FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Gods and Kings”: livro polêmico fala sobre a ascensão e queda de Alexander McQueen e John Galliano
    “Gods and Kings”: livro polêmico fala sobre a ascensão e queda de Alexander McQueen e John Galliano
    POR Augusto Mariotti
    Capa do livro "Gods and Kings", de Dana Thomas ©Reprodução

    Capa do livro “Gods and Kings”, de Dana Thomas ©Reprodução

    Pense em dois homens extremamente talentosos, profundamente atormentados pela pressão do sucesso e que falharam em determinado momento de suas trajetórias. Possivelmente durante anos, os dois enfrentaram crises psicológicas e criativas, tudo isso bem temperado pelo peso da solidão, e acabaram encontrando suas próprias “soluções” para essas questões: o suicídio e a bebida. Esses indivíduos são, respectivamente, os estilistas Alexander McQueen e John Galliano – o primeiro tirou a própria vida em 2010 e o outro se tornou alcoólatra e protagonista de um escândalo que culminou com sua demissão da Dior e exílio do mundo da moda por quase quatro anos.

    + Relembre o caso John Galliano e seus desdobramentos

    Coincidindo com o retorno de Galliano às passarelas à frente da Maison Margiela e o aniversário de cinco anos da morte de McQueen (completos em fevereiro), chega às prateleiras, no próximo dia 10, o novo livro da jornalista Dana Thomas, autora do best-seller de 2007 “Deluxe: Como o Luxo Perdeu o Brilho”. Intitulado “Gods and Kings: The Rise and Fall of Alexander McQueen and John Galliano” (“Deuses e Reis: A ascensão e Queda de Alexander McQueen e John Galliano”, em tradução livre), a obra narra os bastidores das histórias desses dois famosos designers para explicar o brilhantismo e a perdição de cada um.

    “Eu estava escrevendo um texto para o ‘The Washington Post’ sobre a queda de John Galliano”, contou Dana ao WWD acerca do nascimento do projeto. Logo no primeiro parágrafo da matéria, a jornalista se viu mencionando as duas passagens de Marc Jacobs por clínicas de reabilitação e a depressão de Tom Ford após a demissão da Gucci. Na época, McQueen havia morrido há um ano. “Então eu escrevi esse parágrafo e pensei, ‘Uau! Há algo acontecendo aqui’”, diz a jornalista.

    “Gods and Kings” ainda nem foi lançado oficialmente, mas já está causando polêmica. Isso porque alguns poucos e bons do universo fashion já tiveram acesso ao seu conteúdo e torceram o nariz. Esse foi o caso de Alexander Fury, do “The Independent”, que tachou em sua coluna: “De mau gosto? Definitivamente. Lucrativo? Provavelmente”.

    Mas ele não parou por aí. “Há um tom vingativo, rancoroso no livro, impregnado das fofoquinhas que, infelizmente, são endêmicas no mundo da moda”, continuou o jornalista, que aconselhou os leitores: “arremessei esse livro bem longe de mim. Eu encorajo vocês a fazer o mesmo”.

    Colin McDowell, do The Business of Fashion, por sua vez, criticou o tratamento “hostil” dado pela autora de “Gods and Kings” ao ex-diretor criativo da Dior. “Ela [Dana], algumas vezes, parece tratá-lo quase com desdenho. De fato, é como se ela esquecesse que um bom biógrafo deve se esforçar para um argumento equilibrado. Thomas conduz uma linha muito mais dura com Galliano do que com McQueen.”

    Apesar de todas as críticas, é inegável dizer que o livro presta um serviço mais amplo ao propor uma visão aprofundada do preço terrível que esses dois profissionais foram obrigados a pagar em uma indústria tão impiedosa e competitiva. “Não é por acidente que o mundo da moda é conhecido como ‘Planeta Fashion’. É como um universo paralelo, com diferentes regras, atitudes e, certamente, morais. Há apenas um imperativo: fazer dinheiro a cada temporada e fazer ainda mais na próxima”, refletiu McDowell, concluindo que “certamente, um belo vestido não é mais suficiente. Nós queremos o lado negro dos gênios”.

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    FFW