“Time” elege os 100 personagens mais icônicos da moda dos últimos anos

02/04/2012

por | Moda

Algumas das personalidades que constam na lista da “Time” ©Reprodução

A revista americana “Time” percorreu o mundo da moda e elaborou uma lista dos 100 melhores e mais influentes designers, fotógrafos, modelos e musas desde 1923, ano da sua primeira edição.

A lista reúne algumas das mais icônicas personagens em várias áreas e de várias épocas que vão desde Valentino e Coco Chanel à cantora pop Lady Gaga. Mas traz também algumas surpresas como as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, que apesar de serem personagens recentes no cenário fashion mundial, aparentemente já são consideradas donas de um império influente; e a bilionária Sara Blakely, criadora das Spanx, a “segunda-pele” usada debaixo da roupa para definir a silhueta, que também faz uma inesperada aparição, visto que algumas pessoas têm dificuldades em ver como uma roupa íntima pode entrar na categoria de icônico. Útil, sem dúvida — icônico, talvez.

Sara Blakely, fundadora da Spanx, com uma de suas criações: uma das surpresas da lista ©Reprodução

Entre os stylists e editores de moda está Robyn Givhan, a mais recente rival de Karl Lagerfeld — que, sem surpresa alguma, consta também na lista na categoria de designers juntamente com nomes como Cristóbal Balenciaga, John Galliano, Alexander McQueen e Jeanne Lanvin. As editoras de revistas “Vogue” Franca Sozzani, Anna Wintour e a sua parceira Grace Coddington e Carine Roitfeld representam bem a publicação. Na área de modelos, Gisele Bündchen divide os holofotes com grandes antecessoras como Kate Moss, Heidi Klum, Linda Evangelista e Twiggy; e nos cliques, a “Time” destaca fotógrafos como Annie Leibovitz, Richard Avedon, Mario Testino e Helmut Newton.

Os Beatles e David Bowie entram na lista na categoria de musas – musos, neste caso –  juntamente com Andy Warhol, Audrey Hepburn, Brigitte Bardot, Jacqueline Onassis e as divas do pop Madonna e Lady Gaga. Nesta categoria aparece também a primeira-dama norte-americana Michelle Obama.

Embora a lista pareça bastante completa, tem quem discorde da seleção da revista. O site Models.com, por exemplo, ficou surpreso de ter as irmãs Olsen na mesma lista de Schiaparelli e Prada e elaborou a lista das 20 personalidades que deveriam constar da contagem da Time.

Cathy Horyn e Suzy Menkes, que não constam na lista da “Time”, crítica do site Models.com ©Reprodução

Entre eles estão nomes como os designers Yohji Yamamoto e Thierry Mugler, a maquiadora Pat McGrath e o cabeleireiro Vidal Sassoon. Só o fato de a lista da “Time” não distinguir personalidades do universo da beleza foi um choque para o site. Na categoria de modelo foram deixadas de fora Christy Turlington e Brooke Shields, e na fotografia, Bill Cuningham e a dupla Alas & Piggott. No mundo editorial, o Models.com destacou o erro de a “Time” não ter colocado Suzy Menkes e Cathy Horyn, duas das mais influentes jornalistas e críticas de moda; nas musas, o destaque foi para Marilyn Monroe e Iris Apfel.

+ Veja aqui as listas completas da “Time” e do Models.com.

Tags: