FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW elege os 10 melhores desfiles da temporada de Verão 2016
    FFW elege os 10 melhores desfiles da temporada de Verão 2016
    POR Augusto Mariotti

    Por Camila Yahn e Carolina Vasone

    1. ALEXANDRE HERCHCOVITCH 

    melhores-desfiles-herchcovitch

    ©Agência Fotosite

    Alexandre Herchcovitch ganha o número 1 por sua capacidade de reinvenção e pela forma como abordou um tema recorrente na estação, o fundo do mar. Ele busca novas maneiras e técnicas para criar roupas com efeitos elaborados e apurados, ou seja, segue experimentando e testando, ações que mantém vivo um estilista como ele. Herchcovitch dá uma aula de modelagem, a partir de uma ideia original, integrando suas ideias para a temporada à modelagem característica da marca.

    + Veja a coleção completa aqui

    2. PAULA RAIA

    melhores-desfiles-paula-raia

    ©Agência Fotosite

    Paula assina um dos desfiles mais requintados da estação e mostra que continua evoluindo na construção de uma silhueta que deu seu primeiro sinal há mais de 10 anos, quando começou a Raia de Goeye. A coleção traz modelagem ainda mais elaborada e sofisticada e ênfase em um belo trabalho de texturas. Optou por fazer todas as peças no mesmo tom, cru, e sem nenhum tratamento químico, algo difícil de encontrar devido às inúmeras opções à disposição dos estilistas. Ela também se descobriu uma boa contadora de histórias e achou no stylist Mauricio Ianês o artista com sensibilidade para entender a alma das mulheres profundas que Paula traz à tona uma vez por ano.

    + Veja a coleção completa aqui

    3. ADRIANA DEGREAS

    melhores-desfiles-adriana-degreas

    ©Agência Fotosite

    A moda praia deu muitos passos à frente com esta coleção inspirada no surf e nos “sea devils”. De quilhas de pranchas a tubarões passando pelas roupas dos surfistas, as referências se apresentam de forma inteligente, forte e sexy. Modelagem rigorosa, ótimo uso de materiais e coragem para experimentar.

    + Veja a coleção completa aqui

    4. APARTAMENTO 03

    1 - tendencias-spfw-verao-2016-apartamento-03

    ©Agência Fotosite

    Bem-vindo ao luxo zen de Luiz Claudio, o estilista da mineira Apartamento 03 que, em sua segunda coleção no São Paulo Fashion Week, mostrou a que veio. Com um perfume de moda festa, mas não restrito apenas a ela, o mineiro desmembrou sua pesquisa na liturgia de várias religiões de maneira tão sofisticada a ponto de sobrar apenas o efeito que desejava: o de uma sensação espiritual em roupas que mesclam a compostura da alfaiataria (que não deixa de evocar um pouco da austeridade monástica), o frescor da seda esvoaçante e levemente transparente, a complexidade do design em detalhes que fazem toda a diferença e um acabamento digno das grandes marcas de high fashion.

    + Veja a coleção completa aqui

    5. LENNY NIEMEYER

    melhores-desfiles-lenny

    ©Agência Fotosite

    Lenny Niemeyer ampliou seus domínios fashionistas e levou sua moda praia para além da areia e do iate: o desfile do Verão 2016 mostrou mais roupas do que biquínis e maiôs e apontou o caminho de Lenny para o asfalto. Seja qual for o ambiente, a estilista mais uma vez impressionou com sua capacidade de produzir peças que evocam uma elegância clássica jet-setter com um design totalmente conectado com o que há de mais contemporâneo na moda hoje. Pontos extras para a maneira totalmente original com que interpretou o Carnaval vintage na coleção e o lindo desfile que contou com trilha sonora ao vivo de uma orquestra.

    + Veja a coleção completa aqui

     6. REINALDO LOURENÇO

    3 - tendencias-spfw-verao-2016-reinaldo-lourenco

    ©Agência Fotosite

    O estilista conseguiu revisitar um tema que faz parte de seu DNA – o guarda-roupa histórico masculino – e renová-lo, aproveitando para aprofundar seu exercício de modelagem, brincando com os elementos do traje a rigor dos homens em suas roupas femininas, misturando bermuda com fraque, usando as faixas de smoking nas microssaias. Poucos estilistas brasileiros conseguem ter a excelência de acabamento das roupas de Reinaldo, e a união desta qualidade impecável com o seu talento para se renovar dentro do próprio estilo garantem seu posto entre os melhores desfiles desta temporada.

    + Veja a coleção completa aqui

    7. RONALDO FRAGA

    4 - tendencias-spfw-verao-2016-ronaldo-fraga

    ©Agência Fotosite

    É permitido ser bonita em qualquer idade, sem obedecer padrões. Ronaldo Fraga veste 35 mulheres comuns de sereia, cauda de tecido, peito à mostra, para celebrar o poder de sedução feminino dos 19 aos 85 anos de idade. Além do discurso emocionante, o estilista também mostrou moda das boas com uma coleção mais sensual e próxima do corpo e um misto de consciência ecológica (todos os acessórios são feitos de escamas de peixe pelas Sereias da Penha, projeto de capacitação de artesãs de Pernambuco) e luxo no design elaborado de vestidos com efeito sanfonado com pinta de alta-costura conceitual.

    + Veja a coleção completa aqui

    8. TÊCA POR HELÔ ROCHA

    melhores-desfiles-teca

    ©Agência Fotosite

    Ao escolher a Bahia como inspiração, Helô pega o caminho mais arriscado, o candomblé e os orixás baianos, tema que facilmente poderia dar errado ou se afogar em clichês. Pelo seu olhar – e suas mãos – torna-se uma de suas melhores coleções até hoje, muito forte e corajosa ao mesmo em que é delicada e feminina.

    + Veja a coleção completa aqui

     9. AMAPÔ

    melhores-desfiles-amapo

    ©Agência Fotosite

    A dupla Carô Gold e Pitty Taliani tem a melhor receita para construir desfiles que misturam bom humor, ironia, deboche e, claro, roupas femininas que podem ser usadas por meninos e vice-versa. Suas experimentações com jeans e moletons rendem bons momentos e mostram que a Amapô tem energia de sobra para continuar vestindo a geração  jovem que aplaudiu seu desfile em pé.

    + Veja a coleção completa aqui

    10. TRIYA

    melhores-desfiles-triya

    ©Agência Fotosite

    Uma espécie de Amapô das areias por sua energia jovem e maneira vibrante de contar uma história. A praia da Triya passa longe no tédio: estamparia abundante, modelagens arriscadas, acabamentos incomuns para maiôs e biquínis e maquiagem reluzente em uma história com começo, meio e fim que envolve e nos faz esperar pelo verão.

    + Veja a coleção completa aqui

     MENÇÃO HONROSA: ISABELA CAPETO

    2 - tendencias-spfw-verao-2016-isabela-capeto

    ©Agência Fotosite

    Isabela Capeto está de volta depois de cinco anos sem desfilar, e seu retorno nos faz lembrar do valor do trabalho artesanal primoroso, com riqueza de detalhes confeccionados minuciosamente e sem pressa. Mais do que as roupas inspiradas no mar das praias do Rio e criadas simbolicamente como uma oferenda a Iemanjá, a apresentação da estilista coloca em evidência o olhar sobre o slow fashion e a reflexão a respeito da velocidade versus qualidade; da identidade versus massificação de estilo.

    + Veja a coleção completa aqui

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!