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    Google lança relatório de tendências de moda com base em buscas de usuários
    Google lança relatório de tendências de moda com base em buscas de usuários
    POR Redação
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    Saia de tule, macaquinho, calça palazzo, saia midi, vestido de renda branca e calça jogger estão entre as principais tendências apontadas no relatório do Google para a Primavera 2015 ©Agência Fotosite

    O primeiro compilado de tendências de moda do Google, feito a partir de 6 bilhões de pesquisas entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2015, foi divulgado nesta semana. Com base no que os usuários digitam no campo de pesquisa, a empresa apontou as três principais tendências para a Primavera 2015 nos Estados Unidos — estação atual no hemisfério Norte e que vai até junho.

    A empresa planeja divulgar o report duas vezes ao ano. O compilado de tendências é uma das ações do Google para tornar-se um player mais relevante no mercado de vendas online e moda, e não somente um site de buscas na internet ou uma plataforma de publicidade.

    A chefe de indústria de moda do Google, Lisa Green, disse ao “The New York Times” que a empresa começou a trabalhar com grandes varejistas, como a Calvin Klein, para ajudá-las a incorporar pesquisa em tempo real no planejamento de moda. A intenção é que o mecanismo seja incorporado também por redes de fast fashion. “Estamos interessados em ser consultores digitais poderosos para as nossas marcas, e não apenas alguém com quem eles posam falar sobre quais anúncios eles podem comprar online. Eles podem dizer ‘o Google identificou isto como uma tendência, e nós temos seis semanas para colocar isso nas prateleiras”, disse Lisa.

    A incursão do Google no mundo da moda é parte de uma corrida para entender como as pessoas fazem pesquisas online de tudo o que pode ser comprado, desde roupas e joias até mantimentos e móveis. O Google tem longa experiência com e-commerce por meio de serviços como o Google Shopping, que permite que os clientes comparem preços entre diferentes fornecedores, e o recém-lançado Shopping Express, que permite aos usuários fazerem compras em supermercados e recebê-las em casa. Mas a divisão de e-commerce da empresa está atrás de sites famosos como Amazon e Alibaba, onde se pode comprar uma infinidade de produtos. No campo da moda, eles terão como competidores, por exemplo, o Yoox e o Net-a-Porter, que estão prestes a fundir operações e aumentar ainda mais seu poder de fogo como potência no varejo de luxo.

    Por enquanto, o Google diz que vai compartilhar esse banco de dados de graça aos varejistas e interessados em tendências na esperança de ganhar parceiros e influência no mundo da moda. E promete não cruzar dados de pesquisa com informações de clientes de varejistas para segmentar anúncios para indivíduos.

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    ©Reprodução/Google

    Tendências para a Primavera 2015

    O relatório do Google elencou as principais tendências para a Primavera 2015 nos Estados Unidos com base em 6 bilhões de pequisas feitas entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2015 — e traz algumas surpresas, como o fim do normcore e a consolidação da saia de tule. Com base no gráfico gerado pelas buscas, o primeiro relatório divide as tendências em “sustained growth” (“crescimento sustentado”), como as calças jogger; “seasonal growth” (“crescimento sazonal”), que estão ligadas à estação e que devem voltar ainda com mais força, como os macacões brancos; e “rising stars” (“estrelas em ascensão”), as obsessões mais recentes, como as roupas com estampas de emojis. O relatório faz o paralelo para o que deixa de ser tendência: “sustained decline” (“declínio sustentado”), como vestido peplum; “seasonal decline” (“declínio sazonal”), como jeans skinny; e “falling stars” (“estrelas em queda”), como coletes de lenço.

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    ©Reprodução/Google

    Ascensão

    Crescimento sustentado: com crescimento constante ao longo dos últimos anos, essas tendências estão prestes a decolar.
    Espartilho (waist trainer)
    Calça jogger (jogger pants)
    Calça palazzo (palazzo pants)
    Saia de tule (tulle skirt)
    Saia midi (midi skirt)

    Crescimento sazonal: tendências sazonais que devem voltar ainda mais fortes nesta estação.
    Vestido de renda branco (white lace dress)
    Biquíni cintura alta (high waisted bikini)
    Macaquinho (romper)
    Vestido reto (shift dress)
    Macacão branco (white jumpsuit)

    Estrelas em ascensão: com crescimento súbito nos últimos meses, essas tendências devem ser passageiras.
    Maiô de neoprene (neoprene swimsuit)
    Camiseta de emoji (emoji shirt)
    Moletom escrito Kale (kale sweatshirt)
    Tops de gola alta (high neck bikini tops)

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    ©Reprodução/Google

    Declínio

    Declínio sustentado: com declínio constante ao longo dos últimos anos, essas tendências estão desaparecendo.
    Vestido de um ombro só (one shoulder dresses)
    Vestido peplum (peplum dress)
    Roupas vintage (vintage clothing)
    Biquíni de lacinho (string bikini)

    Declínio sazonal: tendências sazonais que devem diminuir a cada ano.
    Jeans skinny (skinny jeans)
    Camisetas personalizadas (custom tshirts)
    Vestido-espartilho (corset dresses)

    Estrelas em queda: modismos que atingiram seu pico e entraram em rápido declínio.
    Normcore (normcore fashion)
    Jeans estilo anos 1990 (90s jeans)
    Colete de lenço (scarf vest)
    Jeans da marca Zoo (zoo jeans)

    + Clique aqui para acessar o PDF do relatório (em inglês)

    + Sugestão de leitura adicional: post no blog Think with Google, feito pela equipe da empresa

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