FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Direto de Istambul: exposição de Hussein Chalayan é emocionante
    Direto de Istambul: exposição de Hussein Chalayan é emocionante
    POR Redação

    Como parte dos eventos em torno da nomeação de Istambul como a capital cultural da Europa para 2010, o Istanbul Modern (IMoMA) trouxe de Londres a exposição “Hussein Chalayan: 1994-2010”. Trata-se de uma mostra retrospectiva dos trabalhos do estilista cipriota entre os anos de 1994 até os dias de hoje.

    São instalações, vídeos e peças-chaves de suas principais coleções que extrapolam os limites da moda. Genética, progresso tecnológico, deslocamentos migratórios e questões de identidade cultural são apenas alguns dos temas abordados de forma filosófica, social e política.

    Com montagem extraordinária, a exposição deixa claro que, para Chalayan, roupas não são um fim, mas sim um meio.Na linha do tempo de uma incrível mente criativa, conseguimos encontrar traços comuns em seu trabalho, como seu fascínio pelo tempo e pela velocidade.

    Em “After Words” (inverno 2000), Chalayan falava de como um constante estado de mobilidade pode afetar a memória e o apego que temos das coisas materiais. O resultado foi a famosa coleção onde roupas vinham com compartimentos para guardar objetos domésticos, muitos dos quais viram acessórios, quando não peças de roupa, como a mesa que se transforma em saia.

    Pensando em velocidade, surgiu a coleção “Inertia”, para o verão 2009. Roupas pensadas a partir do exato momento de uma colisão devido ao excesso de velocidade que parece reger nossas vidas. No caminho contrário, fala do desejo humano de manter-se enraizado num momento de fluxo constante e mudanças a todo momento em sua coleção “Earthbound” (inverno 2009).

    Já em “One Hunderd and Eleven” (verão 2007), Chalayan vai ao extremo fazendo do tempo algo relativo, mutável a partir de um simples clique. Roupas que vão do século 18 para os anos 1920, 1950, até desaparecem revelando sua real essência _o indivíduo por baixo delas. Roupas mecanicamente mutáveis, num primor tecnológico jamais visto antes.

    Emocionante, inspiradora e essencial para o entendimento do mundo atual, “Hussein Chalayan: 1994-2010”, é o mais recente _e eficaz_ exemplo da capacidade da moda (nas mãos de um verdadeiro artista) de ser um verdadeiro espelho e catalisador das mudanças sociais ao longo do tempo.

    “Hussein Chalayan: 1994-2010”
    QUANDO: até 24 October 2010
    ONDE: Istanbul Modern (IMoMA)
    MAIS INFOS: http://www.istanbulmodern.org/en/f_index.html

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW