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    FFW em Paris
    FFW em Paris
    POR Augusto Mariotti

    Por Paula Rita Saady, em Paris

    O Grand Palais decorado para o desfile da Saint Laurent ©Paula Rita Saady

    Aconteceu nesta segunda (01.10), no Grand Palais, o tão aguardado desfile da Saint Laurent sob direção artística de Hedi Slimane. O famoso logo YSL criado por Cassandre decorava a entrada do espaço em uma ocasião rara: vários estilistas como Marc Jacobs, Vivienne Westwood, Azzedine Alaïa e Alber Elbaz, entre outras personalidades de primeiro escalão, estavam na primeira fila.

    Slimane levou o Marrocos e o smoking para o Texas, e agradou em cheio o público que estava mesmo esperando uma reviravolta nos códigos da marca, em ritual de passagem celebrado ao som do rock 70’s no volume máximo; alguns comentários no Twitter mencionavam que até as cadeiras vibravam. “Foi um road movie, com música e cenografia espetacular, o rock e o country se misturam com a sofisticação francesa”, explicou Jean Paul Cauvin, do Fashion Daily News, ao FFW.

    Saint Laurent Verão 2013 ©ImaxTREE

    Como a maioria dos franceses, Hedi não esconde o seu fascínio pela cultura americana, que no velho continente sempre chega embalada de uma aura moderna e cool. E nada mais americano que os cowboys para trazer a marca para a atualidade. Uma coleção sexy, com capas, chapéus de abas largas e grandes laços no pescoço, que deve rejuvenescer a clientela, levando a Saint Laurent para o pódio de marcas do desejo fashionista.

    A atriz Jessica Chastain ©Paula Rita Saady

    “Ele soube trazer os ícones de YSL da maneira que as mulheres de hoje querem usar, o clássico smoking veio em uma releitura muito moderna”, disse Marie José Jalou, presidente da editora Jalou. A atriz Jessica Chastain, rosto do perfume Manifesto, da YSL, estava em êxtase, ainda embalada pela trilha sonora: “Muito sexual, eu amei”.  Hedi, que desenha a coleção de Los Angeles, onde mora, também está remodelando aos poucos o design interior das lojas, como já fez com o nome e o logo da marca.

    Essa liberdade sem limites dada a Slimane pelo Grupo PPR, que controla a maison, foi questionada por Cathy Horyn, editora de moda do “New York Times”, um dos veículos mais importantes do mundo. Cathy, que não foi convidada por ter falado em um artigo que Slimane não existiria sem Raf Simons, destacou que muitos editores e jornalistas foram sentados na terceira fila, já que a primeira estava ocupada por celebridades e personalidades da moda, incluindo Pierre Berge e Betty Catroux, parceiro e musa de Yves, respectivamente. Ao ver as fotos pela internet, Cathy deu seu veredicto: Slimane trabalhou temas importantes da marca, como o smoking, as franjas e os caftans, mas não trouxe nada de novo, como esperava-se de Hedi Slimane, chamado pela editora de um “avatar do estilo jovem”. “Parece uma coleção feita por uma pessoa desconectada da moda há muitos anos”, diz. E termina seu texto assim: “Enquanto isso, seus concorrentes como Balenciaga, Dior, Givenchy, Céline e Lanvin, estão tendo uma temporada excelente”. Essa estação está de fato muito quente! Vamos aguardar.

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