Dimitri Mussard, sócio da Acaju do Brasil junto com Fábio Justos ©Reprodução
Quando ouvimos a expressão “o Brasil está na moda”, geralmente ela é mais acompanhada de entusiasmo do que por ações que de fato beneficiam o País na indústria global. Mas chegou a hora de o Brasil começar a colher alguns frutos.
Prova disso é o interesse de grandes nomes da moda em investir em projetos e negócios por aqui. Nós já noticiamos sobre a conferência de luxo de Suzy Menkes, que acontecem em São Paulo em novembro e agora vamos falar da Acaju Brasil, a agência do franco-suíço Dimitri Mussard, o tão falado – e cobiçado – herdeiro da Hermès, e Fábio Justos, especializado em marketing comercial e responsável por desenvolver os negócios do escritório aqui.
A Acaju é uma distribuidora de marcas internacionais para o mercado brasileiro. Mas o segredo e o provável sucesso dessa empreitada é a ótima curadoria, nada óbvia, de marcas novas e tradicionais, mas que seguem um caminho paralelo às grifes de luxo premium, como Chanel, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, etc. São represesentadas pela agência as grifes Twins for Peace, Viacomte A, Les Petits Joueurs, Weill, Barbara Casasola e Clémence de Gabriac. “O Brasil ainda liga o luxo a essas marcas. Estamos agora fazendo um trabalho de informar e orientar os consumidores brasileiros a essa nova proposta de luxo”, diz Fabio, durante um almoço no Charlô, em São Paulo.
E bota novo nisso. Para começar, mulheres de numeração maior irão encontrar peças que cairão como uma luva; as marcas também custam cerca de 40% menos do que grifes como Chanel e cia; uma das grifes, a Twins for Peace (dos irmãos gêmeos de Mussard) está com um projeto social em que na compra de um par de tênis, um é doado para crianças carentes. Aqui no Brasil, a ação é apoiada pela ONG Gol de Letra, de Raí.
Mas vamos a melhor parte, o portfolio de marcas da Acaju. Para começar, estão as bolsas do momento, da italiana Maria Sole, namorada de Dimitri (sorry, girls), que inclusive, vive com ele aqui em SP. A marca, Les Petits Joueurs, traz bolsas com detalhes, desenhos e palavras em lego, o que dá às peças um ar kitsch e divertido e já tem uma legião de fãs pelo mundo. A grife foi lançada por aqui primeiro para depois ser exportada para o mundo. Todas as peças são made in Italy. Leia aqui um perfil do trabalho de Maria.
Algumas das bolsas feitas por Maria Sole ©FFW
Outra que deve pegar bem por aqui é a Viacomte A., marca francesa feita por e para a aristocracia europeia. Tem por trás Arthur de Soultrait, que nasceu em uma família criadora de cavalos. Seu universo é o polo e, sendo assim, a marca logo passou a vestir com exclusividade a equipe do Polo de Windsor, do príncipe William. Aqui no Brasil, a Viacomte patrocina Rodrigo Pessoa. As roupas são as tradicionais do guarda-roupa masculino, mas com um twist fresco, seja pela cartela de cores vibrantes ou por elementos esportivos aplicados na alfaiataria. Há ainda as linhas infantil e feminina, representada por Pippa Middleton, que ainda não chegaram ao Brasil. A Viacomte A. deve abrir loja em um shopping paulistano em 2012.
Polos e bermudas da Viacomte A ©FFW
Para uma mulher mais madura tem a Weill, que segundo Fábio, foi uma das primeiras marcas de prêt-à-porter da França. Fundada em 1892, a Weill tem uma seleção de camisas finas, paletós, tricôs, a maioria com um perfume Chanel, que reúnem tradição e elegância.
Looks da Weill ©Reprodução
Os tênis da Twins for Peace são bem legais. Simples, com ótima cartela de cores, 90% de materiais recicláveis e um bom projeto social por trás. Em 2009, doaram centenas de pares de sapatos para crianças da favela São Remo, em SP. Cada coleção está ligada a um projeto em um país em desenvolvimento. A grife deve abrir loja própria no shopping Cidade Jardim, em outubro deste ano.
Alguns dos modelos da Twins for Peace ©Reprodução
E uma grata surpresa é o trabalho da brasileira Barbara Casasola, radicada em Londres. Suas roupas são limpas, simples e fáceis de usar, com tecidos de primeira. Barbara tem 27 anos e se formou na britânica Central St. Martins. Foi primeira-assistente de Roberto Cavalli e desenvolveu projetos para a Lanvin e Chloé antes de lançar sua marca própria. Aqui no Brasil, já está à venda na Surface to Air e na Daslu, em São Paulo.
Look de Barbara Casasola ©Reprodução