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    Grandes nomes da moda fecham parceria com rede de fast-fashion
    Grandes nomes da moda fecham parceria com rede de fast-fashion
    POR Redação

    abre-fashion-five-riachueloLooks de André Lima, Maria Garcia, Huis Clos, Juliana Jabour e Martha Medeiros ©Reprodução/FFW

    Acontece nesta quarta (16.11) o desfile que apresenta as coleções de cinco marcas para a Riachuelo. O evento acontece na Casa Fasano. Conheça abaixo o que cada estilista vai trazer para a empresa de fast fashion.

    Opção é o que não falta quando o assunto é colaborações entre grandes redes varejistas e grifes high-fashion. Que o diga a Riachuelo, que anunciou não uma, mas cinco parcerias para o fim do ano: trata-se da coleção Fashion Five, com peças criadas pelos estilistas André Lima, Juliana Jabour e Martha Medeiros, com suas grifes homônimas, e Clô Orozco, com suas marcas Huis Clos e Maria Garcia.

    Em entrevista ao FFW, Marcella Martins de Carvalho, gerente de marketing da Riachuelo, explicou a escolha das grifes para essa colaboração múltipla: “A gente sempre trabalha com nomes bacanas, incríveis, de muita visibilidade, e para esse projeto, com a proposta de ser uma coleção de festa, queríamos atender todos os gostos possíveis, por isso escolhemos essas grifes super diferentes e respeitamos o DNA de cada uma delas, para garantir que a cliente vá à Riachuelo e encontre o que ela quer”.

    A Riachuelo entrou na onda das colaborações em outubro de 2010, com Oskar Metsavaht, e desde então lançou coleções também com Cris Barros e Pedro Lourenço. “A primeira parceria, com o Oskar, foi pioneira, foi tudo muito novo e muita gente achou uma loucura; por ser uma parceria com o Oskar Metsavaht, e não com a Osklen, havia dúvidas se ela seria bem-sucedida, se as pessoas reconheceriam o nome por trás da marca. Mas foi tudo bem feito, tratamos a parceria com seriedade, e o resultado foi tão bom que hoje em dia a gente tem mais facilidade e começamos até a ser procurados pelas grifes”, afirmou Marcella.

    Ela contou também que a rede já está iniciando negociações com outros grandes nomes da moda – que ainda não podem ser divulgados –, e falou sobre quem seria o consumidor desse tipo de produto: as pessoas que já conhecem as grifes e vão à Riachuelo especialmente para comprá-las, ou os clientes Riachuelo que passam a conhecer as grifes a partir dessas colaborações. “Acho que acontece os dois. No passado, havia dois grupos consumidores: o de alto poder aquisitivo, que queria consumir moda, e o de baixo poder aquisitivo, que só consumia roupa. Hoje em dia há um terceiro grupo, de pouco poder aquisitivo, mas que quer consumir moda. Esse é o nosso público, que entendemos que é um mercado muito bem informado; mas acredito que atingidos também os outros mercados”, afirmou a gerente de marketing.

    A linha completa Fashion Five, com roupas, sapatos e acessórios, só chega às lojas da Riachuelo no dia 4 de dezembro, e ainda não tem imagens de divulgação. Enquanto aguardamos, fique com os depoimentos dos próprios estilistas envolvidos, relembre seus desfiles mais recentes e saiba mais sobre o estilo de cada um:

    André Lima

    andre-lima-sao-paulo-fashion-weekLooks das quatro últimas coleções de André Lima desfiladas na SPFW

    O estilista afirmou em entrevista para o FFW que a abordagem da Riachuelo “foi simples e direta. Depois de uma primeira reunião para apresentação do projeto, nos reencontramos para conversar sobre minhas ideias, e o trabalho começou”. Sobre a produção em larga escala de suas peças, sempre muito autorais, ele disse: “Uma grande rede de varejo é quem pode dizer se está na hora do produto ser consumido em larga escala. Esse é um momento na carreira do estilista em que seu nome e suas criações podem chegar a lugares aonde antes ele não imaginava. Levar o produto a estes lugares é a tarefa de uma empresa madura como a Riachuelo”, completando que a rede foi “magistral na engenharia do produto. Eu consegui fazer com que meu desenho se tornasse possível em larga escala através do trabalho deles. O mercado de festa é um mercado muito atual. Nunca o mundo foi tão red carpet quanto hoje e todos podem viver seu momento de glamour agora”.

    A respeito das peças criadas para o Fashion Five, André Lima adiantou: “Criamos um mix de produtos em conjunto com o marketing e o estilo da Riachuelo trabalhando em cima de peças para um momento especial, um momento de festa. Começamos selecionando as silhuetas dos vestidos e imaginando biótipos e situações, daí veio uma calça e o resto da coleção. O último passo foi definir que modelo iria para qual tecido”. Sobre qual seria a sua expetativa em relação a essa parceria, o estilista define: “Que a identidade que eu tanto busquei, busco e defendo no meu país retorne a ele através do meu trabalho”.

    + Site oficial André Lima / Desfiles na SPFW

    Clô Orozco

    huis-clos-sao-paulo-fashion-weekLooks das quatro últimas coleções da Huis Clos desfiladas na SPFW

    Apesar do duplo desafio de criar peças tanto para a Huis Clos quanto para a Maria Garcia, a estilista Clô Orozco afirmou ao FFW que “foi tudo muito fácil e rápido. Nossos modelos foram desenvolvidos internamente, as peças-piloto entregues prontas e tudo foi aprovado sem alteração. Já observava as parcerias passadas que eles realizaram e sempre achei que existia um comprometimento real em manter fiel o universo das marcas convidadas. Comprovei que estava certa com a conclusão deste trabalho. Sempre tive vontade de fazer uma história que levasse a Huis Clos e a Maria Garcia para mais pessoas. Meu departamento de marketing ligou para Riachuelo para oferecer a história de fazermos uma linha de festa com nossas marcas. Eles não só gostaram, como cresceram a ideia convidando outros estilistas e trazendo mais força para o projeto”.

    + Site oficial Huis Clos / Desfiles na SPFW

    maria-garciaLooks da coleção Verão 2012 da Maria Garcia

    A respeito das coleções em si, ela disse que “não trabalhamos em cima de temas em nossas criações. Fazemos um estudo do que ficaria bonito para cada mulher idealizada nas respectivas marcas”, e esclareceu que “apesar de pertencerem ao mesmo grupo e de ambas serem sofisticadas, estamos falando de duas marcas distintas. Na Huis Clos temos uma mulher que procura ganhar atenção com uma peça não tão óbvia aos olhos de todos, então desenvolvemos um modelo de macacão de festa, por exemplo. A mulher Maria Garcia é mais jovem e, consequentemente, se aventura mais por vestidos minis e paetês”.

    Sobre sua expectativa para a parceria com a Riachuelo, Clô Orozco explicou: “Que mais pessoas tenham contato com nossas marcas. Teremos a Huis Clos e Maria Garcia em território nacional, seja para pessoas que não conhecem a marca e passarão a ter contato, como para admiradores que não conseguem comprar em nossas lojas por pertencermos a um segmento de luxo. A ideia de democratização da nossa história é o que mais gostamos nessa parceria”.

    + Site oficial Maria Garcia / Desfiles na SPFW

    Martha Medeiros

    martha-medeirosLooks de coleções Martha Medeiros

    A estilista Martha Medeiros tem ateliê fixo em São Paulo, mas é em Alagoas, seu estado natal, que ela busca a matéria-prima que caracteriza o seu trabalho: a renda artesanal confeccionada por cooperativas de rendeiras localizadas às margens do rio São Francisco. Sobre a tradução de seu estilo para a colaboração com a Riachuelo, ela afirmou ao FFW: “Foi um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma enorme realização ver meu estilo em um grande número de pessoas. A Riachuelo me deu muita liberdade para criar, consegui estampar o DNA da marca nas roupas. Desenvolvemos 12 looks para as festas de final de ano, desde minivestidos, t-shirts com maxi laços de paetês, saias, até acessórios, tudo com muita renda e com ar romântico, exatamente como são as peças das clientes que usam Martha Medeiros”.

    + Site oficial Martha Medeiros

    Juliana Jabour

    juliana-jabourLooks das quatro últimas coleções de Juliana Jabour desfiladas na SPFW e Fashion Rio

    Em entrevista ao FFW, Juliana Jabour afirmou que “a experiência está sendo super produtiva e satisfatória, em termos de resultado final, tanto de produto, quanto de imagem. Como está tudo sendo feito a quatro mãos, e inclusive o processo de pilotagem é interno aqui na marca, está tudo saindo exatamente do jeito que eu gostaria e planejei”. Sobre a coleção em si, ela disse que, dentro da temática de moda festa, ponto central do projeto para todas as cinco marcas envolvidas, ela adaptou “essa festa com peças mais casuais, que são a cara da marca, e pensando em fim de ano, deixei com um ar de cruise collection”. E ela ainda revelou seus itens preferidos da parceria com a Riachuelo: “Gosto muito das peças de georgette estampado com a maxi estampa de girafa e também das peças de linho, são a cara deste verão!”.

    Esta não é a primeira vez que Juliana Jabour firma colaboração com uma grande rede de varejo; quem acompanha o FFW deve lembrar que em setembro ela lançou uma coleção de sapatos com a Shoestock. Sobre o retorno que ela tem recebido com essas parcerias, a estilista afirmou: “O retorno é enorme, em termos de consumo de produto e imagem também. O mais gratificante é saber que passo a comunicar meu produto e imagem com uma nova fatia do mercado. Gosto muito da democratização que essas parcerias viabilizam!”.

    + Site oficial Juliana Jabour / Desfiles na SPFW e Fashion Rio

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