicurso é de R$ 40 e de dois, de R$ 70.

    Programação

    13 de maio, terça-feira

    13h: credenciamento (Belas Artes)

    14h às 16h30: minicursos (Belas Artes)

    A fotografia em sistemas de informação de acervos institucionais
    Ministrante: Jofre Silva, Ph.D. (UFRJ)

    Pensando a moda com imagens: acervos metodologias, potencialidades
    Ministrante: dra Maria do Carmo Rainho Teixeira (Arquivo Nacional)

    Coleções Digitais
    Ministrante: Karen Worcman (Museu da Pessoa)

    A indumentária pelo viés da preservação e da comunicação
    Ministrantes: Maria Claudia Alcantara (Senac) e Mitiko Kodaira de Medeiros (Senac/Belas Artes/Mimo)

    17h às 19h: credenciamento (Oca)

    19h: mesa de abertura – Afonso Luz (Museu da Cidade de São Paulo), Francisco Carlos Starke (pró-reitor administrativo do Centro Universitário Belas Artes), Márcia Merlo e Kathia Castilho (Mimo/Moda Documenta)

    19h30: conferência de abertura – Helena Lopéz de Hierro (diretora do Museo del Traje de Madrid)

    14 de maio, quarta-feira

    9h30 às 11h30: visitas guiadas em museus parceiros

    13h: credenciamento (Oca)

    14h: mesa temática 1 – Museus: acervos físicos na era digital
    Afonso Luz (Museu da Cidade de São Paulo), Ana Paula Nascimento (FAU-USP) e Marilúcia Botallo (Belas Artes). Mediadora: Anna Maria Rahme (Mimo)

    16h15: intervalo

    16h30: mesa temática 2 – Indumentária: o que é e como tratá-la?
    Rita Andrade (UFG), Michelle Kauffmann (Casa da Marquesa de Santos/Museu da Moda do Rio) e Mitiko Medeiros (Senac/Belas Artes/Mimo). Mediadora: Vania Cerri (Mimo)

    18h45: intervalo

    19h: mesa temática 3 – Memória, Museus e Moda: um debate multidisciplinar
    Vladimir Sibylla (Unirio), Antonio Carlos Sartini (Museu da Língua Portuguesa) e Kathia Castilho (Abepem/Estação das Letras e Cores). Mediadora: Márcia Merlo (Mimo)

    15 de maio, quinta-feira

    9h30 às 11h30: visitas guiadas em museus parceiros

    14h às 18h30: sessões técnicas de comunicação oral e sala de projeção de pôsteres digitais (Belas Artes)

    19h: conferência de encerramento – Fausto Viana (ECA-USP) – (Oca)

    4ª edição do Seminário Moda Documenta e 1º Congresso Internacional de Memória, Design e Moda @ São Paulo
    De 13 a 15 de maio
    modadocumenta.com.br

    Não deixe de ver
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    FFW