FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Mostras de moda: Dries Van Noten e Jean Paul Gaultier ganham exposições em Paris
    Mostras de moda: Dries Van Noten e Jean Paul Gaultier ganham exposições em Paris
    POR Augusto Mariotti

    O desfile de Dries Van Noten na semana de moda de Paris Verão 2014 ©Reprodução

    Paris está pronta para receber duas grandes exposições de moda. Os estilistas Dries Van Noten e Jean Paul Gaultier são os próximos a ganhar retrospectivas de seus trabalhos. Dries mostra no Les Arts Décoratifs a partir de 28 de fevereiro; já Gaultier exibe no Grand Palais somente a partir de abril de 2015.

    O estilista belga Dries Van Noten, um dos nomes mais respeitados da moda global, conhecido por suas estampas e mix de cores, se inspirou nas impressões do século 19 do acervo do museu para criar as peças de sua coleção de Verão 2014, muito festejada na semana de moda de Paris. O Les Arts Décoratifs então convidou o estilista para “iluminar seu trabalho e visão criativa através do uso de suas coleções e das do museu”, fazendo um link entre moda e arte que serve bem ao designer. Além das roupas, outros itens também estarão presentes, como fotografias, vídeos e obras de arte criadas pelo designer.

    A mostra de Gaultier já foi vista por mais de um milhão de pessoas em sete cidades, entre elas Nova York, Londres e Montreal. “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”, chega a Paris em abril de 2015 e fica quatro meses em cartaz. A exposição conta com peças desde 1970 até 2013, incluindo os figurinos mais icônicos, como o sutiã cone feito para Madonna.

    A moda, cada vez mais, pode ser vista em grandes exposições em museus importantes. Muitas instituições de arte já mantinham uma relação com a moda como estética, imagem e um espelho importante dos tempos, mas foi com a grande mostra sobre Alexander McQueen, no Metropolitan, em Nova York, que esses projetos passaram a se consolidar. A expo de McQueen bateu o recorde de visitas do museu, gerando filas enormes e horas de espera para entrar. Na mostra de Alaïa, em Paris, o espaço também estava bastante cheio. Leia aqui o report da editora do FFW, Camila Yahn, direto de Paris.

    Para a moda é uma ótima notícia. Muitos estilistas merecem ter seus trabalhos exibidos com esse cuidado. Pelo andar da carruagem, outros projetos virão por aí.

    The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk
    Data: abril de 2015 até agosto de 2015
    Local: Grand Palais, Avenida do General Eisenhower, 3

    Dries Van Noten
    Data: 28 de fevereiro  até 31 de agosto de 2014
    Local: Les Arts Décoratifs,  rua de Rivoli, 107

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!