FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Kate Moss, Gisele e Lady Gaga estão nas campanhas da estação; veja as melhores aqui
    Kate Moss, Gisele e Lady Gaga estão nas campanhas da estação; veja as melhores aqui
    POR Redação

    Os primeiros dias do ano marcam o lançamento das campanhas Primavera/Verão do hemisfério Norte. Nem bem chegamos à metade do mês, e a maior parte das grifes já está com os anúncios das novas coleções estampando as páginas destinadas à publicidade nas principais revistas de moda do mundo.

    O interessante das campanhas é tentar entender o mood que as marcas buscam imprimir e as mudanças em relação à estação anterior. Além da importância comercial para as grifes, os anúncios exercem um poder parecido com os editoriais de moda: são referências de belas imagens e de novos conceitos (o que, mesmo que inconscientemente, acaba influenciando nossas decisões de compra). Levando em consideração mais esse lado de referência de imagem do que a coleção apresentada, fizemos uma seleção de algumas campanhas que chamam a atenção pela criatividade, originalidade ou simplesmente por serem lindas.

    Alexander McQueen: Kate Moss posa pela primeira vez para uma campanha da grife. A inspiração vem do thriller cult dos anos 1960 “Peeping Tom”. Fotografada por Steven Klein, a modelo parece uma guerreira de cabelo joãozinho alaranjado, que contracena com uma boneca que é Kate em miniatura. As poses fortes evidenciam a mais recente linha de acessórios desenhada por Sarah Burton.

    Louis Vuitton: na última campanha de Marc Jacobs para a marca, um time forte é fotografado por Steven Meisel, em Nova York. Catherine Deneuve, Sofia Coppola, Gisele Bündchen, Fan Bingbing, Caroline de Maigret e Edie Campbell aparecem com as peças escuras, com bordados e plumas, que são os destaques da coleção de Verão 2014.

    Balenciaga: a modelo Daria Werbowy literalmente cria ”raízes” na campanha da Balenciaga, fotografada por Steven Klein. O interessante é ver como a cenografia parece uma continuação da estampa do vestido que Daria veste.

    Chanel: a nova campanha da Chanel traz tudo que sempre se espera da maison — as pérolas, o preto e branco e a jaquetinha. Mas as pérolas são gigantes, a jaquetinha é desconstruída e o P&B se mistura a cores fortes e contrastantes. Karl Lagerfeld segue fotografando as campanhas, mas desta vez parece ter tomado um ar fresco. As modelos Lindsey Wixson (nas fotos abaixo) e Sasha Luss usam o mesmo corte de cabelo, curto, com esse detalhe meio à la Pedrita. Às vezes, o jogo no espelho parece criar seres com duas cabeças. E, para quem viu “Azul é a Cor Mais Quente”, não dá para ver pelo menos uma referência às personagens de Adèle Exarchopoulos e de Léa Seydoux em Lindsey?

    Dior Homme: imagens mais conceituais e artísticas para mostrar uma coleção um pouco futurista. Tim Schuhmacher & Florian Luger foram fotografados em Corisca por Karim Sadli. Quem assina a direção criativa é Kris Van Assche, que mistura a alfaiataria moderna com estampas que lembram as pinceladas de um artista que usa cores primárias. O resultado é uma imagem forte.

    Hermès: a inspiração vem de metamorfose, mas parece ter se inspirado também na habilidade de alguns animais de se camuflarem e se mimetizarem. Se em uma imagem a modelo parece uma borboleta de cores tão vibrantes que só pode ter acabado de sair do casulo, em outra parece estar tão à vontade em meio à floresta que só pode pertencer a ela. As modelos Yumi Lambert (à esquerda) e Diana Moldovan (à direita) foram fotografadas por Hans Silvester.

    Kenzo: na campanha passada, a Kenzo já tinha surpreendido ao apresentar seus modelos como se fossem insetos na coleção de um entomólogo. Agora, fica um pouco mais artsy e nos apresenta essas imagens surrealistas e em cores vibrantes dos modelos Paul Boche e Devon Aoki fotografados por Pierpaolo Ferrari. Desde o ano passado, as campanhas são dirigidas pelo artista e diretor criativo da revista Toilet Paper, Maurizio Cattelan.

    Lanvin: a grife retrata uma discussão em uma sala em uma campanha com as modelos Irene Hiemstra, Julia Nobis e Sasha Luss. A fotografia é assinada por Steven Meisel, com direção criativa de House and Holme, Ronnie Newhouse e Stephen Wolstenholme.

    Miu Miu: a grife selecionou quatro novas estrelas de Hollywood para a campanha, entre elas Elle Fanning (foto abaixo), de “Um Lugar Qualquer” e “Super 8”. A campanha foi fotografada por Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin. com direção de arte de Giovanni Bianco. Veja as outras imagens da campanha na galeria abaixo.

    Mulberry: a grife inglesa faz uma brincadeira com a tradição e convida para o chá da tarde a modelo Cara Delevingne, cães, corujas, pôneis e outros modelos animais (literalmente). De autoria de Tim Walker, as fotos são lindas e valem também pela piada.

    Prada: a campanha reúne um grande time de new faces, fotografado por Steven Meisel. O impressionante aqui é ver como o fotógrafo conseguiu criar uma imagem elegante e ao mesmo tempo super colorida. Os cabelos das modelos se confundem com as peles estampadas da coleção, e as estampas de rostos se misturam com as modelos, dando a impressão de ter ainda mais gente na foto. A estética da campanha tem a ver com o desfile, em vários artistas e grafiteiros foram chamados para colaborar na cenografia e em algumas estampas. Veja outra imagem da campanha na galeria abaixo.

    Versace: o diretor de arte Giovanni Bianco transforma Lady Gaga em uma versão jovem (e com menos botox) de Donatella para a campanha da Versace. Fotografia assinada por Mert Alas e Marcus Piggott.

    Todas as imagens são reproduções.

     + Veja mais imagens de campanhas Primavera/Verão 2014 do hemisfério Norte:

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar