FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Masculino: o inverno do luxo utilitário que apareceu em Paris
    Masculino: o inverno do luxo utilitário que apareceu em Paris
    POR Augusto Mariotti

    Por Paula Rita Saady, em colaboração para o FFW, direto de Paris

     ©Paula Rita Saady

    A semana do prêt-à-porter masculino em Paris mostrou um homem prático, mas com desejo de moda e toques de glamour.

    As marcas apostam em valores certos e atemporais, como o couro, um costume impecável e outro utilitário, que nesta estação mistura materiais e recortes de texturas diferentes, dignos do sportswear. Os ternos vêm com ares de dandy vitoriano, ao estilo do final dos anos 70: cinturados com golas mais amplas e usados sob capa, como nos desfiles de Yves Saint Laurent.

    Um sabor de décadence avec elegance? Esqueça o Lobão por enquanto, aqui é Patti Smith e sua autobiografia “Só Garotos”, que está no ar inspirando muita gente. Por que não jogar uma bomber jacket sobre um terno ou um cobertor como maxi-cachecol, como Kris Van Assche fez para Dior Homme e Kim Jones para Louis Vuitton?

    Desfile masculino da Louis Vuitton ©Paula Rita Saady

    Kim apresentou sua segunda coleção para a marca, e mostrou Paris e Tóquio na visão do ilustrador Antonio Lopez, um dos primeiros a fazer o intercâmbio entre o jet set das duas cidades. Amigo de Karl Lagerfeld e de Yves Saint Laurent, ele era um dos reis da noite na agitada Paris dos anos 70, como conta o livro “Beautiful People”, de Alicia Drake. Marc Jacobs aplaudiu de pé, direto da primeira fila.

    Dries Van Noten adaptou Oscar Wilde ao psicodelismo do guitarrista Frank Zappa para criar uma alfaiataria de estampas e texturas como só ele sabe fazer. Na Hermès, os clássicos vieram onipresentes em uma coleção de couros sublimes. A estilista Veronique Nichanian aumentou os lucros da marca em 30% no ano passado. Nesse universo em ascensão do masculino, a ousadia precisa ser muito bem pensada.

    Ana Claudia para Givenchy, Mugler, Louis Vuitton e Dries Van Noten ©ImaxTREE

    Funciona bem para Ricardo Tisci, na Givenchy, que trabalhou seus próprios fetiches e fez uns dos desfiles mais originais da temporada com direito a Lea T., Ana Claudia Michels e Gabriel Burger no casting. Kilts sobre calças e o mix de silhuetas clássicas com peças fortes, como a jaquetas de estrelas, têm tudo para virar best sellers entre os fashionistas, que por sinal, também já colocaram em sua lista de preferidos os ombros volumosos de Mugler, a calça gaúcho de Christophe Lemaire e a cintura alta de Rick Owens.

    Sem esquecer das listras da Lanvin, que esquentaram o último dia de desfiles, que terminou muito bem com a estreia da dupla Les Garçons, marca de underwear de luxo, em uma suíte do recém inaugurado hotel Jules & Jim, no Marais. Cobertores de peles, boxers de rendas, homens lindos, cupcakes e champagne. E Vive La fashion Week!

    Apresentação da Les Garçons, no novo hotel Jules & Jim, em Paris ©Paula Rita Saady

    Para lembrar: Bicolor / Mix / Patches – couro e lã, cashmere e vinil, tecidos de mesma tonalidade em texturas completamente diferentes. Aplicações no cotovelo, mangas, faixas e até golas podem vir em outro material, de preferência com brilho, como o vinil.

    + Direto de Paris: estivemos no museu da Prada que durou apenas 24 horas!

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW