10.02.2012 / Moda / por

Modelos organizam aliança por melhores condições de trabalho

Doutzen Kroes, Sara Ziff, Coco Rocha e Jenna Sauers no lançamento do The Model Alliance ©Reprodução

Lembra que há mais de um ano falamos do projeto de Sara Ziff, para regulamentar a profissão de modelo, chamado The Model Alliance? Então, o projeto ganhou forma e bem a tempo do início da temporada de moda internacional. O The Model Alliance, lançado segunda-feira (06.02) em um evento comemorativo recheado de rostos conhecidos, pretende ser uma “segunda casa” para as modelos que começam a sua carreira muito cedo e se sentem desprotegidas ou se veem em situações de abusos de imagem ou de profissão, a maior parte das vezes sem nenhum apoio.

A ex-modelo, que já tinha levantado o assunto dos direitos da profissão com o documentário “Picture Me”, dirigido e estrelado pela própria, surge com esse projeto que conta com o apoio e participação ativa de nomes como o da top Coco Rocha, Susan Scafidi, diretora do Fashion Law Institute na Universidade de Direito de Fordham, em Nova York, e Jenna Sauers, escritora de moda e também uma ex-modelo.

A organização está representada em um site que agrega todas as informações sobre o trabalho e os direitos da profissão: atualizações diárias de notícias relacionadas ao tema, um fórum em que as modelos podem postar as suas opiniões, uma curadoria diária do que sai na internet e toda a legislação que existe sobre o tema para consulta.

O vídeo de apresentação abaixo resume bem a organização:

Sauers, que terá o cargo de editora do site, levanta um ponto crucial na discussão: “A ideia de ter modelos organizadas lutando pelos seus direitos pode parecer fútil ou até engraçada – as modelos não são as pessoas em que se pensa quando falamos de abuso de menores ou más condições de trabalho”, explica a editora.

Mas a verdade é que este é um tema recorrente. Desde que há cinco anos o CFDA (conselho de designers americanos), presidido por Diane von Furstenberg, criou uma iniciativa de saúde, à qual agora se juntaram as “Vogues” do mundo todo com o “The Health Institute”, a missão de promover melhores condições de trabalho para as modelos está aumentando. Ao longo da semana de moda nova-iorquina, que vai até ao dia 16 de fevereiro, o CFDA, que faz uma fiscalização rigorosa quanto à idade das modelos e seus horários de trabalho, vai trabalhar com a Model Alliance em outras  ações, como por exemplo retirando os fotógrafos dos camarins na hora da troca de roupa, protegendo a imagem das modelos.


Relacionadas