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    Marca-desejo de make, Benefit lança sua 1ª linha de cosméticos; FFW foi conferir
    Marca-desejo de make, Benefit lança sua 1ª linha de cosméticos; FFW foi conferir
    POR Redação

    Annie (à esquerda) e Maggie Ford Danielson, da Benefit ©Divulgação

    O FFW já contou a história de como a marca de maquiagem Benefit foi criada nos anos 1970 pelas gêmeas Jean e Jane Ford do modo mais despretensioso possível. Na terça-feira (06.03), pudemos conhecer um pouco mais desse universo colorido com o lançamento em São Paulo da primeira linha de cosméticos da marca, que teve a presença das irmãs Maggie e Annie Ford Danielson, filhas da co-fundadora Jean Ford. Elas são as “global beauty authorities” da Benefit, cargo que, como elas mesmo explicaram, significa basicamente que elas viajam o mundo para descobrir o que as mulheres querem.

    As irmãs durante apresentação da base líquida “Hello Flawless Oxygen Wow” ©Divulgação

    A apresentação da linha de cosméticos “B.Right” e da nova base “Hello Flawless Oxygen Wow” aconteceu bem dentro do estilo irreverente da marca, e contou até com uma brincadeira em que Maggie e Annie se vestiram de cientistas espaciais que “descobriram” a fórmula para uma base perfeita. Muito animadas, elas explicaram o conceito das novidades:

    A linha B.Right ©Divulgação

    B.Right: a primeira linha de cosméticos da Benefit foca na “iluminação por meio da hidratação – um conceito simples com ingredientes de alta qualidade”, as irmãs explicam. Desenvolvida sob o comando de Eric Perrier, vice-presidente executivo de pesquisas da LVMH (que comprou 80% da Benefit em 1999), ela tem vários produtos de limpeza, hidratação e cuidados específicos, enriquecidos com o complexo “tri-radiance”, que promete dar hidratação imediata e ajudar a pele a desenvolver sua própria capacidade de armazenamento de água. Os produtos-chave para o mercado brasileiro, segundo Maggie e Annie, são: o exfoliante Refined Finish Facial Polish; o tônico Moisture Prep Toning Lotion; o hidratante Triple Performing Facial Emulsion SPF 15 PA++; e o spray ultra Radiance Facial Re-hydrating Mist. A linha B.Right começa a ser vendida no Brasil no dia 23 de abril, pelo site da Sephora / Sack’s.

    A base líquida Hello Flawless Oxygen Wow ©Divulgação

    Hello Flawless Oxygen Wow: a nova base líquida da Benefit começou a ser desenvolvida em 2009, e chega com a proposta de oferecer uma cobertura leve a média com efeito iluminador. Em nove tons equivalentes à paleta da base em pó “hello flawless”, ela é oil free e oferece proteção solar SPF 25 PA+++. A Hello Flawless Oxygen Wow começa a vendida no Brasil em junho, pelo site da Sephora / Sack’s.

    A0 final da apresentação, o FFW conversou com Annie Ford Danielson a respeito do funcionamento na marca e, claro, sobre beleza:

    Vocês eram muito jovens quando a Benefit foi criada; como foi crescer lado a lado com a companhia?

    É interessante, porque a Maggie e eu éramos tomboys, e pra gente a Benefit era apenas algo com que a minha mãe e a minha tia trabalhavam, com uma atmosfera muito divertida. Só quando já éramos mais velhas é que nos demos conta do que nós fazíamos parte. Gostamos de pensar na Benefit como a nossa irmã mais velha, ela sempre fez parte da família, e é como uma extensão nossa.

    Quais são as suas primeiras lembranças da Benefit?

    Quando elas [Jean e Jane] começaram, e não havia dinheiro para babás, a minha mãe levava a Maggie, que é mais velha que eu, pra loja, e ela ficava sentada no cantinho observando todas aquelas mulheres brincando com maquiagem. Quanto a mim, eu lembro que quando eu tinha uns 4, 5 anos, a minha mãe me acordava às 4h da manhã, porque eu queria muito ir com ela pra loja, e eu ficava sentada na bancada, olhando enquanto ela fazia as vitrines, e ela jogava glitter pro alto, e usava tintas spray, e pistolas de cola quente. Foi um ambiente muito criativo e divertido para se crescer.

    Você sente se de alguma maneira vocês foram “preparadas” para trabalhar na Benefit?

    Nunca tínhamos pensado em trabalhar na Benefit, isso nunca tinha nem passado na minha cabeça. Eu me formei na faculdade, e a minha irmã é que trouxe o assunto à tona, dizendo: “Eu quero trabalhar na Benefit; e eu acho que se você tem vontade, a gente deveria entrar juntas”. E achei aquilo meio aleatório, mas eu não tinha emprego, precisava pagar o aluguel, então foi “Claro!”. Mas é interessante que eu não tinha noção do quanto eu sabia sobre beleza e mulheres e maquiagem e a indústria em geral. A maioria das pessoas precisa aprender, mas eu sinto que já nasci com isso, as coisas vieram muito naturalmente.

    O que você estudou na faculdade?

    Eu me formei em História da Arte, e a Maggie se formou em Francês e Economia. Eu achei que ia ser designer de interiores, e a Maggie falava que ia ser médica, e estamos no Brasil vendendo base! (risos). Não dá pra fazer planos de vida, eles nunca dão certo.

    A Benefit foi comprada pela LVMH em 1999, mas ela ainda passa a sensação de ser uma empresa familiar. Como ela funciona na realidade?

    A Jean e a Jane queriam se certificar de que se um dia a empresa fosse comprada, que fosse pelas pessoas certas. A LVMH é muita esperta, porque eles enxergam que temos essa criatividade única, e esse pequeno universo próprio da Benefit, então eles pensam “isso funciona, e só quando deixar de funcionar vamos intervir”. É uma parceria incrível, porque eles detêm 80% da companhia, enquanto nós da família detemos 20%, e é muito bom porque eles permitem que a gente use os laboratórios e os recursos deles para criar fórmulas incríveis, mas ainda podendo fazer as pessoas rirem, se divertirem, com nosso jeito louco e criativo.

    Vocês também participam do processo de criação dos produtos da Benefit?

    Sim! Na verdade, eu faço parte do time de desenvolvimento de produtos da marca quando não estou viajando. O meu objetivo é viajar, conhecer mulheres ao redor do mundo e trazer para o escritório as necessidades de cada mulher: o que as mulheres do Brasil precisam? As mulheres da Coreia, Singapura, Austrália, o que elas querem? É muito divertido criar um produto desde a ideia inicial até um evento para a imprensa, quando ele vem à vida.

    E você percebe uma diferença entre o que querem as mulheres de cada região do mundo?

    Isso é interessante, porque temos um total de 200 produtos em nosso portfólio, o que não é nada, e o nosso top 10 de produtos é o mesmo em qualquer lugar do mundo — há só um ou dois que surpreendem em um país ou outro. Mas isso nos diz que a garota Benefit é a mesma; ela pode não ter o mesmo tom de pele, estar no mesmo ambiente, mas o que pesa é a personalidade dela. Ela quer ser uma “Bad Gal”, ela quer usar “Hello Flawless”. Nossos produtos são tão universais que realmente é uma questão de como você se porta, não temos clientes sérios, pesados. As mulheres têm necessidades diferentes, claro, mas os produtos se encaixam nessas necessidades.

    Qual o melhor conselho de beleza que você já ouviu da Jean e Jane?

    Vou te dar dois, porque a Maggie não está aqui. Para mim, o melhor conselho que elas já deram é “menos é mais”. Você vê essas mulheres que não sabem se maquiar, ou garotas de 13 anos que usam tanto delineador preto; ou um batom vermelho escandaloso, porque elas são sabem como usá-lo. Eu sempre penso: se você acha que está usando demais, você está. Menos é mais – sempre comece com menos, porque você pode acrescentar, mas não pode tirar, a não ser que você lave o rosto de novo. Já a Maggie sempre fala de tirar a maquiagem à noite. Você tem que tirar a maquiagem e deixar a sua pele descansar e respirar – aliás, esse é o porquê de termos tido a vontade de criar o “Hello Flawless”, que deixa a pele respirar. Então é isso: tire a maquiagem, e menos é mais. Que é o contrário do que a maioria das pessoas das pessoas de maquiagem dizem; eles são sempre “Compre!, Use!” (risos).

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