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    Modacamp do IED tem dois dias de programação diversa e gratuita
    O evento Modacamp, que acontece anualmente no IED ©Divulgação
    Modacamp do IED tem dois dias de programação diversa e gratuita
    POR Redação

    Nos dias 1° e 2 de setembro acontece a 5ª edição do Modacamp no IED (Istituto Europeo di Design) São Paulo, que tem como tema Moda & Tecnologia. O evento reúne normalmente cerca de duas mil pessoas na sede da faculdade em Higienópolis, com uma agenda extensa e mais de 30 convidados. “O Modacamp é uma painel que reflete o momento da moda e debate seus caminhos. É uma rara oportunidade de encontrar criadores, especialistas, consultores, pesquisadores, empreendedores, líderes setoriais, enfim, todos os elos da indústria da moda reunidos num mesmo lugar, para pensar e conversar”, reflete Debora Carammaschi, diretora acadêmica do IED Brasil.

    Durante o Modacamp, o IED entrega o Prêmio Ícone da Moda, que, nas edições anteriores, homenageou personalidades como Elio Fiorucci, Costanza Pascolato e Amir Slama. Neste ano, o homenageado é Jum Nakao.

    O ModaCamp 2015 é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo site. Algumas das atividades já estão esgotadas, mas ainda há outras com vagas disponíveis.

    Neste ano, o projeto tem apoio da ABIT e da PeclerParis.

    Veja a programação abaixo:

    01.09 – TERÇA

    Abertura
    14h – Abertura com João Braga

    Acervos Digitais
    15h – Como preservar o passado no futuro?
    Mediação: Marcia Merlo, coordenadora do Moda Documenta, diretora científica do Congresso Internacional de Memória, Design e Moda, fundadora do MIMO – Museu da Indumentária e da Moda e professora do IED São Paulo
    Com: Millard Schisler, fotógrafo, editor e especialista em preservação digital
    Heloísa Dallari, pesquisadora em crítica e história da arte, consultora
    Rafaela Norogrando, designer de moda e pesquisadora na Universidade de Aveiro (participação remota)

    Estilo
    16h – Curadoria digital: o futuro do personal styling
    Apresentação: Juliana Pinheiro Mota, Radar 55
    Com: Ana Isabel Carvalho Pinto, Shop2Gether
    Giovanna Meneghel, Éditeur
    Gabriela Saldanha, aplicativo Help to Dress (pré-lançamento)
    Joana Laprovitera, OQVestir

    Criação
    17h – Tecnologia a serviço da criação em moda
    Apresentação: Maria José Orione, diretora de planejamento estratégico da Capricórnio Têxtil e coordenadora da pós-graduação em Fashion Marketing and Communication do IED São Paulo
    Com: Daniella Ambrogi, gerente de marketing da Lectra

    Tendências & Conceitos
    18h – Moda & Tecnologia: macrotendências (by PeclersParis)
    Por Isabel Dezon, consultora e Business Development Manager PeclersParis – fashioning the future

    Negócios
    19h – Inovação – cenários e oportunidades na Moda brasileira
    Apresentação: Alexandra Farah, colunista Moda e Negócios BandNews TV e “Vogue” Brasil
    Com: Renato Boaventura, CEO da Rhodia Fibras (Grupo Solvay)
    Fernando Pimentel, CEO da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
    Victor Megido, diretor geral do IED Brasil e especialista em mercado de luxo

    02.09 – QUARTA

    Impactos
    14h – Painel: Novas abordagens
    Pretailing
    Crowdfunding fashion
    Por Ivan Pereira e Johnny Barros, UDesign (pré-lançamento)

    Social
    Costurando tecnologia com criatividade
    Por Nadine Gonzalez, Casa Geração Vidigal

    Interação
    Novas interfaces e imersões digitais
    Por Andrei Speridião, inovador social, head da Iceland 2nd Nation

    Hi-tech
    Do wearable tech aos fashionables
    Por Célia Fernandes, fashion designer, pesquisadora em moda e novas tecnologias e professora do IED São Paulo

    Materiais
    16h – O impacto das novas tecnologias na estamparia
    Por Marcelo Castelão, CEO da La Estampa

    Experiências no Varejo
    17h – Phygital – Experiência, o novo produto?
    Mediação:
    Cintia Lie Matuzawa, consultora de VM e coordenadora do One Year em Retail Design e VM do IED São Paulo
    Com: Amaro (e-commerce)
    George Homer, designer, especialista em varejo e VM, sócio-fundador da GH&Associados, com sede em Nova York.
    Paulo Perez, fundador da Boo (pré-lançamento)
    Thiago Krieck, CEO da Lemonade (pré-lançamento)

    Social Media
    18h30 – Pinterest: imagem, identidade e coleções pessoais
    Por Ricardo Sangion, Country Manager do Pinterest, atua com operações web desde 1990, com experiências de sucesso anteriores em Microsoft, Facebook e agência F.Biz

    Homenagem
    19h30 – Jum Nakao, Prêmio Ícone da Moda
    20h – Entrevista: Jum Nakao por Mario Mendes (live interview)

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