Já pra livraria! Conheça os lançamentos de moda para ler agora!

01/11/2011

por | Moda

É aficionado por livros de moda? Não pode ver um lançamento que já o imagina em sua estante? Então preste atenção nos lançamentos – nacionais e importados – que o mercado editorial está colocando nas prateleiras ainda este ano, prontinhos para serem lidos e relidos por você.

“Glamour”, R$ 79

O livro da lendária editora Diana Vreeland, lançado na década de 1980, finalmente ganha versão traduzida para o português, com prefácio de Marc Jacobs e uma bela versão encadernada em vermelho da Cosac & Naif. “Glamour” reúne as imagens favoritas da editora, de fotógrafos como Man Ray, Elliott Erwitt e Cecil Beaton, com comentários impagáveis, ainda que sucintos, da mesma, que juntos deixam claro por que ela foi uma das mulheres mais importantes para a moda.

“Consumo: práticas e narrativas”, R$ 39

O livro de 356 páginas é resultado do I Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo – Práticas e Narrativas, que reuniu na cidade de São Paulo instituições de ensino e grupos e centros de pesquisa (nacionais e internacionais) com investigações na área de consumo. As organizadoras do material são Kathia Castilho e Sylvia Demetresco.


“100 Unforgettable Dresses”, US$ 23,10 (no Amazon)

Montado por Hal Rubenstein, “100 Unforgettable Dresses” traz não só os 100 vestidos mais inesquecíveis da história da moda, como também suas histórias, segredos e até intrigas envolvendo as belezinhas. Há fotos de passarela, filmes, tapetes vermelhos, televisão e mais, que mostram o impacto desses vestidos para a moda e para a cultura popular. É pouco? Tem também entrevistas com os designers e com as mulheres que usaram essas peças tão marcantes.


“História e cultura de moda”, R$ 59

“História e cultura de moda” vem preencher uma lacuna nas bibliografias teóricas de moda, ao abordar o tema da moda como modelada e organizada por um discurso sociocultural, configurada pelos desejos – e expectativas – da sociedade.

Também uma coletânea, reúne trabalhos debatidos no Grupo de Trabalho Moda, Cultura e Historicidade, durante o VI Colóquio de Moda (realizado em 2010), que foram ampliados para a publicação, com organização de Maria Claudia Bonadio e Maria de Fátima Mattos.


“Chanel – The Vocabulary of Style”, US$ 63 (no Amazon)

Neste livro, com lançamento para o fim de novembro, Jérôme Gautier conta a história do estilo Chanel através de fotografias tiradas pelos maiores nomes do mercado, que contrastam tanto a Chanel dos primórdios, quanto a Chanel contemporânea, capitaneada por Karl Lagerfeld. O livro identifica os elementos chaves que fizeram da maison o que ela é hoje, além de se tornarem símbolos de elegância, como as camélias e as pérolas.


“Corpo, moda e ética: pistas para uma reflexão de valores”, R$ 36

Organizado por Cristiane Mesquita e Kathia Castilho, o livro traz como protagonista o corpo, que desde os anos 50 tem se tornado cada vez mais vértice de discussões sobre os paradoxos dos tempos atuais. O corpo, segundo a publicação, “se mostra tão fortalecido quanto fragilizado, tão famoso quanto esquecido, tão exposto quanto blindado, tão visível quanto inexpressivo”, e o livro vai fundo nessas discussões, bem como o termo “ética” associado a ele.


“Dior Inspiration”, US$ 78,75 (no Amazon)

A autora Florence Muller faz nesse livro um apanhado gigantesco sobre o mundo Dior, com imagens não publicadas, fotos de arquivo e croquis dos modelos cobiçados no mundo todo. Textos de especialistas em arte e moda também recheiam o livro, como Edmonde Charles-Roux, Vitali Michin, Irina Antonova, Bernard Arnault e John Galliano. De 1947 até os dias atuais, o livro mostra as raízes da marca e do estilo tão reconhecido – e almejado.