FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Estilista Lenny Niemeyer dá entrevista à “FFWMAG” 38
    Estilista Lenny Niemeyer dá entrevista à “FFWMAG” 38
    POR Redação

    “Acho que sou um pouco tímida”, Lenny diz ao fim da entrevista, feita por telefone, mas que fluiu durante uma hora como se estivéssemos sentadas na praia, tomando água de coco. Uma surpresa ouvir isso da mulher de riso fácil e sincero, famosa por ser uma das melhores anfitriãs do Rio de Janeiro. São pequenas curiosidades como essas que tornam ainda mais interessante a figura da estilista Lenny Niemeyer (formada em artes plásticas e que se chama Maria Helena Ortiz), referência da elegância carioca (mas que nasceu em Santos e se formou em São Paulo), sinônimo de glamour e sofisticação (e que se lançou no mundo da moda fazendo biquínis com aviamentos que ela mesma desenvolvia a partir de pedaços de osso comprados no açougue).

    Em entrevista a Sarah Lee para a “FFWMAG”, ela falou sobre seu negócio, que começou em um fundo de garagem e hoje tem 19 lojas, 200 pontos de vendas em multimarcas e exportação para mais de dez países; a supremacia da moda praia brasileira; o fato de estar “remando em uma prancha de stand-up”; e sobre o seu impactante desfile no Fashion Rio Verão 2015. Você pode ler a entrevista na “FFWMAG” 38 #loveaffair, que está à venda em bancas pelo Brasil e no FFW SHOP.

    Aqui, 10 coisas que aprendemos sobre Lenny na entrevista que concedeu à “FFWMAG”:

    entrevista-lenny-niemeyer-ffwmag

    Lenny Niemeyer em sua casa no Rio de Janeiro ©Lucas Bori

    É movida a desafios

    “Minha fábrica foi inundada, depois roubada e as máquinas não tinham seguro. E eu não tinha recursos para investir. Mas o que foi difícil é o que é bom hoje em dia. Algumas pessoas na época falaram: “Lenny, desiste disso!”. Eu disse: “Mas nem pensar!” Consigo colocar a mão na massa; se tiver que tinturar um tecido aqui no ateliê eu faço. A minha formação de moda acabou sendo a própria experiência. Nunca tive sorte e só eu sei o quanto errei. Fui indo no desafio, porque sou movida por ele.”

    Entrevista Lenny Niemeyer Verao 2012

    A estilista ao final do seu desfile de Verão 2012 ©Agência Fotosite

    Não pensa em vender sua empresa para um grupo de investimento

    “Para vender para um grande grupo, eu teria que direcionar o meu trabalho de outra forma; se a noiva quer casar, ela se enfeita pra isso. E eu estou é remando na minha prancha de stand-up, focada em fazer minha próxima coleção e apresentar um produto bem-feito. Por enquanto, trabalho tanto que não tive tempo de pensar em vender minha empresa (risos).”

    Lenny

    Lenny agradece após o desfile de Verão 2013 no Fashion Rio © Agência Fotosite

    E se aposentar nem passa pela sua cabeça

    “Ainda tenho muito pela frente, tenho vontade de ter minha loja de casa, de ampliar minha linha, de fazer muitas coisas. Amo o que faço, tenho prazer de trabalhar, não conseguiria ficar sem isso.”

    Entrevista Lenny Niemeye felipe abe

    No Fashion Rio ©Felipe Abe

    É amiga dos animais

    “Tenho três cachorros: Maddox, um golden retriever lindo, de 10 anos, que é o rei da casa; a Chica, um shih tzu; e outro shih tzu, chamado Corujito – na verdade é Bowie, mas ele tem cara de coruja e todo mundo o chama de Corujito. Minha filha que trouxe. E claro que me apaixonei, porque amo cachorro.”

    Lenny

    Lenny no backstage do desfile de Verão 2013 ©Agência Fotosite

    Não tem muitos biquínis no armário

    “Meu biquíni preferido é um dos 20 anos, que a estampa é de araras azuis, pra usar com aquela sainha meio pregueadinha, que é um clássico da loja, e uma camisa branca. Por incrível que pareça, não tenho muitos biquínis, no máximo, cinco. Convivo com isso o dia inteiro, imagina o que eu vejo de biquíni o dia inteiro…”

    Lenny

    Com Izabel Goulart na edição de Verão 2011 ©Agência Fotosite

    É animada e gosta de beber

    “O segredo de uma boa festa é ter esse mix de pessoas, amigos, amigos de outras cidades, jornalistas que vêm de fora e minha equipe, com quem é tão importante poder dividir os louros. Não é simplesmente uma questão de ter convidados VIPs. Claro que uma boa música, uma boa bebida. Meu drink preferido é gim-tônica de Hendrick’s. Recebo com muita descontração, nada na minha casa é muito formal. E minhas festas não têm hora pra acabar! (risos)”

    Lenny

    Atenta ao ensaio da temporada de Verão 2015 ©Agência Fotosite

    É religiosa e acredita nos astros

    “Tenho fé, acredito em Deus, tenho minha padroeira Santa Terezinha que me protege, e tudo me anima! Não sou uma estudiosa, mas acredito muito em astrologia. Meu signo tem como característica ser muito determinado. Ele é da terra, então é obstinado, não desiste de nada. E eu sou assim: perseverante, escolho um caminho e permaneço nele. Fora as pequenas manias, tipo quando viajo e vou para o hotel, gosto de ficar sempre no mesmo quarto (risos).”

    entrevista lenny niemeyer verao 11

    Comandando o camarim na temporada de Verão 2011 ©Agência Fotosite

    Acredita e aposta no Brasil

    “Às vezes me desanima ver as coisas não andarem pra frente no nosso país, essa injustiça social, e você não conseguir ajudar tanto quanto gostaria. Mas sou positiva, acredito no país, tenho fé que vai dar tudo certo e que todos terão as mesmas oportunidades. A gente não pode desanimar. Vejo as pessoas dizendo: “Estou cansada do Brasil, quero ir embora daqui”. Como assim? Meu Deus! A gente tem que lutar pelo país e não se mudar dele.”

    LENNY

    No ensaio pouco antes do desfile de Verão 2012 ©Agência Fotosite

    Só usa o Instagram durante o dia

    “Quando termino minhas funções, saio daqui e não levo trabalho. Até o Instagram, que uso porque gosto, só acesso de dia. À noite, fecho a porta do escritório e deixo tudo pra trás. É preciso ter um tempo pra você mesma, sem ficar pensando em outra coisa. Rindo com as amigas, vendo um bom filme, cozinhando, batendo papo…”

    LENNY

    Antes do desfile de Verão 2012 no Fashion Rio ©Agência Fotosite

    Não sai para almoçar fora nos dias de semana

    “Venho para o escritório de manhã e não saio pra almoçar nunca, porque corta o ritmo. E gosto de comer minha comida de casa.”

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!