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    Mesmo em expansão, Prada fecha 2011 com ações em queda na Bolsa de Valores
    Mesmo em expansão, Prada fecha 2011 com ações em queda na Bolsa de Valores
    POR Redação

    Patrizio Bertelli e Miuccia Prada ©Reprodução

    Não é novidade que a China é um mercado em constante ascensão. Em virtude da abertura econômica ocorrida na última década e do consequente enriquecimento (e ocidentalização) de parte da população chinesa, o país converteu-se em um consumidor ávido de bens de luxo. A Prada, que atualmente tem no continente asiático seu grande filão, decidiu abrir seu capital (“Initial Public Offer” ou IPO) e colocar suas ações para serem negociadas na Bolsa de Valores de Hong Kong em junho de 2011.

    A medida da Prada, primeira marca italiana a ter suas ações negociadas em solo chinês, claramente representa o desejo da grife de conquistar ainda mais este mercado, mas as coisas parecem não ter saído exatamente como Miuccia esperava. Apesar do sucesso das bananas e macaquinhos da coleção de Primavera/Verão 2011, de junho do ano passado até agora a Prada acumula uma grande queda em suas quotas, ao contrário de empresas que, como a Salvatore Ferragamo e a Burberry, investiram em Bolsas de Valores da própria Europa.

    Quanto à venda de parte da Prada (aproximadamente 16,5% da empresa), a captação de recursos foi quase 20% menor do que o esperado, efeito que reflete a instabilidade financeira do mercado asiático frente a empresas ocidentais. Os planos de expansão da marca comandada por Miuccia Prada e seu marido, Patrizio Bertelli, no entanto, continuam firmes e fortes: até 2014 está prevista a abertura de 80 lojas. Com uma administração de maioria familiar (82,5% após a empreitada), a questão que fica é: a Prada ainda tem para onde crescer sem os recursos de um grande conglomerado?

    A primeira loja da grife no Brasil abriu em dezembro de 2011, no shopping Cidade Jardim.

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