FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Francisco Costa para FFW: diretor criativo revela desfiles mais importantes de sua vida
    Francisco Costa para FFW: diretor criativo revela desfiles mais importantes de sua vida
    POR Augusto Mariotti

    Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein Collection, é o primeiro estilista a participar como editor convidado do FFW, em um projeto que ainda conta com mais três profissionais top escolhidos a dedo. Aqui, ele divide seus cinco desfiles mais memoráveis para a Calvin Klein Collection e explica por que cada uma dessas escolhas são tão importantes para ele.

    Editor convidado: Francisco Costa em entrevista exclusiva para o FFW (dia 1)

    Editor convidado: Francisco Costa revela seus lugares preferidos para se inspirar (dia 3)

    + Editor convidado: Francisco Costa entrevista top blogueira Hanneli Mustaparta para o FFW (dia 4)

    + Editor convidado: Francisco Costa encerra semana com bate-bola de curiosidades (dia 5)

    1. Eu tenho que incluir meu mais recente desfile, da temporada de Inverno 2014/15, baseado em tricô e texturas nômades. Dos casacos de mohair escovado e casacos pintados à mão, às saias de tweed artesanais, a coleção tem um feeling acolhedor e ainda assim luxuoso.

     

    2. Para minha coleção de Verão 2006, eu explorei volume e textura com silhuetas românticas. Esta estação foi um avanço para mim pois, após esse desfile, as pessoas começaram a enxergar meu trabalho com olhos diferentes. Ela ofereceu algo diferente que eles realmente gostaram e também conseguiram ter um insight do meu mundo e de como eu penso. 

     

    3. Inspirado pelo estilo da mulher moderna globetrotter, muitas das peças na minha coleção de Verão 2009 foram criadas para serem dobradas ou comprimidas em formas geométricas e achatadas, de forma que poderiam facilmente ser guardadas na mala de viagem. O clima da coleção era bem arquitetônico e escultural, ainda assim as peças tinham um movimento sem esforço.

     

    4. A cada estação nós nos empenhamos para trabalhar com tecidos inovadores. Durante uma viagem ao México, eu me apaixonei pelo lindo porcelanato e pelas mantas artesanais de Santa Fé e quis capturar essas texturas para a coleção de Inverno 2009. Após uma grande pesquisa de materiais, nós desenvolvemos os veludos lavados e pintados, os jacquards trançados e as padronagens cortadas a laser. Foi uma coleção com foco nos materiais, que é muito o coração e a alma do meu trabalho.

     

    5. O desfile de Verão 2014 marcou uma década do meu trabalho na Calvin Klein Collection, mas não desenhei a coleção com isso na cabeça. Ao contrário, eu me senti muito livre para explorar e queria pensar “fora da casinha”. Abri a apresentação com uma série de canvas looks e então comecei a dispor as cores em camadas com um trabalho bem elaborado de fios e bordados. A coleção então se desenvolve com detalhes desgastados e bordas mais cruas, escoriadas. Foi uma evolução que vai progredindo até chegar nos looks de noite, que eram completamente desconstruídos, porém muito elegantes.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW