FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW Inspirações: o estilista Walter Rodrigues e suas andanças pelo mundo
    FFW Inspirações: o estilista Walter Rodrigues e suas andanças pelo mundo
    POR Augusto Mariotti

    Por Igor Zahir, em colaboração para o FFW

    O estilista Walter Rodrigues ©Reprodução

    Sempre viajando devido ao seu trabalho no Fórum de Inspirações da Assintecal e, claro, para pesquisas de suas coleções lançadas a cada temporada, o estilista Walter Rodrigues é fascinado desde sempre por antropologia, e uma de suas paixões é a curiosidade por novas aventuras pelo mundo. “Sou imensamente curioso e aberto a descobertas e a novas experiências, mesmo tendo muitas vezes quebrado a cara, e acredito que tudo isso é que me inspira e me renova todo o tempo!”, revelou Walter para o FFW.

    Walter, o que te inspira?

    Estocolmo, Suécia – abril de 2011 ©Walter Rodrigues

    “Sou inspirado pelas pessoas que me cercam, desde as com quem eu convivo diariamente, que são Zeca, Lucius Vilar e Ilse Guimarães, e também por desconhecidos que encontro em minhas viagens mundo afora por causa do meu trabalho no Fórum de Inspirações da Assintecal. Sempre fui apaixonado por antropologia, e conhecer e vivenciar experiências em outros lugares do mundo sempre foi um grande sonho.

    Viajar é portanto a maior fonte de inspiração para mim, visitar lugares importantes na história do homem e também locais onde o cotidiano pode ser percebido, como os grandes mercados, as ruas populares e até pequenos vilarejos; sempre trago algo para acrescentar às minhas coleções e ao meu aprendizado.

    Östermalms Saluhall, mercado de comidas em Estocolmo, Suécia – abril de 2011 ©Walter Rodrigues

    Adoro livros que podem ser de fotografia, artes plásticas e também moda e de lugares incríveis; adoro ler e meu escritor favorito é Márai Sándor – um escritor húngaro que me emociona muito, leio e releio os meus livros favoritos que são: “As Brasas”, “O Legado de Eszter”, e “Libertação” – todos eles relatos pungentes das mazelas, das alegrias e das esperanças de seus personagens tão intensamente humanos.

    Experimentar é uma palavra que move minha busca por inspirações e por isso a comida tem um destaque especial. Gosto de ao viajar sentir os sabores locais e percorrer os mercados e sentir os perfumes, e descobrir e entender, nas estranhezas e muitas vezes na maneira de preparar um prato, a cultura local.

    De cima para baixo: lanternas do hutong Gulou Dongdajie; dois anciões no Templo de Confúcio;  e cartela de cor tirada em uma loja no hutong Gulou Dongdajie. Tudo em Pequim, China – outubro de 2011 ©Walter Rodrigues

    Um dos meus restaurantes favoritos no mundo é o Chez Omar – um clássico da comida do norte da África, onde a comida do Marrocos é celebrada, tem muita gente bonita e tem também suas esquisitices: não aceita cartões e nem reservas, mas vale ficar na fila para poder ver Jean Paul Gaultier e sua trupe e mais outros personagens da moda em busca de diversão e boa comida.

    Música para mim é essencial, e agora com o a loja do iTunes estou bem feliz! Gosto imensamente de Antony and the Johnsons, do The Knife, Fever Ray, e mesmo com a explosão e enorme exposição continuo ouvindo Adele. Ouço música muita clássica e também músicas inusitadas como as de Misora Hibari, uma grande dama da canção japonesa.

    Pôster de “Walachai” e “A Fita Branca” ©Reprodução

    Meu filme favorito no momento é “Walachai”, que vem a ser um documentário sobre algumas comunidades da serra gaúcha onde imigrantes alemães ainda falam o alemão dos seus ancestrais e por isso se sentem isolados do mundo; é um brilhante trabalho da diretora Rejane Zillis! E tem também o filme do Michael Haneke, “A Fita Branca”, que inspirou a coleção de Inverno 2012“.

    Chez Omar
    47 Rue de Bretagne – Marais -3ème arr – 01 42 72 36 26 – Paris

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW